Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tubo Gasolina Fiat 850 Special.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Rui Nelson Silva, 25 Mar 2012.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Rui Nelson Silva, 25 Mar 2012.

  1. boa noite Caros colegas!

    o que se passa é o seguinte:
    troquei a bomba da gasolina ao meu 850 pois o carro a quente nao estava a pegar, depois de a trocar o carro ficou bem! até lhe coloquei uma bateria com hamperagem maior e o motor roda que é uma maravilha. hoje andei com ele, o carro aqueceu (primeiro grande teste depois da troca) e quando voltei para o pôr a trabalhar ele pegou mas não tão bem como a frio, nao sei se é da minha cabeça ou se terá alguma coisa a ver com o tubo da gasolina que vai da bomba ao carburador! eu sei que não é o tubo ideal para ali estar e queria saber onde posso encontrar um para pôr lá pois quando troquei a bomba o carro estava um pouco quente e eu apenas puxei o tubo e ele saiu, ou seja, a abraçadeira não estava a fazer nada. será que o motor ao aquecer o tubo fica mais largo e deixa entrar ar no tubo?

    outra coisa, quando ligo as lizes a noite a luz onde diz G no quadrante acente um pouco, penso que sejam as escovas já gastas. quando restaurei o carro a luz estava sempre ligada, estavam as escovas agarradas, umas pancadas e descolou. sabem se este tipo de manutenção é caro (trocar escovas)?

    Obrigado!
     
  2. O facto de a luz acender ligeiramente, não é anormal, o carro é de dínamo, e o carregamento da bateria não é muito eficas à noite, o que faz com que a luz acenda um pouco. Eu costumo de quando em vez, dar uma carga à bateria do meu, porque com o tempo nota-se que demora mais a pegar.

    Trocar as escovas do dínamo também não é difícil nem caro, é sacares o animal para fora, abrir, tirar as escovas velhas, meter as novas e pronto!

    Acho que é só! LOL
     
  3. Quanto ao tubo de gasolina, acho que não tem nada a ver, se custa a pegar deve ser outra coisa...
     
  4. Então e quanto ao tubo da gasolina? xD
    Nao há opiniões?

    Obrigado Bento Amaral! Vou ver onde consigo comprar as escovas. ;)
     
  5. Rui,

    Se o tubo não está em condições deves trocá-lo. Os 850 são muito dados a risco de incêndio pela localização dos tubos e bomba, pelo que se não estiver tudo em condições o risco aumenta consideravelmente.

    Ainda por cima se o tubo não veda em condições e não está firme, deves mesmo substituí-lo.

    Há tubos genéricos no mercado que são bastante resistentes, basta dizeres o diâmetro interno que queres (na alimentação deve ser 7 ou 8 mm, os Fiat desta época geralmente usam o de 8) e o comprimento, e em qualquer loja te vendem o que precisas. Deves ter o cuidado de não comprar à tangente, e guiar o tubo de forma segura para que não tenha hipótese de raspar em nada nem ser deformado. Também deves montar com abraçadeiras novas em ambas as extremidades, mas tem o cuidado de usar braçadeiras de qualidade, se possível com os rebordos arredondados para não cortar o tubo.

    Quanto ao pegar a quente ser diferente de frio, é natural. Pode ser simplesmente porque alguma da gasolina tenha evaporado ao estar imóvel junto do motor quente, isso é um fenómeno perfeitamente normal. Se quiseres evitar questões destas, podes optar por uma bomba de gasolina eléctrica, que pode ser montada longe do motor, sendo assim menos vulnerável ao calor, e com a vantagem de se poder atestar a linha antes de dar ao motor de arranque.

    De resto, o Mauro já respondeu... o dínamo ao ralenti, e especialmente com acessórios ligados, tem dificuldade em manter a carga, e é natural que a luz possa acender ligeiramente. É por isso que se um carro for usado com frequência à noite ou com equipamento eléctrico ligado, deve-se manter as rotações ligeiramente altas para que este tenha hipótese de dar alguma carga ao circuito, ou ter o cuidado de dar uma carga ocasional à bateria.

    Um abraço!
     
  6. Meu caro:

    Tubo de borracha para gasolina, arranja sem dificuldade na Rua do Almada no Porto.

    Quanto á dificuldade em pegar com o motor quente, devo dizer-lhe o seguinte:

    Se o tubo anda solto, deve rapidamente resolver isso como ja anteriormente, disseram. Como sabe, o 850 tem o motor atras e esta fechado, Quando faz alguns kms, o motor aoquece e quando para o carro, a temperatura dentro do vao do motor é significativa, logo, leva á evaporaçao de alguma gasolina no carburador, como consequencia o arranque a quente pode ser mais dificil. Alias, no livro de Manutenção destes carros, tem uma chamada de atençao sobre este assunto indicando o que deve ser feito, Passo a indicar resumidamente ( quando o motor esta quente, pode haver dificuldade em por o motor em marcha. Para resolver este problema carregar a fundo o pedal do acelarador duas a 3 vezes e acionar o motor de arranque).
    Um apontamento, para dizer que as gasolinas atuais, são mais volateis que as antigas, logam evaporam mais rapidamente.


    Cump

    Claudio Vilas
     
    M Bento Amaral gostou disto.
  7. Vou tentar então a substituição do tubo! Sei que o carro já pegou fogo a muitos anos nas mãos do meu pai. Provavelmente por algo do género... Quanto a carga do dínamo, é exactamente o contrario que acontece, luz ligada e carro ao relanti a luz esta apagada, acelero e ela liga cada vez mais. Dependendo das rotações do motor a luz fica mais forte ou mais fraca. Nunca mexi num dínamo mas nao deve ser muito difícil trocar as escovas certo?
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  8. Meu caro:

    Se isso esta a acontcer, deves ter probelmas no regulador de tensao.
    Possivelmente fios trocados.

    MUITO CUIDADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Claudio
     
  9. vou fazer o seguinte, faço um video e coloco aqui, assim possivelmete será mais facil ver se o problema é no regulador ou no dinamo. no caso de ser no regulador, existe algum esquema para saber como se ligam correctamente os fios?

    digo isto porque como as escovas colaram uma vez pode apenas ser escovas gastas.
     
  10. Vê as ligações dos fios que estão nos terminais do regulador e diz quais são as cores dos que ligam a cada um dos terminais (números). Depois põe aqui que logo vemos se há algum trocado, mas pode ser mesmo as escovas que já se foram.

    Um abraço!
     
  11. Substituir as escovas no dinamo, nao tem muito que saber.

    Para efetuar esta operaçao, deve tirar o dinamo do motor, desapertando as porca que o prendem ao bloco e desligando os fios. (marcar este fios para depois ao montar nao haver trocas. Com o dinamo solto, desapertar as duas porcas que prendem que prendem a tampa traseira. Retirar esta com cuidado para nao empenar e de imediato vê as escovas. Para as trocar basta desapertar os parafusos que prende os fios, levantar as molas e puxar por elas.
    A montagem, deve ser feita de forma inversa.

    Se me permite uma observaçao, aproveite para ver os estado dos rolamentos. Se tiveram folga, convém substituir e verificar o estado do coletor.

    Se precisar de alguma coisa, disponha.

    Cump

    Claudio Vilas
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página