Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Trocar platinados

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por M Bento Amaral, 27 Abr 2009.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por M Bento Amaral, 27 Abr 2009.

  1. Viva.
    É preciso algum curso para trocar os platinados?

    Comprei hoje uns novos para o 850.
    É so desapertar os velhos, e os fios, e meter os novos e aparafusar e esta a andar de biciclete? neste caso de 850! :x
     
  2. Mauro , não é so assim, aquilo ao ser mudado o platinado tem de ser mudado o condensador ;)tens de desapertar , meter o novo , mas atenção que onde encaixa o platinado tem uma Cam , e tem de ficar no topo , ou seja aberto, e ai tens de afinar, ( a medida não sei da abertura:huh:)fechado, não pega e muito aberto ...............não pega :D:D
     
  3. Uma Cam é o veio de ressaltos, cada cilindro um ressalto, logo o teu tem 4 :ppenso eu :D:DA Cam tem de ser periodicamente lubrificada com um pouco de massa , mesmo pouco;)boas afinadelas:D:D
     
  4. ou seja, é preciso um curso! :|
     
  5. lol , a 1ª vez é sempre mais dificil ;)
     
  6. :D:DUm curso:D:D
    Mete os platinados perto de uma oficina onde trabalhe alguém com uma certa idade e depois vai lá á oficina e diz que mudaste os platinados mas o carro não trabalha bem, cara de pobre, humilde etc....ai o sr vai querer mostrar que é um ÀS e regula-te a folga e poe o carro a ponto.

    Boa sorte;)
     
  7. Mauro, meu caro

    Tu precisas disso??

    Nao sabes pedir meu?????????????

    Nao é dificil, mas tem as sua sabedoria.

    Folga do platinado 0,4mm

    Mais algum coisa, ja sabes

    Abraço

    Claudio
     
  8. Carlos, por curiosidade, porque se deve trocar o condensador? O que acontece se não se trocar?
     
  9. Eu troco o condensador só quando se estraga. O condensador, acumula a energia para ser disparada pelo platinado! Quando ele se estraga, para de passar corrente para as velas, logo, não trabalha.
    É algo MUITO comum nos fiat 850, devido ao local onde esta!
     
  10. No meu caso o condensador ainda não se queixou. Mas o platinado parece-me que tem muito desgaste. Ou seja, nos platinados existem tipo duas "almofadas" que fazem o contacto, certo? Uma dessas "almofadas é tão pequena que está quase no metal que a segura. Isto não é normal, ou será?

    A ultima vez que verifiquei o platinado foi à 100.000 km e dois anos atrás, e já não me lembro qual o tamanho dele, mas duvido que fosse tão pequeno. Estava com vontade de o trocar, mas como a bobine ainda não deu sinais de fadiga achei que podia trocar apenas o platinado.

    O meu é um Starlet de de 1985, como é o meu daily drive acabo por verificar tudo de vez em quando, mas como o sistema de ignição nunca se queixou lá deixei andar. Ainda hoje anda sem problemas mas lá me ocorreu verificar e encontrei o cenário que descrevo.
     
  11. Bem que alguem me corrija mas penso nao ser esse o fim do condensador, este serve sim para filtrar os picos de corrente provocados pela abertura do platinado e assim proteger a bobina tambem tem a funçao de acumular energia no caso da bonina estiver mais fraca, quando ele fica avariado o platinado queima ou muda de cor e deixa de passar corrente para as velas ou seja quando ele avaria tem de se trocar as duas coisas dai o Carlos sugerir trocar o condensador quando se troca o platinado.
     
  12. Isso já devia ter sido trocado há pelo menos.......... 80mil kms atrás???? ehhehehehe
     
  13. Não é necessário "tirar um curso" mas é conveniente "perceber" umas coisas.
    :D:D
    E ou tens um bom olho (mesmo excelente - para medir décimas de milímetro) ou tens de usar um "palpa folgas".
    Embora não seja obrigatório é conveniente substituir o condensador; eu aconselhava por cada dois platinados um condensador.
    Não te esqueças que o "condensador" tem lá dentro um rolo de papel e metal tudo embebido numa solução ácida, e que com as cargas e descargas a "capacidade" vai variar reflectindo-se (sem nós percebermos) nos platinados.


    Agora se quiseres "estudar" isto tudo a "fundo" então só mesmo tirando um curso. :D:D
     
  14. :D:D:D:D AHAHAHAHH Ainda hoje fui de Aveiro ao Porto e estava a pensar quando seria que o platinado ia deixar de fazer o serviço. Então tenho mesmo de trocar por uns novos. Sempre pensei que ele se queixasse quando precisasse de uns novos.


    Adiante, trocar os platinados parece-me acessível e dentro das minhas capacidades, e tenho um apalpa folgas e tudo que normalmente uso para as velas.

    Mas andei a ver na net mais a pormenor como se faz e quase todos os sites e revistas online que encontrei mencionavam a necessidade de usar uma pistola estroboscopica para voltar a por o motor a ponto.

    A minha dúvida é: se eu voltar a montar o distribuidor na exacta mesma posição que o encontrei (faço uma marca na posição em que estava), e se deixar os platinados com a folga recomendada pela marca, porque é que irei precisar de voltar a por o motor a ponto? Não é suposto ele ter ficado no ponto ou pelo menos igual ao que estava?:huh::huh::huh:
     
  15. Verificar se fica no ponto é mais preciso quando se tira o distribuidor mas para trocar o platinado nao é preciso, eu ate acho que se faz bem, tiras a tampa do distribuidor e vez o platinado se este nao tiver folga roda o motor ate este ficar com folga "aberto", medes essa folga com um apalpa folgas, tiras o platinado velho e quando aplicares o novo mete-o com a folga do anterior e deve de ficar tudo 5 estrelas.
     
  16. Não faças como o outro gajo ali de Almeirim que para acertar o ponto sacou do distribuidor fora! xD xD xD ehehehheheheheh
     

  17. Pois....................e nao so certo!!!!!!!!!
     
  18. Ruben, dito assim parece ainda mais fácil que aquilo que eu pensava. :D Vou comprar o material e experimentar. Pessoal, um obrigado a todos.
     
  19. O "ponto" era assim tão pequeno que ele não conseguia vê-lo sem tirar o distribuidor fora ???!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    :D:D:D:D:D:D
     
  20. Amigos ..................
    Agora a sério ............

    Cuidado com os ditos "distribuidores electrónicos / ignição".
    Antes de "mexerem" o melhor é informarem-se que sistema têm ....
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página