Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Trilogia completa - o meu 240z

Tópico em 'Datsun' iniciado por Mário Macedo, 9 Out 2011.

Tópico em 'Datsun' iniciado por Mário Macedo, 9 Out 2011.

  1. Boas amigos!

    Antes de mais quero agradecer ao Zé e à Paula tudo aquilo que fizeram por mim e pelo Z durante toda esta interminável semana.
    Sem eles este negócio não teria sido possível.
    Só com amigos assim é que conseguimos ser felizes!
    OBRIGADO!!!


    Como já todos sabem, adquiri recentemente, há alguns dias um Datsun 240z, e ontem foi dia de o ir levantar e fazer a primeira de inúmeras viagens ao volante de um 240z!

    Estávamos nas vesperas da autoclássico do Porto quando esta maravilhosa história começa. E começa com um telefonema para o grande amigo Zé "corona", perguntei-lhe se ele ainda sabia de um Z que uma vez tinha-mos falado, prontamente a resposta foi afirmativa e acrescenta que o carro ainda devia estar na garagem onde estava há 3 anos atrás. Com uma pequena pesquisa feita pela parte dele, liga-me e confirma-me tudo!
    Então dia 1 de Outubro fomos visitar o meu futuro carro!
    Vi que o carro estava com bom aspecto e que era aquilo mesmo que me interessava de momento. Não realizei no momento o negócio, apesar de a vontade de o levar logo dali me consumisse a alma, mas tive mesmo que manter a calma.
    Durante todo o fim-de-semana nem reparei nas coisas mais visíveis, a minha cabeça só marcava Z.
    Na segunda-feira confirmo via telefone a compra do carro e ontem foi dia de o ir buscar!


    A história do carro é bastante engraçada e tudo começa em Agosto de 1971 quando é comprado pelo bi-bota de ouro, o jogador do FC Porto Fernando Gomes. Ele disfrutou do Z durante 15 anos, até ter tido um pequeno toque perto do Estádio das Antas. Nesse mesmo dia o carro foi levado por um pronto socorro para a Nissan-rotor, onde durante 1 mês foi reparado e pintado com peças de origem. O Fernando Gomes ainda o usa cerca de 1 ano e é vendido depois ao stand que o vendeu quando novo. O chefe da oficina, pai do Sr. que mo vendeu adquiriu-o por um valor muito baixo, e procedeu a uma reparação de rotina feita na oficina, levando todas as peças de desgaste necessárias.
    Já na nova casa, o carro é oferecido como presente ao filho, que na altura tinha 16 anos, pois começava a interessar-se por automóveis por influência do pai e o 240z é desmontado e é feita a primeira reparação a 100%.
    É todo revisto ao nível de mecânica, chapa e detalhes, ficando de fora o interior, mas pelo facto de estar em excelente estado. Na altura, é todo montado pelo filho com a ajuda em último recurso do pai.
    O Sr. que mo vendeu assim que faz 18 anos e tira a carta de condução, termina toda a montagem do carro, levando-o para a estrada em Agosto de 1996 e onde lhe faz até ao momento apenas 30.000 km's devido à sua actividade profissional.

    Há ainda mais pormenores na história do carro, e são giríssimos, este é curioso, o carro de origem era cinzento, e agora está de azul, o Sr. que mo vendeu manteve-lhe a cor azul.
    Acho que conseguem imaginar o porquê? O Fernando Gomes era jogador do FC Porto, então pintou-o de azul com a traseira cinzenta, porque o branco não acentava muito bem. Cusiosamente são as cores do Porto...ele era mesmo Porto até morrer...ehehhe! E ainda há muitas mais...mas depois vou completando!!!

    Este exemplar conta com 96.000 km's de origem e comprovado pelo livro de manutenções! Era cliente regular de uma oficina Datsun-Nissan, a rotor no Porto.
    A última revisão geral foi efectuada no ano de 2008, onde foram colocados uns Koni sport, revisão geral de motor, lubrificações e onde inclusive foi reparado o alternador e motor de arranque. Levou ainda um radiador novo, tendo o velho ficado comigo como prova.

    Ontem na viagem não consegui resistir e vim sempre a uma média de 110 km's/H pela auto-estrada.
    Fez a viagem lindamente. O consumo foi de cerca 10 L/100, nada de especial, pois tenho debaixo do capôt 2392 cm3 e 151 Hp.
    É bastante confortável e tem um binário muito engraçado, imaginem, aguenta a 5a velocidade a 60 km's por hora e sem aparente esforço!
    quando puxamos um pouco por ele, tem um poder de arranque fenomenal!
    Adorei a caixa de velocidades, muito precisa, os travões são muito eficientes e a direcção é bastante boa apesar de ser um pouco rija, mas isso também se deve ao facto de ele ter um motor com perto de 600 kg's.

    De momento vou proceder-lhe a uma reparação ao nível de tubagens, desde radiador, travões e gasolina.
    Vou substituir também todos os óleos, desde a embraiagem, travões, diferencial, caixa de velocidades e motor.
    Vou apreoveitar e mudo logo também disco e prensa de embraiagem, assim como a bomba secundária de travões, rolamento de encosto, cruzeta e vedantes.

    Depois é desfrutar do carro a 100% até ao seu restauro, que aocntecerá depois do restauro do SSS.

    Espero que tenham gostado da história deste lindo carro e que gostem das fotos que vou inserir.

    Depois sabem como é, vou actualizando!!!

    Cumps.
    Mário


    A 1ª foto de todas...

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    O motor...vai ser todo limpo e depois é embelezado!
    [​IMG]

    1ª paragem, salvo erro em Leiria!
    [​IMG]

    2ª paragem em Abrantes!
    [​IMG]

    Eu e meu pai a fazer a experimentação imediatamente à chegada...fomos ainda dar uma volta nele, e até a minha mãe andou com meu pai a conduzir!!! Uma alegria que só eu presenciei...eles estavam bastante espectantes em relação ao carro e quando o viram ficaram deslumbrados! Não resisitiram!

    [​IMG]

    Quando cheguei...eheheh!
    [​IMG]

    [​IMG]


    Depois da viagem, última verificação e descanso...

    [​IMG]

    [​IMG]

    Espero que tenham gostado!
    Cumps.
    Mário
     
  2. Lindo! Parabéns pela aquisição.
     
  3. Isso mesmo ! Finalmente em casa !! Soube desta historia , quase desde o iniçio e mesmo assim custava me a acreditar !! Assim como o Paulo Coutinho me confidençio por duas vezes a compras dos dois KE´s, agora foi a vez do amigo Mário me confiar em segredo absoluto a compra do Z !! Ainda nem acredito !! Mário , acerca da MP, acertei em cheio no ex-dono :D:D Venha mais fotos :huh:
     
  4. Parabéns Mário!!! Sem dúvida o carro de sonho pra um entusiasta da marca como tu... A história contagia-nos a todos... Quem não adoraria ter um 240Z... Espere que façam muitos kms juntos. Abraço!!!
     
  5. Parabéns Mário. O 240z é um carro de culto e o sonho de muita gente que por aqui anda... Esse tem a particularidade de ter pertencido ao Gomes e está como novo.
    Disfruta do carro durante muitos km B)
     
  6. Parabens pela maquina é de facto um grande carro e foi uma grande aquisição para muitos kms.
     
  7. Parabéns pelo carro! O Z's são carros lindíssimos!
    Em relação ao cinza, talvez o passava ao Preto original... mas como o carro tem uma história por detrás, talvez não o queiras fazer... é como comprar o Porsche do Futre e mudar ou não o horrível amarelo ("Ó Paulinho, um Porsche amarelo é muito lindo!"):D:D:D
     
  8. Parabéns pelo Datsun e pela maravilhosa história.

    Abraço
     
  9. excelente carro Mário!

    espero dar uma volta nele...

    parabens!!! a unica desvantagem foi ter pertencido ao Gomes lolol
     
  10. ai é que está uma grande vantagem :D:D
     
  11. Parabéns Mário!!!

    Grande máquina que aí tens, sem duvida um icone da marca!!:p:p

    Agora vê lá se não te esqueces do 1200...:huh::huh:
     
  12. Grande máquina!

    Se ele já está bom, acredito que nas suas mãos ficará melhor ainda!:D
     
  13. É um carro fantástico! Parabéns!

    Tem motivos para se sentir orgulhoso ;)
    Um abraço!!
     
  14. Maquinão.
    O motor pesa 600kg? Fónix.
     
  15. Simplesmente lindo, uma verdadeira máquina.
    Que te traga muitos momentos de felicidade.
     
  16. Grande máquina. É um carro lindissimo.
    Muitos parabéns pela aquisição.
     
  17. Um verdadeiro "Datsunbat"!

    Parabens Mario! Uma garagem bastante interessante ;)

    Qualquer dia dou um saltinho a Nisa para ver as maquinas!

    Abraço e força ai nos trabalhos!
     
  18. Boas amigos!

    Obrigado por todos os comentários feitos ao carro!

    É realmente um carro fantástico!

    Para não ter que encher o tópico com respostas vou assim fazer um resumo para todos. OK!

    Em relação ao FC Porto, eh pá...o meu clube é mesmo Datsun...eeheheh...mas o Fernando Gomes ainda passou pelo Sporting!!!O meu clube!
    Gostava era de arranjar forma de contactar o Fernando Gomes e tirar umas fotos com ele e o carro, e mesmo até arranjar fotos da época...deve aparecer de certeza em algum jornal desportivo.

    Não vou alterar a cor, quero manter tudo como ele estava pelo anterior proprietário.

    Nunca me iria esquecer do Datsun 1200, até porque não há amor como o primeiro, e aquele restauro em particular mexeu muito comigo, e também não me esqueço do SSS...tenho feito cerca de 5000 km's por ano em cada um, e este também não vai ser excepção.

    Estou muito orgulhoso de ter um 240z, mas mais por ter os 3 ícones da marca, são um triângulo muito curioso...

    Sempre que alguns de vocês passarem por aqui perto, tenho muito prazer em mostrar-vos os carros...está o convite feito!

    De momento tenho o SSS para restaurar, e este pelo estado que aparenta será concerteza um restauro muito soft, de forma que já iniciei as compras para o efectuar.

    No Z e de momento as alterações serão:

    - Mudar a cor do spoiler e traseira para preto
    - Reparar e pintar as jantes para grafite, cor original
    - Rever toda a mecânica
    - Instalar cintos de segurança novos
    - Instalar escovas limpa vidros de alumínio e originais
    - Instalar as tiras ou bandas em borracha dos cantos do pára-choques

    e depois disto, andar até ao restauro para ver se tudo está ok!

    Obrigado amigos!

    Aprecio muito os vossos comentários

    Abraço
    Mário
     
  19. Muiito bonito e parabens grande máquina não fosse ele um Datsun.
     
  20. Parabéns Mário.
    Isso é que é. Logo os três mais famosos da Datsun.
    Só não gosto da cor.;) Eu cá pintava-o de verde...:D:D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página