Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Transformar 6V Em 12V

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Bernardolucas, 5 Set 2014.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Bernardolucas, 5 Set 2014.

  1. Tenho uma zundapp z3 e como dá pouca luz queria por uma lampada led no farol, mas a questão é que só á lampadas led de 12volts e a tensão na mota é de 6v.
    Como posso fazer para que fique com uma tensão continua de 12 volts no farol?
     
  2. Não é impossível mas também não é nada fácil.

    As Zundapp de 50cc vinham sem bateria, a energia para as luzes é produzida por um magneto, ou seja um sistema iman/bobine. Esse sistema não só é de 6V como a própria lâmpada tem de ter a potencia correcta, normalmente 25W. Mais potencia na lâmpada e arriscas a fundir a bobine, menos potencia na lâmpada (e as lâmpadas de LEDs têm menos potencia eléctrica, menos watts) e a lâmpada poderá fundir.

    A única solução que vejo, é mudar as bobines para os 12V e watts da lâmpada de LEDs. Não vai ser barato, e eu esperava que alguém fizesse primeiro para ver se resulta...
     
    João C Fonseca gostou disto.
  3. Ok obrigado. É que a mota dá tão pouca luz de noite que pensei em por uma luz led... Mas pelos vistos não compensa
     
  4. Podes ter a bobine enfraquecida e/ou o volante desmagnetizado. A distancia entre o núcleo de ferro da bobine e os magnetos do volante também é crítica. É medida com um apalpa-folgas em ambas as "pontas" da bobine e deve ser de 0.20mm. Se a potencia gravada no volante for de 25W, experimenta uma lampada de 15W. Se não queimar fácilmente, terás mais luz. Se a potencia do volante for de 15W, e tiveres uma lampada de 25W montada, troca-a por uma de 15W (problema resolvido).
    Para teres 12v contínuos, precisas de um volante completo, bobine de A. T. respectiva, regulador de tensão e dependendo do volante poderás precisar também de um rectificador de corrente e respectiva bateria. Sim, os volantes das motorizadas geram corrente alterna.
     
    António Barbosa gostou disto.
  5. Sempre foi um problema a luz gerada nestas maquinas.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página