Tradiçao Abarth

Fiat Abarth 1000TCR Gr2 70

Um carro de sonho...

O Autobianchi A112 Abarth tambem é carismatico,pois foi o ultimo Abarth que realmente teve a mão de "Mestre Carlo".Tambem é um dos meus Abarth´s de sonho,não tive-se eu 2:huh:
 

Carlos Alberto Macedo

Gang dos Rojões
Esta é especial para o joão luis soares e todos os amantes da Fiat

Karl Abarth nasceu a 15 de Novembro de 1908, faz agora 100 anos. Viveu em Turim, no epicentro do efervescente centro da indústria automóvel italiana, sendo contaminado pelos ares de uma região onde se respira competição e as pessoas vivem ligadas à indústria automóvel.

O primeiro sintoma de contágio passou pela paixão pelas corridas de motos. Foi piloto, mas seriam os automóveis que lhe garantiriam a notoriedade. Trocou as duas pelas quatro rodas dos protótipos que desenvolveu à procura de novos recordes, onde ganhou a experiência que o levou à notabilização como preparador e construtor de automóveis destinados à competição.

Numa altura em que a palavra tunnig era mais ou menos sinónimo de maluquices, projectou e desenvolveu novas panelas de escape, vendeu kits de potência e descobriu a “poção mágica” capaz de potenciar os pequenos motores da época: as árvores de cames duplas (bialbero), vendendo motores que iam dos 1098 cc aos 1966 cc. Trabalhou muito próximo da Fiat, fez história com os primeiros 500 e 600, mas também fez incursões com modelos de outras marcas, como a Porsche, e a Simca.

Em 1964 surpreendeu com modelos como um 695 cc de 66 cv, e um “bialbero” de 1966 cc de 114 cv. Produziu pequenos protótipos de competição e grandes motores como um V12 de 6,0 litros, e um V8 de 2986 cc de 310 cv, mas em 1971 resolveu abandonar a empresa, no auge da fama. Instalou-se em Viena, e a Fiat tomou conta da Abarth, associando o nome a modelos que marcaram gerações no Campeonato do Mundo de Ralis, como foi o caso do 124 Spider Abarth, ou do 131 Abarth.

Foram os anos de ouro de pilotos como Markku Alen, numa época em que o Rali TAP (e mais tarde o “Vinho do Porto”) era o “Melhor Rali do Mundo”.

Depois o Grupo Fiat retirou os 131 Abarth de cena, apostando na Lancia como porta-estandarte no Mundial de Ralis, deixando cair o nome Abarth. O tempo passou, mas a memória perdurou, sobrevivendo ao esquecimento a que foi votada.

Hoje, a marca italiana recuperou a fórmula de Karl (ou Carlo) Abarth para lançar no mercado uma marca com kits capazes de potenciar modelos como o Punto, ou o novo 500, apesar de a renovada Abarth ter novos horizontes, que passam por uma colaboração com a Yamaha para o desenvolvimento de motos, e até com a Intel na produção de vídeojogos.


fonte: Automotor

1959-fiat-abarth-750-zagato-coupe-1.jpg FiatAbarth124Rally-1.jpg 1960 fiat abarth record monza 2.jpg 1968_Fiat_600_Abarth_Killer_Mid_Engine_Modified_Front_1.jpg 1962_fiat_abarth_850tc_nuburgring_01a.jpg 1964_Fiat_Abarth_600_Rear_1.jpg
 
Última edição:

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Fernando M. Calisto Roque disse:
Carlos,a abarth só "alterou" carros da Porsche e da Simca para além da Fiat:huh::huh:

ÃbraÇos;)

Além dessas 3 marcas houve também os Autobianchi A112 Abarth, houve carros produzidos directamente pela Abarth e penso que também houve colaboração com a Lancia para produzir os modelos de rally... :cool:
 
João Luís Soares disse:
Além dessas 3 marcas houve também os Autobianchi A112 Abarth, houve carros produzidos directamente pela Abarth e penso que também houve colaboração com a Lancia para produzir os modelos de rally... :cool:

Pois...é isso que estava a pensar mas sem saber quais as marcas...é que já tinha visto alguma coisa sobre o assunto e tinha ficado com a noção que não eram só três marcas...e claro aqui está uma boa altura para perguntar aos experts na matéria...

Obrigado srº João

AbraÇo;)
 

Dias Gonçalves

Abílio Gonçalves
Para além das 5 já mencionadas:
Simca
Fiat
Porsche
Autobianchi
Lancia

há ainda a mencionar as 5 seguintes:
Ferrarri
Renault
Alfa Romeo
Osela
Seat

junto dois cartazes com os modelos até 1985

O meu é o 77º da lista

Abarth 1949-64.jpg Abarth 1964-85.jpg
 
Última edição:

ze miguel silva

Zé Miguel Silva
Para mim um Abarth é um sonho que dificilmente poderei concretizar..

Por enquanto fica o sonho de andar num Abarth original, espero um dia poder concretizá-lo..
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Ja conhecia a Historia! Mas nunca é de mais lembrar!

A palavra "Abarth", só por si já é muito sonante, e entre fiatistas, é sinonimo de força, garra e potencia!

Dá quase vontade de a tatuar no peito!!

:D
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Dias Gonçalves disse:
Para além das 5 já mencionadas:
Simca
Fiat
Porsche
Autobianchi
Lancia

há ainda a mencionar as 5 seguintes:
Ferrarri
Renault
Alfa Romeu
Osela
Seat

junto dois cartazes com os modelos até 1985

O meu é o 77º da lista


Um dia deixo-te conduzir o meu Special, e tu deixas-me conduzir o teu Abarth! :D
 
Topo