Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Track-day 2h00 regularidade estoril

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Jorge Faustino, 27 Fev 2009.

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Jorge Faustino, 27 Fev 2009.

  1. Já tinha ouvido falar que andavam a cozinhar uma prova como esta, o pessoal mais virado para as corridas andava ansioso para saber mais pormenores, aqui está ela e o seu regulamento.




    TRACK-DAY 2H00 REGULARIDADE ESTORIL

    05 de Abril de 2009

    CLÁSSICOS E FUTUROS CLÁSSICOS


    REGULAMENTO PARTICULAR

    I – PROGRAMA
    23.03.2009 24H00 FECHO DAS INSCRIÇÕES (SALVO CASOS EXCEPCIONAIS A DECIDIR PELA ORGANIZAÇÃO)



    05.04.2009
    08H00 – 10H00 VERIFICAÇÕES TÉCNICAS - Transponders
    10H40 – 11H25 RECONHECIMENTO DA PISTA E TREINOS
    11H25 – 11H35 PUBLICAÇÃO DA LISTA DE PARTICIPANTES POR ORDEM DE TEMPOS
    11H45 FORMAÇÃO DE PARTIDA E SAÍDA PARA A PISTA
    12H00 – 14H00 TRACK-DAY REGULARIDADE/ RESISTÊNCIA
    15H00 DISTRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS

    II – ORGANIZAÇÃO ARTº 1º - ORGANIZAÇÃO

    1.1 – DEFINIÇÃO

    A DRAG RACING TEAM, vai realizar a 05 de Abril de 2009, um evento denominado TRACK-DAY 2HOO REGULARIDADE – ESTORIL 2009, que se realizará segundo o modelo de Regularidade/Velocidade, no qual se pretende encontrar um vencedor na base da melhor regularidade em pista. A maior distância percorrida também será premiada. Cada concorrente será então penalizado pelas diferenças de tempo que se verificarem entre cada uma das voltas que efectuar no traçado do Circuito do Estoril e um tempo por volta de referência previamente escolhido pela equipa e entregue à organização até 10 minutos após os treinos. O piloto não poderá transportar navegador ou passageiros.

    Os concorrentes deverão ter em mente que participam neste evento pelo prazer de circular em circuito, em condições de track-day, com segurança e com respeito pela preservação das suas viaturas e integridade dos pilotos. É essencial o maior cavalheirismo para com os restantes concorrentes, na certeza de que o futuro destas provas dependerá, em grande parte do seu comportamento.

    1.2 - COMISSÃO ORGANIZADORADRAG RACING TEAM – Representada por:

    Director de prova.………………….

    Supervisor do evento……………….

    Responsável pelos concorrentes ……

    Secretario do evento…………………

    Chefe de cronometragem……………

    Chefe da segurança …………………

    Comissário Técnico…………………

    Comissário Desportivo………………

    ARTº 2º – VEÍCULOS ADMITIDOS

    2.1 - Serão admitidos veículos clássicos e futuros clássicos nas versões turismo, roadster ou GT homologados até 1990 (ou conforme livrete), sem limite de cilindrada.

    A preparação mecânica das viaturas é livre.A Organização poderá recusar a admissão de um veículo que não satisfaça no seu entender, o “espírito” do evento, sem que tenha que explicar os motivos.

    2.2 - NÃO É PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE PNEUS RACING (SLICKS). Todas as viaturas deverão ser equipados com pneus para estrada (road legal). A medida é livre.

    2.3 - NÃO É PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS DE MEDIÇÃO DE DISTÂNCIA E/OU DE TEMPO ALÉM DOS INSTRUMENTOS DE ORIGEM DA VIATURA, ASSIM COMO NÃO É PERMITIDA COMUNICAÇÃO VIA RÁDIO COM O PILOTO EM PISTA. A informação dos tempos de volta para os pilotos será feita por exibição de placa nos muros da box pelos elementos da equipa.

    Todos os veículos concorrentes deverão ser equipados com um “transponder” que poderá ser fornecido pela Organização, contra um cheque de caução (devolvido contra a entrega do equipamento em boas condições).

    ARTº 3º – EQUIPAS ADMITIDAS

    3.1 – Cada EQUIPA CONCORRENTE será constituída por dois pilotos. Não são permitidos navegadores.

    Será permitida a participação de um piloto a solo.

    3.2 - Os assistentes são livres.

    3.3 - Durante os ensaios e durante a prova de regularidade só poderá estar a bordo o Piloto.

    3.4 - Cada Piloto será portador de uma pulseira de identificação, fornecida pela Organização. Esta pulseira deverá estar colocada durante toda a duração da prova (incluindo treinos) sob pena de desclassificação imediata.

    ARTº 4º – INSCRIÇÕES

    4.1 - A participação no TRACK-DAY 2HOO REGULARIDADE ESTORIL 2009 está sujeita ao preenchimento de uma Ficha de Inscrição que deverá ser enviada por Fax ou mail ao Secretariado da Organização até às 24 horas do dia 16 de Março de 2009. O “download” da Ficha de Inscrição poderá ser obtido no site:

    www.dragracingshow.com

    A Organização reserva-se o direito de aceitar ou de recusar qualquer inscrição sem ter que justificar a sua decisão.

    O número máximo de inscritos será de 55.

    4.2 - Pelo facto de terem enviado a Ficha de Inscrição, os Pilotos aceitam sem reservas o presente Regulamento.

    ARTº 5º – CUSTO DA INSCRIÇÃO

    5.1 - O custo da Inscrição é fixado em 200,00 Euros + seguro (25Eu), por cada Equipa, conforme definição do Artº 3º, inclui a publicidade da Organização e os números de competição a colocar em ambas as portas da frente de cada veículo.

    O custo da inscrição apenas será reembolsado em caso de recusa da inscrição ou de anulação da prova.

    ARTº 6º – LICENÇAS

    Não são necessárias licenças desportivas.

    ARTº 7º – ADITAMENTOS

    As disposições do presente Regulamento podem ser alteradas em caso de necessidade.

    Todas as modificações ou disposições suplementares serão anunciadas por Aditamentos numerados e datados, que passarão a fazer parte integrante deste Regulamento.

    ARTº 8º – ORDEM E PROCEDIMENTO DE PARTIDA;

    NÚMEROS DE COMPETIÇÃO

    8.1 - Será efectuada uma partida lançada simbólica atrás do Safety car com os carros alinhados dois a dois.

    8.2 - As viaturas sairão do parque segundo a ordem de partida e dirigir-se-ão para a pista e sem se ultrapassarem efectuarão a sua volta de aquecimento até encontrarem o Safety Car alinhando atrás deste dois a dois consoante os seus números de partida, ímpares à esquerda e pares à direita.

    8.4 - Até que o Safety Car se retire da pista a progressão dos veículos efectua-se sob bandeiras amarelas pelo que é formalmente proibida qualquer ultrapassagem, sob pena de desclassificação imediata.

    8.5 - O Safety Car só abandonará a pista quando atingir o “Pit In” no final da volta. Poderá manter-se a situação de Bandeiras Amarelas, ao critério da Organização e por razões de segurança, durante uma ou mais voltas adicionais.

    8.6 - O momento a partir do qual a cronometragem se poderá iniciar, será assinalado pelo apagar dos semáforos vermelhos de partida e pela substituição das bandeiras amarelas por uma bandeira verde agitada, na linha de meta, após a saída do Safety Car.

    8.7 - Até que seja mostrada a bandeira verde, os concorrentes deverão manter uma distância razoável entre si (5 a10 metros).

    8.8 - Os números de competição serão atribuídos e fornecidos pela organização por ordem de inscrição. Deverão se colocados nas portas da frente da viatura.

    8.9 - Os números de ordem de partida serão fornecidos depois dos treinos e após publicação da lista dos concorrentes e deverão ser colocados no óculo traseiro da viatura. Servem para facilitar o ordenamento dos carros na partida do mais rápido para o mais lento.

    ARTº 9 – PUBLICIDADE

    Existirá publicidade obrigatória da Organização que deverá ser colocada nos veículos concorrentes nos locais determinados pela mesma.

    ARTº 10 – DESCRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PROVA

    A prova será constituída por duas fases:

    Fase de Treinos (Obrigatórios para os dois pilotos)

    Fase de Regularidade/ Resistência 2H00

    10.1 – FASE DE TREINOS

    Imediatamente após a chegada ao Circuito os concorrentes deverão dirigir-se ao Parque previsto para os concorrentes para a colocação dos transponders munidos de um cheque de caução e um valor acrescido de 25,00 € (vinde e cinco Eu) para o aluguer dos mesmos e efectuar as verificações, após o que poderão iniciar a fase de treinos.

    Esta fase servirá para que cada equipa determine o seu próprio Tempo de Referência o qual deverá ser, tanto quanto possível, igualado em cada volta da Fase de Regularidade. Cada equipa fornecerá, à Organização, em impresso próprio até 10 min. após termo da Fase de Treinos, o seu Tempo de Referência por volta que se propõe igualar durante a Fase de Regularidade.

    O Tempo de Referência, escolhido ao critério de cada equipa, deverá situar-se, obrigatoriamente, entre o MÍNIMO de 2’.00” (DOIS MINUTOS) e o MÁXIMO de 3’.00” (TRÊS MINUTOS).

    O perímetro do traçado do Circuito do Estoril (Fernanda Pires da Silva) é de 4,182 Km).

    10.2 – FASE DE REGULARIDADE

    Após a partida cada equipa tentará realizar cada uma das voltas no Tempo de Referência escolhido .

    A CRONOMETRAGEM SERÁ EFECTUADA À CENTÉSIMA DE SEGUNDO, POR AVANÇO OU POR ATRASO.

    A cada centésima de diferença corresponderá 1 (um) ponto.Só serão tidos em conta, para efeitos de classificação, os resultados das melhores 40 voltas.A duração máxima do evento será de 2 Horas.

    Todos os concorrentes que não completarem as 40 voltas, conforme o parágrafo anterior, serão penalizados com a atribuição do tempo de 3’.05” (três minutos e cinco segundos) por cada volta não completada, mas para efeitos de classificação deverão completar o mínimo de 30 voltas.

    Se o evento tiver de ser interrompido – Bandeira Encarnada – e puder ser retomado, será dada uma nova partida e o evento será considerado como sendo constituído por duas mangas e a classificação final obtida por adição das penalizações das duas mangas. O número de voltas será reduzido.

    A velocidade no Pit Lane será limitada a 60 Km/h e qualquer ultrapassagem, nesta zona, implica a desclassificação imediata.

    TROCA DE PILOTOS: deverá ser efectuada dentro das boxes no. 1, 2 , 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 com a ignição desligada. O piloto que participar a solo deverá simular a troca de piloto, saindo do carro e voltando a entrar. As trocas devem ocorrer entre os 50 e 70 minutos após a partida.

    ABASTECIMENTOS DE CARBURANTE: se necessários poderão ser efectuados nas boxes de 1 a 10 pelos elementos da equipa. A cada equipa só é permitido ter na box um bidão de 25lts.

    ARTº 11 – VERIFICAÇÕES

    11.1 - As equipas concorrentes deverão apresentar-se com o seu veículo no local previsto pela Organização, para a realização das Verificações Técnicas e colocação do Transponder (responsabilidade do concorrente)

    11.2 - VERIFICAÇÕES DOCUMENTAIS

    Conforme o exigido pelo Dragracing Team.

    11.3 - VERIFICAÇÕES TÉCNICAS

    As verificações técnicas, de carácter geral, incidirão sobre:

    · Cintos de segurança

    · Estado dos pneus

    · Fixação da bateria

    · Luzes de travagem e pisca pisca

    · Vedação do depósito de gasolina

    · Estado geral de conservação

    · Extintor de incêndio.

    11.4 - SEGURANÇA

    Todos os veículos deverão estar munidos de um extintor de, pelo menos, 2 (dois) quilos, dentro do prazo de validade.Recomenda-se a utilização de arco de segurança, banco e cintos de competição.Não é obrigatório o uso de fato mas sim o uso de luvas de competição e botas ou calçado com sola de borracha.É obrigatório o uso de capacete de protecção.Poderá ser recusada a partida a qualquer veículo que não apresente suficientes garantias de segurança.

    ARTº 12 – CLASSIFICAÇÕES; PRÉMIOS; RECLAMAÇÕES

    12.1 - RECAPITULAÇÃO DAS PENALIZAÇÕES

    Será recusada a partida ou poderá sê-lo, ao veículo que:

    · Não corresponda aos critérios da prova;

    · Apresente segurança insuficiente;

    · Cuja Equipa não tenha satisfeito o pagamento do valor da inscrição.

    Desclassificação e paragem imediata

    · Por qualquer infracção da ética desportiva ou condução perigosa.

    Penalização por “Stop & Go”

    · Quem ultrapasse sob Bandeiras Amarelas.

    · Quem exceda 60 Km/hora no Pit Lane.

    Outras Penalizações:

    · Conforme Artº 10.2.

    12.2 - CLASSIFICAÇÃO

    Os concorrentes admitidos à partida que completem no mínimo 30 voltas serão classificados.

    O concorrente com MENOR número de pontos será declarado vencedor do TRACK-DAY 2HOO REGULARIDADE – ESTORIL 2009.

    Em caso de empate vencerá o concorrente que tenha realizado a volta com menor penalização (de entre os concorrentes empatados).

    O concorrente que cobrir a maior distância será declarado vencedor do TRACK-DAY 2HOO RESISTÊNCIA - ESTORIL 2009.

    12.3 - PRÉMIOS

    Haverá prémios para a REGULARIDADE e para a MAIOR DISTÂNCIA PERCORRIDA.

    Serão atribuídos Prémios aos Três primeiros classificados da Classificação Geral e a cada um dos vencedores das seguintes Classes na Regularidade e na Distância.

    · CLASSE 1 - Viaturas com cilindrada até 1000 cc

    · CLASSE 2 - Viaturas com cilindrada compreendida entre 1.001 cc e 1.300 cc.

    · CLASSE 3 - Viaturas com cilindrada compreendida entre 1.301 cc e 1.600 cc

    · CLASSE 4 - Viaturas com cilindrada compreendida entre 1.601 cc e 2.000 cc

    · CLASSE 5 - Viaturas com cilindrada superior a 2.001 cc

    12.4 - ENTREGA DOS PRÉMIOS

    A distribuição de Prémios será realizada após o track day, à hora indicada, na box do DRAGRACING SHOW.

    12.5 - RECLAMAÇÕES

    O TRACK-DAY 2H00REGULARIDADE – ESTORIL 2009 é um CONVÍVIO DESPORTIVO para “gentlemen drivers”, realizada segundo os princípios do bom humor, convivialidade e respeito pelas regras desportivas, pelo que não serão aceites quaisquer reclamações.


    Depois de ler isto fiquei com a ideia de que os objectivos serão alcançados: Divertimento para os pilotos e suas equipas sem levar a família ou o patrocinador à falência ;) e grande participação .
     
  2. Como já tínhamos falado, é uma excelente iniciativa e os contornos são muito aliciantes e facilmente alcançáveis, não sendo necessário ter o carro mais rápido para ganhar.

    Esperemos que seja um sucesso para poder vir a ser uma prova com muitas inscrições e com regularidade ao longo do ano.
     
  3. A entrada para as bancadas, para assistir, é livre?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página