Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Trabalhar em classicos em Inglaterra

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Mike Silva, 25 Fev 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Mike Silva, 25 Fev 2008.

  1. Faz no proximo mes tres anos que trabalho na industria de classicos em Inglaterra.Esta oportunidade surgiu-me devido a contactos feitos no decurso de provas de gabarito em Portugal, organizadas pelo Automovel Clube, onde participavam concorrentes e proprietarios estrangeiros.

    Apos umas semanitas aqui e ali , fechado numa garagem em Manchester, a oportunidade de desenvolver este trabalho em Full Time apareceu naturalmente, e nao hesitei.

    Nao posso dizer que nao tenha sido uma experiencia riquissima. Graca a este trabalho , em que nao uso gravatinha, tenho viajado pelo Reino Unido,EUA, Dubai,Franca,Suecia, e Irlanda, e conhecido os palcos cimeiros do desporto automovel bem como as suas principais figuras.

    No entanto( Sim ...existe um "no entanto"), em troca , este mundo exige total devocao e prejuizo para a vida pessoal,onde o conceito de "horas extraordinarias" e ficcao cientifica. E uma actividade que nao se compadece com horarios e valores certos ao final do mes.

    Depois, o tipo de pessoas com que convivemos, individuos habituados a ir trabalhar de helicoptero, e a mandarem as suas " joias" para fazer a revisao em contentores fechados, sobre os quais nem a cor sabem, pois apenas os adquiriram como "investimento", retiram muito "glamour" e paixao do envolvimento com classicos.

    A operacao destes carros, e extremamente minuciosa, e mesmo o simples rolar para fora da oficina tem regras restritas e apertadissimas! Por exemplo, para levantar o carro com um macaco, existe um procedimento de "Health and safety" com 28 alineas!

    Este tipo de cautelas, serve para salvaguardar os interesses de ambas as partes em caso de acidente . Leia-se, indemnizacoes por seguradoras.

    Existem excepcionais artifices com os quais continuo a aprender muita coisa, mesmo coisas que julguei impossivel de fazer. Inglaterra tem recursos inacreditaveis para restauro de classicos, e practicamente NENHUM veiculo esteja em que estado estiver me mete medo. Ja vi METADE de um Jaguar E todo apodrecido sem motor regressar a estrada.

    Enfim...
     
  2. Boas Mike

    Posso dizer que para grande parte do pessoal do portal (e eu faço parte desse grupo) você tem o emprego de sonho. Não quero dizer que não gostamos de fazer o que fazemos, mas esse é qualquer coisa de extraordinário, é a possibilidade de mexer-mos em carros que de outra forma era impossível por não ter-mos acesso a eles. Mas depois também não sei se passar de hobbie a emprego do dia-a-dia se não iria trazer muitas dores de cabeça... fica a incógnita, mas à partida parece-me um emprego de sonho. Até digo na brincadeira para um amigo meu que estuda engenharia automóvel, que se ganhar-mos o euromilhões largamos tudo e montamos uma oficina de clássicos :feliz:

    Cumprimentos
    Hugo Rainho
     
  3. Eu gostava de trabalhar numa oficina de clássicos:D, mas da maneira como as coisas estão, duvido que isso um dia possa a vir acontecer:(, pelo menos em Portugal...
     
  4. Já diz o nosso músico Sérgio Godinho: "Arranja-me um emprego, pode ser na tua empresa, com certeza...."
    eheheheheh!
    Um abraço e muitas felicidades!!!!
     
  5. És um sortudo... :feliz:

    Eu já não me importava nada de trabalhar no ramo automóvel, imagina agora se fosse no ramo automóvel clássico, Uiiii!!

    A ideia que o Hugo tem (abrir oficina de clássicos), também já eu a tive :D, isto porque infelizmente existe uma imensa "podridão" nos profissionais deste ramo, fazendo com que por vezes não tenhamos quem nos "pegue" nos carros. E se o fazem não ficarmos descansados porque temos medo de ser burlados. São muito poucos os que trabalham com gosto.

    Eu seria com toda a certeza um dos que trabalharia com gosto, porque gosto de clássicos e neste mundo do restauro, além da sabedoria, é preciso gostar.
     
  6. Beleza.... quem não gostaria de um emprego destes...?!
     
  7. Pois é Mike não perdeste o "bichinho" por trabalhares no ramo. Agora quanto a Portugal vou usar uma expressão que ouvi de um colega Belga: Portugal é fantástico mas é o país mais ocidental de África...B)
     
  8. Um emprego destes nau aparece todos dias boa sorta ;)
     
  9. Muito obrigado pelo vosso feedback, mas de facto, as coisas nem sempre são como pensamos...

    OS clássicos são como os artistas de cinema: Quanto mais conhecidos e famosos, mais caprichosos. Todos gostamos de ver Charlize Theron no Cinema, ou Nicole Kidman, mas não quereriamos ter de passar pelo fardo de aturar os caprichos das moçoilas.

    Abrirem uma oficina de clássicos? Força, e tem todo o meu apoio! Mas pensem sempre nos contratempos...As peças que vem enganadas do fornecedor, o motor que " agarra" apesar de se ter gasto 1000 contos a reparar, o dia em que o carro era para estar pronto e ainda nem pintado foi, sem contar com o "tipico" cliente portugues, que quer " galinha gorda por pouco dinheiro."

    Depois as fiscalizações do governo ( em Inglaterra,claro) onde temos de andar com uns oculos pendurados,luvas e de capacete debaixo dos carros, " a fingir" que cumprimos estritamente as normas de segurança,As sextas á noite, madrugada dentro para terminar um carro para uma "rampa" no dia seguinte, o irem buscar um carro a uma garagem que tem um camião estacionado á porta, e tem de esperar pelo amanhecer para que o camionista venha, e depois fazer 300Km, sempre com radares,lombas e Policia por todo o lado, etc...

    Depois é a broca de dois mm que se parte dentro de um distribuidor unico, que não há peças para substituir( Quer dizer, há, mas demora duas semanas a trazer, e custa 100 contos),e o cliente com motorista particular já á espera na recepção... e vemos a vida a andar para trás, etc,etc,etc.

    Uma camada de nervos, para o prazer que dá...

    Eu tambem tenho que pensar na minha vida, e na minha familia, e Inglaterra oferece um mundo estupidamente inacreditavel de oportunidades em todos os sectores. Com melhor pagamento, melhores condições de trabalho, e menos stress, que ja cá contam quarenta.

    Deixa cá ver o que o futuro traz...Mas não pensem que é um sonho, porque não é. Ficamos com uns "trocos"porreiros, mas temos de dormir quando calha, e onde calha...
     
  10. Mesmo assim, tem todo o aspecto de ser melhor que esta "cêpa torta"...
     
  11. Antes ter trabalho a mais...do que a menos!!! ;)
     
  12. Pode ser que a gente se encontre ai...........um dia destes........tugas.co.uk....he he
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página