Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Toyota Starlet Ep70

Tópico em 'Toyota' iniciado por aguilhermepb, 4 Out 2012.

Tópico em 'Toyota' iniciado por aguilhermepb, 4 Out 2012.

  1. Olá a todos,

    Como disse na minha apresentação há alguns meses, conduzo um pequeno toyota starlet ep70 de 10/1985, com 130000km de momento e um modesto 1.0 12v com 54cv cansados à mistura. Gosto muito dele por ser o meu 1º carro, por ser bastante leve e por ser uma "lata".
    Bem, antes de apresentar as fotos, já fiz algumas coisas com ele, há quem goste e quem não goste, mas para mim ficou muito bonito.
    Ainda para mais ter sido eu a fazer tudo até agora (pouco ainda), tem outro sabor. Sou estudante na faculdade, e como devem imaginar, foi tudo pelo melhor preço/qualidade que arranjava.

    Ora, o que fiz foi o seguinte:

    -Todos os podres e ferrugem (2 ou 3) que o carro tinha desapareceram, ficando completamente tratado.

    -Os vedantes da bomba da embraiagem principal e secundária estavam a babar um bocado pela idade, troquei-os e ficou impecável.

    -Os ressequidos pneus 145/80 R13 com jantes originais saíram, para entrarem uns 185/60 R14 (Pilot Exalto e Potenza) com umas jantes OZ Superturismo brancas pintadas por mim. Nota-se no comportamento, e nos consumos também.

    -Eu não sou a favor de andar a inventar muito, mas vi-me obrigado a trocar o volante, pois ou ficava com as pernas muito para a frente, ou os braços muito para trás. Metendo um cubo chegando o volante mais para mim resolveria tudo. E o volante era enorme demais, para fazer umas brincadeiras não dava jeito nenhum. Meti um de 3 braços em camurça, irão ver nas fotos.

    - O carro era um autêntico baloiço, e um jipe também. Tomei a decisão de adquirir uns amortecedores TRD e molas TRD de troféu, dos EP71. Confesso que não estava preparado para andar numa tábua, mas o carro ficou um autêntico brinquedo, mesmo com o típico eixo rígido atrás e sem barras estabilizadoras. Comporta-se excelentemente em curva, e o estar bem calçado também ajuda. E ficou mais baixo 4cm, 4,5cm.

    Agora que já disse tudo o que fiz, e antes de meter as fotos, quero pedir uma opinião aos entendidos, sobre o motor 1.3 2E. Se alguém souber dizer se os apoios de caixa e motor são iguais, se é preciso alterar a instalação eléctrica, se é fácil mandar fazer uns apoios, etc. Provavelmente ninguém o fez, mas podem ter bom conhecimento de ambos modelos e poderem ajudar-me.

    E pronto, acho que fica tudo, com o 2E 75cv, 700kg e um bom setup, fica um carro muito muito engraçado :)

    Agora vou meter as fotos do carro.
    P.S: Ainda não tenho fotos dele com os TRD, tirem menos 4cm nas fotos! :)


    Como ele era:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Alguns retoques:

    [​IMG]


    [​IMG]


    O que ele levou:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    *Falta a foto das molas TRD*


    E agora, como ele está:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    Pronto, acho que está tudo, agradeço comentários e espero informações sobre o que perguntei!

    Cumps,
    Bons km's.
    aguilhermepb
     
  2. Ficou bem bonito ! Mas , disseste que estava com o motor de 54cv e algos ja cansados ! Não ficaram mais cansados ? É que com essas jantes /pneus :) Em termos de andamento e comsumos, como ficou ? Comportamento nem pergunto :lol: ! Meteste porcas anti-furto ?
     
  3. Adoro estes Starlet!
    ;)
     
  4.  
  5. Eu passei por lá, tocam no assunto dizendo que é preciso mudar um apoio, mas nada demais... Acho que a única solução é encostar o carro, levantar o motor e ver o que é realmente necessário :) Pena ninguém ter feito a "cópia" de um EP71 aqui, dava-me grandes ajudas!
     
  6. Gosto bastante destes Starlet,pena mesmo e ser apenas o mil para os extras que meteste...:)

    um dia gostava de pegar num destes e artilhar para RWD :lol: ate ja tive a pensar e metia mecânica de um KP61! :D:D se repararem as distancias entre eixos sao bem parecidas.
     
  7. Para a trocar a mecânica para uma 1.3 não são necessárias alterações nos apoios.


    Cumprimentos.
     
  8. É tal como o Abilio disse.

    Porque os motores 1.0 e 1.3 são idênticos exteriormente. As caixas de velocidades são também intermutáveis.

    Bons quilómetros.
     
  9. Boas!

    Ai é? Então é mais fácil do que pensava! Pensei que cada Corolla (Seja o EE90, o AE90, ou os mais antigos) variavam os apoios de modelo para modelo. e os apoios da caixa também , mas se não é preciso melhor :)
    E a instalação eléctrica? é preciso alterar?

    Cumprimentos
     
  10. Os apoios dos Starlets são iguais no 1.0 e 1.3, ou seja, respectivamente nos EP70 e EP71
    Os apoios dos Corollas já não me lembro mas creio que sejam diferentes dos Starlets.

    Quanto à parte eléctrica não te sei dizer com toda a certeza, mas suponho que as diferenças não sejam nada por aí além.
    Por exemplo, o distribuidor é diferente. O 1.0 tem um distribuidor de platinados. O 1.3 tem um distribuidor electrónico sendo assim eliminada a bobine existente nos 1.0
    Sensores da pressão do óleo, temperatura etc provavelmente são iguais porque o quadrante do meu 1.0 funciona na perfeição no 1.3

    É preciso ver se o motor 1.3 que arranjares tem ou não um carburador com choque eléctrico, mas claro que podes sempre colocar um carburador que não os de origem ;) e que faça bom partido das 12 valvulas.

    Depois tens outras diferenças, por exemplo o 1.3 já vem com discos ventilados, com uma anti-rollbar, conta-rotações, caixa de 5 velocidades.
     
  11. Renato Silva muito obrigado pelas dicas, mas pronto, está visto que para ter um 1.3 2E só com um Corolla. E se os apoios são diferentes, tenho de os adaptar obrigatóriamente :)
    também gostava de ter um quadrante como o 1.3, mas nao encontro em lado nenhum, é mesmo lindo!

    Obrigada pela ajuda,
    Cumps
     

  12. Deixa lá ver se eu me explico bem.
    Os motores do corolla e do starlet são iguais porque tal como disseste são ambos motores da familia "E".
    E os motores 1.0 e 1.3 da familia "E" exteriormente são iguais. Então o que eu queria dizer é que no motor 1.3 2E do Corolla deve dar para colocar os apoios do motor 1.0 do Starlet. Não sendo necessária nenhuma adaptação.

    Confesso que nunca fiz esta adaptação por isso espero não estar a meter os pés pelas mãos. :rolleyes:
    Mas se quiseres diz que eu tiro uma foto dos apoios de motor de um Starlet EP-70 (1.0) Starlet EP-71 (1.3) para comparares.

    Heish, os quadrantes são de facto muito raros. Já precisei de peças para o quadrante do 1.3 e corri tudo desde ebay, a foruns australianos, japoneses, Reino Unido e até agora nada.
    Não sei se te interessa mas os quadrantes do Starlet turbo são parecidos, não sei se as ligações também são iguais...

    É sempre um prazer ajudar com o que souber.
    Vai é mostrando fotos do Toyotinha para a malta ver! hehehe :D
     
  13. Boa Maquina!
    Gostei muito do aspecto com essas jantes!
    Ja esses amortecedores trd :wub: como eu gostava de unsa para o meu ke!
    Mas nem sei se há?! Onde arranjaste?

    Abraço e força ai para o motor 1.3
     
  14. Já percebi o que quiseste dizer! Era impecável se desse para fazer a adaptação! Se puderes enviar a foto era muito bom, e também já agora a referência completa do motor que tens 1.3 (provavelmente na tampa da distribuição). Pois há os 2E-L, os 2E-E , umas variantes esquisitas e talvez sejam diferentes a nível do suporte para os apoios entendes?

    Tenho de fazer uma sessão fotográfica nova com ele mais baixinho. Não se preocupem, em breve postarei mais eheh

    Um grande obrigado e um abraço
    André Bulhosa
     
  15. Amigo,

    TRD não sei se há, nem sei se houve o troféu Corolla com os ke20, mas há muito material para eles! Muito mais que para o meu Starlet :)

    Obrigado, vou tentar meter o mais breve possível!
     
  16. Aguardamos as fotos, então!
    ;)
     
  17. Boas,
    Ultimamente ando aqui com umas ideias, mas precisa de ser muito bem estudada e fazer muito bem as contas a ver se compensa.
    Estou a pensar como seria se fizer o swap para um 4A-GE, um 16v de um AE92 carente de sucata.
    Alguém sabe coisas em relação a apoios, transmissões, servofreio e bomba (compatíveis?), mangas de eixos e instalação eléctrica.

    Bem, já sei que só pela burocracia e problemas futuros mais valia ter um original, mas para ter um 4A-GE já deixava de ter um Starlet.
    É apenas estas dúvidas que quero tirar, para não ter dúvidas do que meter, 2E, 2E-E ou 4A-GE ... (o 1E não fica cá com certeza. Apesar de não se despachar nada mal em relação a outros 1.0, os 54cv não aliciam nenhum de nós :( )

    Cumps e bons kms,
    aguilhermepb
     
    celio silva gostou disto.
  18. Um projecto muito interessante aqui, vejo eu.
    Se avançares com essas ideias, ficará um starlet bruto(zito)
    :D
     
  19. E fotos ?
    Nós queremos é fotos....
    :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página