Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Toyota Starlet Ep70 12V 54Cv 1985

Tópico em 'Toyota' iniciado por ivanksi, 20 Ago 2014.

Tópico em 'Toyota' iniciado por ivanksi, 20 Ago 2014.

  1. Bons dias, a já algum tempo que ando para abrir aqui um tópico.
    Recentemente foi oferecido a Maria um toyota starlet Ep70, como 1 carro não podíamos estar mais satisfeitos, consome pouco e para as nossas voltinhas chega bem.
    O carro chegou as nossas maos com 307000Km, de mecanica esta impecável, tirando estar a babar um pouco na junta do carter.
    Mudei lhe os filtros, ar,gasolina e óleo, mudei também o oleo e meti 15w40 gtx, troquei tb os amortecedores de trás por uns kayaba excel-g a gás.

    Por enquanto vou só mudando o mais importante, mas la mais para a frente estou a pensar arranja-lo de novo e fazer algumas alterações, como meter o 1.3 do ep71 ou dos corollas. (Muitas duvidas nesta parte)

    deixo aqui algumas fotos do carrito :)

    IMG_0055.jpgIMG_0057.jpgIMG_0058.jpgIMG_0059.jpg

    Alguem arranja o Manual de proprietario?

    Cumprimentos
     
  2. Hugo_Fiat 242 gostou disto.
  3. Sim, sim, apresentação sff e mudança de nome conforme as regras do fórum.
    Depois disso diz algo que ponho aqui o manual. O teu tem uma valentíssimas alterações...
    Bem jogado o óleo...pá, para mim o 1.0 chega e sobra...só não dá para chegar ao topo de Monsanto a 100Km, mas chega em 4ª (qual redução qual quê!!!).
    Pronto, só me desgraçam, cada vez que vejo disto fico com ganas ...quando chegar a casa lá vou ter de ir fazer burn-outs com a máquina :p
     
  4. Já fiz a apresentação e vou de seguida fazer a mudança do nome. A que alterações te referes? Sim sem dúvidas e um belo carro. Pequeno, fiável e fácil de conduzir ;) Custa um pouco a pegar mas quando pega é para todo o lado.
     
    Hugo_Fiat 242 gostou disto.
  5. O meu não custa nada a pegar; de verão se estiver ao sol 1/4 de ar aberto antes de dar à chave e é à primeira; com temperatura amena (ou à sombra no verão) 1/2 ar aberto e zás; no inverno 3/4 de ar aberto e normalmente dá...quando não dá é abrir tudo (é mesmo preciso puxar o botão com alguma força) e dá sempre, mas se tiveres o ar nessa posição mais do que uns 5 segundo começa logo a afogar.
    Creio que são alterações pois nunca vi tal em Starlets (mas se calhar houve séries especiais/específicas):
    > côr (nunca vi em prateado, nem nunca vi ser 'monocolor'; no geral os para-choques diferem sempre da carroçaria - plástico preto)
    > a grelha frontal parece-me um pouco diferente (mas pode ser impressão minha)
    > os piscas laterais escuros e as jantes/tampões das rodas; também creio que os frisos só estiveram presentes no 1.3 (mais uma vez posso/devo estar errado)
    > os faróis traseiros escurecidos (pelo menos parece assim na foto), o terceiro sinal de stop e a ausência da palavra toyota na pega da mala
    > os pedais e a 'moldura' do quadrante (parece prateada e mais grossa do que o habitual)

    Como disse pode ser uma série especial que desconheça. Tem rádio AM? Consegues confirmar se o motor é o E1? Caixa de 4 velocidades, certo?
    Amanhã a ver se faço o scan do manual e o ponho aqui.
     
  6. Deixava esse motor , da e sobra . E se não tas chateado com ele , para quê mudar ? Equipa que ganha não se mexe meu amigo :)
    Alem de que a swap para o motor 2E implica algumas ( muitas ) alterações .
    Deixa te ficar quieto ;)
     
    Rafael S Marques e Hugo_Fiat 242 gostaram disto.
  7. Adoro estes carros!
    Adoro mesmo!

    Bem vindo!
    ;)
     
  8. Obrigado a todos.

    Mais logo vou por algumas fotos com mais detalhe para a malta analisar melhor.
    Sim o motor e 1E de 4 velocidades, o carro chegou tal e qual como está as nossas mãos. As únicas coisas que fiz foi pequenas mudanças como referi no 1 post.
    Uma das coisas que acho estranho e o manômetro da gasolina. Aquilo baixa bastante do risco branco do fim da gasolina :/ nunca sei as quantas andamos nesse sentido.
    O rádio não trazia, tive que colocar lhe um dos novos.
    Quanto ao carro custar a pegar, custa e de que maneira, até mesmo com o ar aberto custa bastante, e passa o dia praticamente ao sol o dia todo. Se já assim e de verão nem quero imaginar no inverno :/
    Outro problema que tenho e que não temos a luz do tejadilho, a lâmpada e o fusível estão bons não sei qual será o problema. Pode ser da ligação?
    Esquecendo a ideia de trocar o motor, que peças acham que devo ir trocando? Começando pelas mais importantes ;)

    Sou novo nestas andanças e toda a ajuda e bem-vinda ;)
     
  9. Pois, não há sinal de reserva...é preciso ter 'tacto'...mas o meu nunca baixou para lá do risco do 'empty', chega aí e não mexe mais (o que é assustador!!!)
    Esqueci-me do manual em casa...amanhã...
    Rádio AM; muito traziam rádio AM embutido e aquilo não se consegue tirar (acho).
    Para rádio FM é necessário fazer uma adaptação ou colocar uma consola central com suporte para rádio.
    Hum...vê lá se o motor de arranque não precisa de uma limpeza ou se a corrente lhe chega bem...senão for do motor de arranque pode ser do próprio cabo do ar ou então temo que se passe algo lá dentro, mas acho que isso notarias!!!
    Uma coisa que me aconteceu foi a ferrugem no sistema de refrigeração/motor (que o teve antes utilizava água da torneira); resultado, estive 3 meses a desmontar o sistema todos os sábados, lavar à pressão, torcer tubos, líquido de limpeza e finalmente um bom anticongelante a 50%...nunca mais aqueceu nem deitou água fora :) :) :)
    Luz de plafonier também já foi...é temperamental, umas vezes funciona, outras não... :p
    Mudar...desde que anda cá por casa acho que só mudei um farol, um termóstato, umas borrachas das bombas de travão e de embraiagem, o o-ring do copo de distribuição, calços, filtros, um apoio de amortecedor traseiro, amortecedores traseiros (standard), bomba de água, correia e ponteiras das transmissões...tudo coisas de rotina e desgaste...isso só precisa é de um pouco de mimo (TLC) e de muito 'pé na chapa'...vrum, vrum!!! ;)

     
  10. Hugo_Fiat 242 gostou disto.
  11. Adoro estes carros. O que é que eu hei-de fazer?
    :lol: :lol: :lol:
     
  12. Bem , custar a pegar a quente ja é feitio dos motores 1E / 2E , não é defeito :)
    Podes é ver o estado das velas e acertar o ponto do motor para assegurar que está ok .
    A luz do tecto por vezes falha pois o sensor que esta na porta pode ter a mola presa , tira a borrachinha com cuidado ( acho que é atarrachada ), limpa bem a mola e o sensor de encosto . Quase de certeza que o problema será dai :)
     
    Hugo_Fiat 242 gostou disto.
  13. Como e que se acerta o ponto do motor?
    Estive a ver as molas das portas e parecem estar bem. Nem uma nem a outra estão presas. Sem ser dai de onde poderá vir o problema?
    Obrigado pela ajuda.
     
  14. O ideal seria com uma pistola de ponto para ficar a 100% , uma boa oficina tem .
    Quanto ao sensor ,tira e faz directo , ou seja uma ficha certamente será positiva enquanto que a outra será massa , pega num pedaço de fio e faz directo á massa , a luz tem que acender , pode sem ser pressas , mas sujidade nos contactos .
     
    Hugo_Fiat 242 gostou disto.
  15. A luz não ascende de forma nenhuma. Nem no on, nem no modo door. Já limpei bem os contactos e nada. Como faço essa ligação directa? Não percebi bem essa explicao :/ Em relação ao custar a pegar pode ser dos platinados do distribuidor?
     
  16. Quantos fios tem ? Um ou dois ?
    Sim, pode ser o platinado .
     
  17. Tem 2 fios.
     
  18. Hugo lobo barros sempre me arranjas o manual?
     
    Hugo_Fiat 242 gostou disto.
  19. Retiras os dois e fazes directo , ou seja encostas um no outro e verifica se a luz acende . O metal tem de roçar um no outro, ou entao com um pedaço de fio , unes os dois um ao outro .
     
    Hugo_Fiat 242 gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página