Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Toyota Toyota Starlet 1.3S

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Francisco Viterbo, 4 Jan 2014.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Francisco Viterbo, 4 Jan 2014.

  1. Boa noite a todos, antes de tudo.
    Hoje finalmente (e sublinho o "finalmente") encerrei a minha cruzada na busca de um monte de sucata que já se vinha a prolongar aos meses, sempre com becos sem saída.
    Adquiri um Toyota Starlet 1.3s de 1983, barato relativamente aos que se encontram por aí à venda mas também com um estado a condizer. Não chove lá dentro, pelo menos issolaugh.png
    O meu orçamento é limitado, como tal a minha ideia é ir recuperando o que for possív€l, tentando ao máximo reparar as coisas em casa.
    Como vai ser o meu carro para o dia-a-dia, as coisas vão sendo feitas, à medida que der.
    Para já não tenho fotos, vou tentar tirar amanhã com o meu super telemóvel (dry.png ) se a meteorologia permitirtongue.png

    Entretanto começo por pedir ajuda aos experts:

    1 - O ponteiro do combustivel está a modos que inoperacional, vai o caminho todo colado ao fundo, depois sobe, depois vai pra baixo... Conclusão, não mede absolutamente nada.
    2 - A luz do travão de mão no quadrante não se desliga.
    3 - Cheguei a casa com ele vindo de casa de vendedor, cerca de 40km, estaciono o carro e começa a sair fumo pelo capô. Fui ver e era a água do radiador a ferver, o vapor saía pelo depósito do líquido de refrigeração. Não vim a puxar pelo carro (fiz a nacional toda atrás de domingueiros) e nos testes antes da compra nada disto tinha acontecido.

    Se alguém me puder ajudar nestes 3 pontos, agradeço imenso.

    Para além disto, o carro precisa de bancos para a frente, assim como forras das portas igualmente da frente. Parte traseira ok.

    Ponho fotos assim que conseguir tirar, prometocool.png
     
    aguilhermepb e ricardo silva neves gostaram disto.
  2. Boas pessoal, o meu pai deixou o carro aquecer um bocadinho, abriu a tampa do radiador, acelerou e a água saiu toda disparada... Ele suspeita que possa ser a colaça corroída/podre.
    Alguma ideia?

    Fotos a serem tiradas agora de tardelaugh.png
     
  3. E aqui vão as fotos:

    040114-1327001.jpg

    040114-1327.jpg

    040114-1328001.jpg

    040114-1328002.jpg

    040114-1328.jpg

    040114-1330.jpg

    040114-1331001.jpg

    040114-1331002.jpg

    040114-1331.jpg

    040114-1333001.jpg

    040114-1333002.jpg

    040114-1333.jpg

    040114-1334001.jpg

    040114-1334.jpg

    040114-1357.jpg
     
  4. se a água não arrefece é porque não circula. O termostato pode estar colado. A ventoinha acciona?
     
  5. Ora bem, esteve cá em casa o mecânico. Disse que me princípio o motor está ok, apenas precisa de uma afinação. O problema parece estar no circuito da água. A tampa do radiador não está a funcionar como deve, e a água não tem pressão nos tubos.
    A ventoinha funciona bem.
    A luz do travão de mão parece estar resolvida.
    Tirei também os tócolantes dispensáveis que vinham no carro.
    Na próxima semana o carro vai pros mecânicos fazer uma revisão, em princípio irá logo à inspecção porque acaba em Março.
    Fica já tudo direito, faltando o seguro que devo tratar mal seja possível.
     
  6. Atão os homes dos Toyotas, onde andam?tongue.png
     
  7. Francisco, hoje o tempo é 0 .
    Amanha ja te dou umas dicas .
    Não andes com o carro , nem ligues o motor .
     
  8. Parabens pela compra, tens ai algum trabalho.

    O teu Starlet é de tracção traseira?
     
  9. Carlos, o mecânico esteve cá em casa, ligou-se o carro e o problema parece estar no circuito de água. A tampa do radiador (que é tipo uma válvula) estava podre e não estava a fazer efeito nenhum, a água passava directa pro depósito. Remediou-se usando uma anilha de borracha, e ficou fino.
    Mas vai para os mecânicos amanhã ou terça e vai ser todo revistolaugh.png

    ACosta, sim, é um tracção traseiracool.png
     
  10. Ora bem, ontem estava com o telemovel e nao dava para ler bem, ver bem as fotos e responder era mesmo 0 .
    Vi que fizeste negocio e salvaste mais um lindo KP . Espero que a dica que te dei e ajuda tenha te sido boa .
    O carro .
    Bem , essa quartela de demaisbiggrin.png , tem bem cozido os interiores , via se que era carro de rua e o cuidado era zero . Que bem que faz um tapa sol no Verão . Já vi que vai para o mecanico e lhe darem um geral , fazes muito bem . É mudar todos os oleos e filtro . Muda tambem o anticongelante , termostato e a tampa de radiador . Tens ai uma maquina de guerra . Como o carro deveria andar bem pouco mesmo , apanhou com mais andamento e logo mais calor . A agua começou a ferver que o termostato tambem ja nao deve de estar bom, ( quase colado ).
    Vai dando noticiaslaugh.png
     
    Francisco Viterbo gostou disto.
  11. Obrigado pelas palavras Carlos.
    Realmente o carro está carente, mas acho que prefiro assim, no final quando estiver em condições dá outro gostolaugh.png
    O mecânico inspirou-me confiança, e deu-nos um grande alívio quando disse que o motor devia estar bom, sem nada queimado.
    Em princípio faço o seguro agora depois de almoço, vai para o estaleiro logo que possível a ver se no final da semana já rolawub.png
     
  12. Seguro feito, amanhã a carroça vai pro mecânico pra ser bem tratadahappy.png
     
  13. Aguardamos novidades!
    wink.png
     
    Francisco Viterbo gostou disto.
  14. Para já nada de mais, deixei a charrion nos mecânicos, agora é esperar que liguem a dizer que está pronto. Vai fazer inspecção junto com a revisão, fica prontinholaugh.png
     
  15. Novidades, más.
    O escape do carro está todo remendado, tem que ser substituído. Problema: Só há da marca (segundo o mecânico) e custa 300€. Precisa do escape desde os colectores (que estão bons) até à traseira.
    Também tem uma ponteira da direcção (lado direito) com folga e que custa 100 e tal euros.
    Conclusão, não vai agora à inspecção (tem que fazer até Março), vai fazer as coisas normais (calços, velas, cabos, etc) e até Março vou tentar arranjar uma solução mais em conta, se é que existe.
    Alguma sugestão?
     
  16. Parabéns pela aquisição e boa sorte com os trabalhos necessárioswink.png .
     
    Francisco Viterbo gostou disto.
  17. Gosto muito destes Starlets.
    Nao sou o maior perito em Starlets desta geraçao, nem tenho um (bem que gostava :) ), mas baseado na minha experiencia e uma vez que ja tive esses sintomas noutros modelos, vou dar o meu "input" a ver se ajudo...

    1 - No meu caso, o ponteiro devia-se a duas coisas:
    1.1 - A boia era composta por uma resistencia bobinada, que não é nada mais que um fio de cobre bobinado numa placa e uma agulha que desliza pelo bobinado à medida que a boia sobe/desce. A bobine estava com sujidade em alguns pontos, logo deixava de fazer contacto electrico e deixava de medir, criando "poços" onde o ponteiro ao deixar de receber corrente eléctrica caía.
    1.2 - No quadrante, atrás do ponteiro existe um pequeno regulador de voltagem que estabiliza a voltagem que entra para os ponteiros (gasolina e temperatura). Este regulador de voltagem não funcionava correctamente, e creio que deixava passar picos de corrente, que fazia os ponteiros subir e descer como que por milagre, e marcava quase sempre de forma errónea. Um bypass com um regulador de voltagem (70 centimos) resolveu o problema.

    2 - Verificaste se o depósito do liquido de travões está no nível? O meu carro tem um sensor (boia) no depósito, se o nível descer a luz do tablier acende!
     
    Francisco Viterbo gostou disto.
  18. A boia do combustível o mecânico falou que ia dar uma vista de olhos, sexta-feira devo receber o carro e logo vejo se está ou não.
    Quando à luz de travão, o problema era mesmo o nível de óleo.
     
    Renato Silva e Hugo_Fiat 242 gostaram disto.
  19. O escape numa casa onde os façam resolves o problema por metade do preço, a ponteira acho um valor exagerado, aconçelho-te a procurar outro mecânico...laugh.png
     
    Renato Silva gostou disto.
  20. Basicamente disse para ele não resolver estas duas situações, como tenho até ao fim de Fevereiro para o inspeccionar, tenho até lá para resolver e encontrar soluções.
    O escape talvez fique resolvido dentro de pouco tempo, a ponteira é que não sei...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página