Toyota Corolla SR5

Filipe Madeira

Clássico
Hoje no nosso habitual cafezinho da manhã domingueiro no aerodromo da Covilhã um amigo levou a sua ultima aquisição à qual não resisti a tirar umas fotos.

Trata-se de um Toyota Corolla SR5 de 1975 original não restaurado com uns pormenores deliciosos... tem a base do KE35 mas possui um motor 1.600cc e caixa de 5 velocidades + MA.
Não foi oficialmente comercializado em Portugal. Quem tiver mais infromação deste carro é favor postar aqui. Seguem algumas fotos...

Frente...

Ver anexo 153255

Traseira...

Ver anexo 153256

Lateral...

Ver anexo 153257
 

Anexos

  • frente.jpg
    frente.jpg
    82.5 KB · Vistos: 52
  • traseira.jpg
    traseira.jpg
    79.6 KB · Vistos: 52
  • lado.jpg
    lado.jpg
    72.7 KB · Vistos: 50

Mike S Silva

Bedford
Sim, esse é um modelo do mercado Norte Americano.

Motor:
2T-C — 1.6 L (1588 cc) I4, 8-valve OHV, carb, 75 hp (56 kW)

Chassi:
E-37 — Hardtop coupé (DX, SR5)
 
Conheço este carro de um qualquer site de vendas de automóveis.
Ainda bem que encontrou dono.
Parabéns ao feliz proprietário, o carro é fantástico.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Gostei muito dos pormenores, acho é estranho um modelo americano ter caixa manual, já vi montes de toyotas da década de 70 americanos e todos com caixa automática.
 
É o 2º SR que conheço (apesar do que eu conheço ser um modelo antes desse), costuma estar presente um nos encontros mensais do Portal em Belém;)
O vinil é todo pipi:D
 

Andre Brandao

Rebuilder
Conheço este carro dos encontros de Paços de Ferreira.. uma máquina!

Aquela tracção traseira!:p:p

E está muito bonito, principalmente pelo vinil! :feliz::D
 

Simao Reis

Prego a fundo...
Filipe a uns anos atras estava um a venda na localidade de Casal da Serra a venda por 60 contos :( :( se eu soubesse o que sei hoje :rolleyes: :rolleyes:

origem americana, motor 1600cc ; estava todo de origem; caixa de 4 velocidades; mas o tecto não era de vinil


grande maquina:p :p :p
 

Mike S Silva

Bedford
Rafael S Marques disse:
Gostei muito dos pormenores, acho é estranho um modelo americano ter caixa manual, já vi montes de toyotas da década de 70 americanos e todos com caixa automática.


Penso que o nome "SR5" vem do facto de ter caixa de 5 velocidades (manual).

SR5 era disponivel somente no modelo de chassis E-37.

No mercado americano o motor era:
2T-C - 1.6 L (1588 cc) I4, 2-valve OHV, carb, 75 hp (56 kW)

curioso de ver que para o mercado Japonês, tinham um motor alternativo muito mais potente (mas penso só disponível apartir de 1976):
2T-G - 1.6 L (1588 cc) I4, 8-valve DOHC, carb, 124 hp (93 kW)
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Filipe,


Obrigado pela partilha. Desconhecia o modelo, que gostei muito com todos aqueles detalhes "nipónicos" d'época. O tecto de vinil é um "must". As jantes tambem são muito interessantes.

O pai de um amigo meu tinha um coupe da época mas da gama superior ao Corolla, do qual não me recordo do modelo, embora tenha a certeza de que não era um Celica mas sim um coupe com base numa berlina. Devido a esses detalhes, chamavamos-lhe o "carro do imperador".


nuno g
 
Boa noite

Algumas informações mais sobre este carro. Que sim deu-me algum prazer principalmente para lhe dar a dignidade que merecia.
o carro veio do Canada, como poderam ver numa chapa que tem no pilar de uma das portas (penso q a do condutor!!!)
Os carburadores que tem não são os de origem de origem era um carburador duplo com sistema de recirculação de gases de escape que explicam a quantidades de tubos de combustivel que tem sem nada ligado do lado do carburador, o colector de escape era 4/1 e longe dessa espessura que tem. Mas digo desde já que não perdeu nada bem pelo contrario... ;) Outro promenor importante é o conta Km que embora tenha lá escrito Km o velocimetro (Km/h) mede realmente em Km/h mas os Km percurrido quer totais quer parciais são na realidade milhas. A frente do conta Km foi emprestado de um SR 1.3 mas a maquina ja que era muito precisa e tinha parciais ficou a de origem em milhas. Quando vendi o carro entreguei junto o quadrante do SR com a frente de origem em milhas.

Mas desde já lhe dou os parabens pois tem um carro fantastico, fiavel, anda muito bem, não dá problemas, está muito original, e todas as borrachas vedam. Aproveite e divirta-se. Já agora este carro veio na revista motor classico, e quando foi o ultimo circuito de Vila Real fez desfile com pionassas á maneira dando-lhe lugar de destaque em foto de pagina inteira na reportagem do JN sobre a prova.
 
Topo