Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Toyota Toyota Corolla Ke30 4 Door Deluxe 1975

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Rui Miguel Raposo Pinto, 8 Mai 2012.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Rui Miguel Raposo Pinto, 8 Mai 2012.

  1. Olá a todos!

    Apresentei-me ao portal há alguns meses atrás, quando andei atrás de um Toyota Corolla KE30 verde, a bom preço. Com as hesitações, outra pessoa acabou por ficar com ele. Entretanto, ainda ponderei ficar com um Ford escort MK2, mas não...

    Segui, durante algum tempo, o anúncio de um toyota corolla vermelhinho, que estava nas Caldas da Rainha. Ganhei coragem e fui vê-lo. Fiz o registo num dia, e passado três dias fui buscá-lo, já com o seguro feito.
    Após uma limpeza básica numa estação de serviço (tanta porcaria!!!), segui viagem. Os cento e poucos quilómetros até Lisboa fizeram-se muito bem, o carro é um espectáculo. A parte melhor foi quando algures no caminho senti alguma coisa a cair-me aos pés... Estico a mão e vejo que as chaves tinham caido da ignição. Não prende a chave. loool.

    Está agora a descansar, devidamente abrigado. O seu restauro vai ser muito faseado, e serei eu a fazer o máximo de reparações possível, primeiro porque me ajeito, e segundo porque o orçamento é reduzido.

    Uma das fotos do anúncio. Parece um pouco poeirento, mas era somente isso. Poeirento.

    Ver anexo 274302

    Este foi um post de introdução. O diário de bordo começa no próximo post.

    Mais fotos e dados em breve.

    Obrigado a todos.
     

    Ficheiros Anexados:

    • 2.jpg
      2.jpg
      Tamanho:
      24.1 KB
      Visitas:
      122
  2. Parece estar em boas condições.

    Mete mais umas fotos dele depois de lavado e limpo.
     
  3. Mais um KE a rodar ! Força com isso !! :)
     
  4. Fantástico!!!!

    Um KE30 com tecto em vinil e... umas jantes... diferentes!

    Mete aqui mais fotos da máquina, que o pessoal gosta de ver ;)
     
  5. Parabéns pela aquisição! parece um belo espécime! :D ;)

    mas agora...

    Fotos!Fotos!Fotos!Fotos!Fotos!Fotos! :lol: :lol: :lol:
     
  6. Fotos no fim de semana. Fica prometido. :D
     
  7. Boa!
    Agora falta à promessa, que o pessoal já te diz como é que é!
    :lol: :lol: :lol:
     
  8. Vivam,

    Como prometido, aqui fica documentado o estado da viatura após uma limpeza razoavelmente profunda, incluindo o compartimento do motor.
    Já está na minha mão há 2 semanas mas só hoje o trouxe para o pé de casa para lhe aspirar e lavar quase todos os recantos. Normalmente, está no escurinho de uma garagem, mas desta vez veio passar o fim de semana aqui ao bairro. Antes de começar a lavagem, vi que o tubo de combustível que vai do filtro para a bomba estava roto e a verter um pouco. Era o único tubo que estava claramente gretado, e hoje acabou por dar de si. Limpei o tubo, peguei na fita isoladora e...já dá para mais uns quilómetros. Ficou bem vedado. Um dia destes tenho que arranjar um bocado de tubo para substituir. Desengordurei-lhe o compartimento do motor, um pouco por todo o lado, e após tanto banho, sequei e limpei velas, cachimbos e tampa do distribuidor, que tinha alguma condensação por dentro. No final da estrafega, dou à chave, e......como sempre, tudo ok.

    Tenho uma pergunta para fazer aos entendidos. Partindo do princípio que está tudo original na cabeça do motor (1975), e que nessa altura não havia gasolina sem chumbo, o que me dizem sobre a utilização dos ditos aditivos para carros antigos? Li algures que talvez não seja má ideia utilizar este aditivo, em especial por causa das válvulas e sedes. Agradeço que me elucidem. Até porque encontrei num canto obscuro da mala um aditivo da galp que o dono anterior lá tinha deixado e estou tentado a usá-lo.

    Outra pergunta...As jantes e pneumáticos que o bicho tem agora não são os 155 de origem. São 175. Veio no certificado de inspecção essa nota. O que é necessário para averbar isto no documento único?

    Quanto às prometidas fotografias, aqui vai um panorama geral da Corolinha.
    Os pequenos defeitos não estão todos evidenciados e serão documentados conforme os for resolvendo. Tirei close-ups da borracha podre da mala, da tinta estalada dentro da mala (sem podres!!!), dos faróis trazeiros que terei de substituir, e do tejadilho em vinil, que apesar de não se ver bem nas fotos, está todo enferrujado por baixo do vinil, o que não me agrada nada. Vai ser uma aventura de verão tratar deste tejadilho. Vou tirar a lona, frisos, para brisas, tratar a superfície e pintarei de preto basso para "imitar" a lona original, mas assim já não vai acumular água e apodrecer mais.
    Tirando as partes cosméticas, quero fazer-lhe uma revisão geral à mecânica, nomeadamente trocar tudo o que é borrachas, tubos, vedantes, juntas, etc...pois a idade vai pesando. Mas dado que o carro vai ter pouco uso, não estou com muita pressa. Isto terá que ser tudo com muita calma, pois os fundos são bastante limitados.
    Acho que é uma boa base para um restauro faseado, pois o seu estado actual não implica uma imobilização por falta de segurança.

    Espero que gostem:

    Ver anexo 274809Ver anexo 274810Ver anexo 274811Ver anexo 274812Ver anexo 274813Ver anexo 274814Ver anexo 274815Ver anexo 274816Ver anexo 274817Ver anexo 274819Ver anexo 274820Ver anexo 274821Ver anexo 274822Ver anexo 274823Ver anexo 274838Ver anexo 274824Ver anexo 274825Ver anexo 274826Ver anexo 274827Ver anexo 274828Ver anexo 274829Ver anexo 274830Ver anexo 274831Ver anexo 274832Ver anexo 274833Ver anexo 274834Ver anexo 274835Ver anexo 274836Ver anexo 274837
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Aguardo comentários!!! :D
     
  10. Rui o carro parece estar em boas condições para rolar, a seu tempo podes melhorar o que está menos bem.
    Boa sorte.
     
    Rui Miguel Raposo Pinto gostou disto.
  11. Também acho, agora é tudo uma questão de tempo. :)
     
  12. Lindo!
    Adorei.

    Ora bem:
    Segundo sei, a Toyota, há muuuuiito tempo que, devido ao mercado norte americano, tem os motores "preparados" para levar gasolina sem chumbo. Desde 72, se não estou em erro.
    Portanto, podes meter a actual gasolina. Se queiseres meter o aditivo, força, que ele "queima" tudo!
    (No meu só meto de vez em quando...)

    Em relação aos pneumaticos, tens que ir à Toyota pedir o averbamento (40 Euros) e depois dás mais 30 Euros ao IMTT, que ficas com tudo resolvido!
    Haja dinheiro...
    :angry:
     
  13. Paulo, os motores K da Toyota ja vinham preparados para sem chumbo a partir de 69 !! Deitar o aditivo, mal nao faz, mas tambem pouco adianta !! Já ta feito para sem chumbo !! Quanto aos pneumáticos foi isso que o Paulo disse, ja passámos por essa fase :D ! Quanto ao tubo, gastaste mais em fita que num tubo novo :lol: isso é barato !! Compra é tubo mesmo para combustivel e com reforço interior em nylon !! Nice Ke :p
     
  14. Rui, preserva-o e bem e nunca deixes chegar a este estado :( :(
     

    Ficheiros Anexados:

    Rui Miguel Raposo Pinto gostou disto.


  15. Viva,

    Obrigado pelos esclarecimentos. Fico mais descansado quanto à gasolina sem chumbo.
    Realmente 70€ custa bastante a dar para resolver a questão dos pneus...mas lá terá que ser!
    Ele já vinha assim com estas jantes um pouco mais largas. Não desgosto delas, apesar de não serem as originais. Acho que as vou manter, e um dia destes regularizo a situação.
     
  16. Não faz mal, gastei em fita porque era domingo de manhã, e estava num descampado com o tubo a verter. Não tinha outra solução!!! O bicho estava a esvair-se! :eek: :eek: :eek: lol. Lá fui ao estojo de primeiros socorros (mala cheia de ferramentas), encontrei esta fita isoladora k tinha numa das malas de ferramentas para uma eventualidade destas e lá parei a hemorragia. Tenho k arranjar o tubito. Tenho é pouco tempo pra isto!

    Depois de andar a passear um pouco no fim de semana, lá o fui pôr ao abrigo e não sei quando poderei andar nele outra vez. Se calhar não será nesta semana... :(

    Obrigado.
     

  17. Cruzes credo! Até me assustei! Está quase irreconhecível! Onde está esse desgraçado?
     
    José Manuel Lavrador gostou disto.
  18. belo KE! ;) e pena a ferrugem do vinil! cuidado e quando tirares isso, não sei se não ficarás com os buracos no tejadilho...e que neste momento parece ser o vinil que esta a fazer de chapéu contra a agua!

    de resto vai restaurando ao poucos... o maior já ta feito. foi salvar mais um KE da sucata! :D ;) bom restauro!
     
  19. Serras da Madeira !!
     
  20. Também tenho medo disso...mas com as apalpadelas que já dei áquele tejadilho, se fosse para abrir buraco, já tinha aberto. Tem bastante ferrugem mas quero acreditar que não tem buracos... :rolleyes:
     
    Raul RN Leal gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página