Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Toyota Corolla AE92 GT-I 16 Liftback

Tópico em 'Toyota' iniciado por Paulo Bombaça, 3 Abr 2016.

Tópico em 'Toyota' iniciado por Paulo Bombaça, 3 Abr 2016.

  1. Olá a todos, venho aqui apresentar a minha nova aquisição e dar início a um novo projecto que tem como principio recuperar este Toyota deixado ao abandono. Mas antes de mais deixo o link da minha apresentação feita ainda não tinha automóvel nenhum que pudesse chamar de antigo/clássico/velho, tenho sido muito pouco participativo por aqui, mas tenho andado sempre por aqui a ver as novidades sempre que posso. Apresentação

    Portanto o meu primeiro restauro, se é que se pode chamar de restauro, foi o de uma Renault 4 de 1985 que comprei em 2010 em estado de sucata e que me deu muito gozo dar uma nova vida, existe por aqui um tópico da sua recuperação, tem sido uma amiga fiel e bastante usada diariamente, mas vamos ao que interessa neste tópico, o Toyota.

    Bem o Toyota foi uma compra não programada, um dia em conversa com um colega meu de trabalho, o automovel era dele, surge a conversa sobre automóveis e eu pergunto-lhe, "então o que é feito do Toyota?", ao que ele me responde, "olha está lá parado, vai agora para abate", ALTO o que se passa?
    E foi aqui que comecei um pequeno inquérito ao rapaz ao tentar saber o que se passava, o estado e o que se tinha acontecido para tal decisão, após uma explicação por parte dele eu disse "Fico-te com ele!!", não podia deixar que fosse para abate, uns dias depois fui vê-lo e ouvi-lo trabalhar pois estava parado à quase um ano, e até o conduzi nesse dia, já não havia volta a dar :).
    Dia 1 de Abril estava à minha porta e já em meu nome.

    Agora a historia deste Toyota, que não teve uma vida nada fácil, que me foi contada pelo seu antigo proprietário e algumas coisas que consegui apurar, foi matriculado pela primeira vez na Suíça em Dezembro de 1987 veio para Portugal em Maio de 91 e foi matriculado em Faro, aqui existe um espaço temporal pois não sei ao certo o numero de proprietários que teve, foi adquirido e usado e abusado até que a mecânica não aguentou e teve de ser reparado, o proprietário da altura levou-o para uma oficina para ser todo reparado, existiam facturas dessas reparações, mas o rapaz que me o vendeu já não sabia delas assim como os manuais originais, chegou a altura do pagamento e não havia dinheiro, após as confusões do costume é entregue ao mecânico como forma de pagamento, entretanto o mecânico decide casar e precisa de dinheiro e aqui entra o rapaz que me o vendeu, foi comprado por ele em Junho de 2012 contava com cerca de 200000 Km, foi usado por ele até Maio de 2015 altura em que foi encostado com cerca de 262000 Km. Agora o porquê de ter sido encostado e o motivo de ir para abate, como já disse o Toyota não teve uma vida nada fácil e durante estes anos todos sofreu algumas alterações que ditaram que chegasse o dia que na inspecção iriam implicar e assim foi, em Dezembro de 2014 foi a sua ultima inspecção, o rapaz contou-me que lhe foi muito difícil passar, mas que lhe deram o papel verde e que o avisaram que tinha que repor a originalidade que da próxima já não havia benesses, foi durante este tempo todo o único carro que tinha e achou que já era velho, gastava muito e que tinha que gastar muito dinheiro para o por em condições, porque não era só as alterações a pintura, o interior etc precisam de atenção. Comprou um automóvel a diesel e encostou o Toyota em Maio de 2015 ainda com inspecção que terminou em Dezembro.
    Coisas boas é que ao ser verdade o motor foi reparado à 62000 Km, tenho uma fatura de Dezembro onde levou 2 foles e 4 pneus, mas já chega de testamento e peço desculpa por ter sido tão longo de seguida as fotos onde vou mostrar a maquina e as coisas menos boas que tem, a ideia neste momento será prepara-lo para a inspecção e gozar-me dele independentemente do aspecto. :)
     
  2. Ora aqui está ele, como se pode ver a pintura precisa de alguma atenção, pois neste momento está preto e cor de rosa.

    HPIM4858.JPG

    HPIM4859.JPG

    O coração, aqui está um dos motivos de terem implicado na inspecção o filtro de ar.

    HPIM4882.JPG

    Outra coisa que vai ter de sair, o escape alem de um som ensurdecedor não o querem na inspecção.

    HPIM4862.JPG

    HPIM4863.JPG
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Isso foi mesmo bem abusado...
    Mas é uma maquina que vale a pena recuperar!
    Uma caixa de ar de origem não vai ser fácil arranjar, o escape deve resolver-se facilmente!
    Boa sorte e vai postando novidades
     
  4. O volante, outra peça que não pode ir, pessoalmente não me vai fazer grande diferença pois de tão pequeno que é não dá jeito nenhum.

    HPIM4875.JPG

    Aqui os faróis de mínimos estão pendurados, tive de lhe por uns arames para o trazer para casa e os casquilhos das lâmpadas desapareceram, aliás não existem lâmpadas nenhumas à frente.

    HPIM4886.JPG

    As portas estão todas furadas para por colunas e a do condutor está com o painel todo partido.

    HPIM4866.JPG

    A do pendura no mesmo estado e o botão do vidro está partido.

    HPIM4868.JPG

    Atrás mais do mesmo, este vidro também não funciona.

    HPIM4870.JPG
     
    Paulo Jorge Coutinho gostou disto.
  5. A caixa do filtro existe, vinha numa caixa na mala com mais umas coisas menos uma coisa a procurar.
     
  6. Continuando, o tablier foi forrado com uma napa e está todo a descolar, está feio :(, o motivo acho que é por estar estalado, de qualquer forma vou retirar essa capa e logo vejo como está e penso no que fazer.

    HPIM4873.JPG

    Aqui pode se ver as costuras da tal forra, os pedais são para saltar fora.

    HPIM4867.JPG

    Gosto muito destes manómetros todos :)

    HPIM4871.JPG
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Mais do mesmo, porta luvas partido

    HPIM4872.JPG

    Falta de parafusos em vários painéis.

    HPIM4874.JPG

    Comando da sofagem também partido.

    HPIM4890.JPG
    Banco do condutor a precisar de reparação.

    HPIM4869.JPG

    Chapeleira não original.

    HPIM4884.JPG
     
  8. Procura pelo Corolla XLi, as peças de interior são quase todas as mesmas. Tablier e tudo!
     
    André Paixão gostou disto.
  9. Continuando
    Obrigado pela ajuda, estou um pouco à nora com este modelo, mas acho que com calma isto vai lá.
     
  10. Grande máquina .. Tens aí muito trabalho a fazer, mas no meu ver se foi uma boa compra (preço convidativo ou até dado) vale bem a pena gasta uns € e colocar o carro novamente como deve de se..

    Força aí com isso.. Vou seguir os próximos capítulos
     
  11. Bom... vais mesmo ter ai muito trabalho. Mas sendo o que queres será feito com muito agrado! Boa sorte!
     
  12. Sim vai dar algum trabalho, mas estou a gostar muito dele e vai ganhar uma nova vida. Obrigado pelo apoio.
     
  13. Tenho um GTi hatchback em casa, sei bastante sobre o modelo. Qualquer dúvida podes falar comigo. Só não tenho material
     
  14. Um dos pontos a necessitar de atenção na carroçaria.

    HPIM4860.JPG
    Outro

    HPIM4861.JPG
     
  15. Obrigado, muitas duvidas vão surgir de certeza, mas vou fazer com muita calma.
     
  16. As jantes são Toyota, estão pintadas de preto, assim como as bombas de travão e as porcas que estão pintadas de vermelho, pessoalmente não gosto vai ter de sair. Agora uma duvida numa das jantes a tinta está a saltar e dá para ver que as jantes são tipo polidas, é possível retirar a tinta e manter a parte original da jante sem a danificar? Ou ao retirar a tinta vou ter de voltar a pintar jante?

    HPIM4876.JPG

    HPIM4883.JPG
     
  17. As jantes são de alumínio certo? Podes mandar polir e ficam à cor do alumínio. Mas convinha envernizar para não começar a ficar oxidado
     
  18. Sim é isso deve de ser alumínio, mas se decapar a tinta preta será que fica alguma coisa de jeito?
     
  19. Eh pah...!! Oh Paulo, mas que loucura foi esta que te deu...!!??? :eek::eek::eek:

    Quando vi a foto no Face pensei que estavas no gozo, sobretudo por ser 1 de Abril... :p

    Pois, sendo assim, boa sorte no projecto e agora vê lá, não deixes a 4L em 2º plano.... :D Aliás... devias de abrir um tópico para ela na secção dos Diários de Bordo, faltam lá "coisas francesas"... eh eh :thumbs up:
     
    António José Costa gostou disto.
  20. Pois parece que tenho mais um brinquedo para me entreter ;)...não podia deixar que fosse para abate era um crime :mad:
    A R4 está ali para as curvas e não vai ficar esquecida, alem do mais de momento não precisa de nada está tão fiável que até aborrece :D, em relação ao Diario de Bordo já tinha pensado nisso, vamos a ver...:rolleyes
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página