Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tornear volante do motor

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Tiago r Fernandes, 14 Abr 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Tiago r Fernandes, 14 Abr 2011.

  1. Boas amigos adquiri a semana passada um motor pinto 1.6, ando com uma ideias uma delas é tornear o volante do motor pois sei que com este truque o motor vai ficar mais solto hehe. Estou a pensar retirar umas 700/800 gramas, pois se se tirar peso a mais enrola-se o motor e não e isso que queremos.. Gostava de saber a vossa opinião.

    Cumprimentos ;)
     
  2. Olá Tiago,

    Tirei peso ao meu e na altura disseram-me que o ideal seria 20% / 30%, mas como tenho mais um volante tirei mais!
    Por acaso o meu volante pesava 10 kilos agora só pesa 5,900!

    Abraço
     

  3. Ola João Manso obrigado pela informação pois, então informara-me mal pois eu achei pouco ainda não pesei o meu volante, mas vou fazer isso entre 20 a 30% po bicho não ficar preguiçoso :huh:

    Abraço
     
  4. Não esquecer de mandar equilibrar depois o volante...
     
  5. Boas! Eu tive um escort com um motor pinto 1600,retirei 1kg ficou porreiro e equilibrado. Não dá mais cavalos ,mas fica mais rápido na resposta. Atenção mandar depois equilibrar o volante, para não ter dissabores no futuro. Cumps.
     
  6. Olá a todos,

    Não tem nada que agradecer Tiago, alguma duvida mande!
    De facto é necessário mandar equilibrar, (por acaso não equilibrei o meu) e ficou bom!
    Na altura também me disseram que seria indespensável equilibrar se também se tirasse peso da cambota, mas como na cambota não se fez nada fico mesmo assim!

    Abraço
     

  7. Quando diz «enrola-se o motor» está a referir-se a que exactamente?
     
  8. Boas amigo quando eu disse "enrola-se o motor" estava a referir que se se tornear o volante do motor demasiado pode se partir este ou seja partir cambota, bielas.. porque a funçao do volante do motor e equilibrar o motor.

    Cumprimentos
     
  9. Esclarecido, foi um erro meu de interpretação.
    Força com isso. B)
     
  10. Boas ,o volante serve para o motor ser redondo , tentem saber quanto pesa um volante de um 6, ou 8 ou 10 ou 12 cilindros ,quanto mais cilindros , menos peso , sendo assim pelo meu pensamento o volante só faz falta para ter embreagem ,apenas a rotação será diferente.
    Agora eu pergunto já que não tenho conhecimento, quanto pesa um volante de uma moto com 1000cc e que rotação faz ao relantim , terá o volante influencia no binario ?, o binario será que tem mais valor que a cavalagem.
    Espero que este assunto seja super discutido já que a pessa em si tem a influencia que tem .
    Classicumprs
     
  11. HI
    O que estás a propor é diminuir o diâmetro do volante do motor ??
    Como falas em "tornear" dá-me essa ideia.
    Sendo esse motor um 4 cilindros; essa medida não deve ser inferior à seguinte formula:
    "Diâmetro do volante igual a 2,5 vezes a raiz cúbica do curso".
    O "aligeiramento" deve ser estudado e executado por entendidos e não por "amadores" e pode implicar também outras possíveis alterações na cambota e pistons.
    Desculpa ser assim tão directo mas o mais natural será as alterações não terem o efeito desejado (expectável) e/ou ainda o colapso.

    A finalidade do volante num motor é armazenar energia (por inercia) produzida pelo tempo de expansão e devolvê-la depois nos outros em que não se produz trabalho.

    Se insistes em continuar com o teu projecto o melhor é "pesar" o volante e depois por tentativas ir retirando material/peso. Tens de ter em atenção que o mesmo tem de estar sempre "equilibrado". Uma "massa" de 10Klg (por exemplo) a 4000 rotações é algo complicado de dominar.
    Este teu pedido de ajuda enferma ainda de um defeito :D
    Não refere/quantifica o que queres fazer, por exemplo:
    - Aumentar a rotação do motor em ...........
    Cumprimentos e boas aceleradelas :D:D
     
  12. Boas ,Tenho que meter o bico tambem.Diminuir o peso ao volante do motor e uma forma economica de conseguir accelaracoes e reducoes de rotacao mais rapidamente.Volantes de pouco mais de 3kg sao normalmente usados em vehiculos de competicao.Num carro de estrada e uso normal um volante com menos que 5Kg dificulta a conducao no momento de arranque aonde o operador e obrigado a accelarar o motor a rotacoes superiors a 3500 RPM para conseguir arrancar sem o motor se ir abaixo ,tambem tornado o arrelentin mais alto e instavel .7.5kg a 10kg e um peso razoavel para um motor entre 1500 e 2000cc.
     
  13. Concordo com o Rui. o volante de motor serve para ajudar o motor a vencer os tempos mortos. Para um uso diario nao deve ser mexido pois embora o motor seja mais rapido a acelarar tem o relanti mais instavel.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página