Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

TLP - Telefones de Lisboa e Porto

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por André Santos, 20 Dez 2010.

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por André Santos, 20 Dez 2010.

  1. Boa noite,

    Há algum tempo lembrei-me desta empresa, a sua integração em 1994 na Portugal Telecom apagou aos poucos as memórias que tinha - principalmente as da frota automovel. E eram tantas...

    Alguém terá por aí alguma fotografia relacionada com os TLP?
    São todas bem vindas!:D

    História:

    As primeiras experiências telefónicas em Portugal ligam Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa, em 1877.
    Em 1882, a Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Limited estabelece-se em Lisboa e Porto, para explorar as respectivas concessões de serviço telefónico.
    Em 1887 a concessão é transferida para a APT - The Anglo Portuguese Telephone Company, que viria a deter a mesma até 1968, ano em que é criada a Empresa Pública Telefones de Lisboa e Porto (TLP). Os Correios, Telégrafos e Telefones (CTT) exploravam, à data, o serviço telefónico no resto do país.
    Para a exploração da rádio-telegrafia e telefonia sem fios firmara-se, em 1922, um contrato de concessão com a Marconi’s Wireless Telegraphy Company. Em 1925, é fundada a Companhia Portuguesa Rádio Marconi (CPRM), a qual assume todas as responsabilidades da anterior concessão.

    Em 1970, os CTT passam a Empresa Pública e em 1989, os TLP transformam-se em Sociedade Anónima, detida integralmente pelo Estado. Em 1991, é criada a Teledifusora de Portugal (TDP), cuja missão é explorar as infraestruturas de Teledifusão.

    Em 1992 os CTT passam a Sociedade Anónima de capitais públicos, e é criada a Comunicações Nacionais, SPGS, SA (CN), holding estatal destinada a gerir todas as participações do Estado no sector - CTT, TLP, CPRM e TDP. Neste mesmo ano, dá-se a autonomização das Telecomunicações desenvolvidas pelos CTT através da criação da Telecom Portugal, SA, passando aqueles a dedicar-se exclusivamente aos Correios.

    Portugal passa, assim, a ter a sua rede de telecomunicações explorada por 3 operadores: os TLP exploram o serviço telefónico nas áreas de Lisboa e Porto; a Telecom Portugal, responsável pelas restantes comunicações nacionais, para a Europa e Bacia do Mediterrâneo; e a Marconi que assegura o tráfego intercontinental.

    Em 1994, constitui-se um operador único nacional de telecomunicações que junta, por fusão, as empresas do sector detidas pela holding estatal CN - a Portugal Telecom, SA (PT), por fusão da Telecom Portugal, dos TLP e da TDP.

    retirada daqui

    Eramos tão novos... ;)
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Olá André.
    Só tenho este emblema tipo pregadeira, que deve ter sido usado pelos antigos empregados dos telefones.
    Espero que gostes e te sirva.
    Abraço amizade e Boas Festas
    Carlos Caria
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Olá de novo André,
    Lembrei-me que também tinha não da Companhia mas do Grupo Desportivo dos trabalhadores dos TLP, um alfinete de lapela. Aqui fica ele.
    Abraço
    Carlos Caria
     

    Ficheiros Anexados:

  4. ola a todos, ninguem tem fotos dos carros dos TLP à epoca que possa partilhar?
     
  5. José, antes de mais apresente-se ao pessoal na secção "Os Entusiastas".
     
  6. Uma fota da Epoca T.L.P.548621_3577080580807_1499243529_n.jpg
     
    André Santos gostou disto.
  7. O quanto eu esperei por uma foto destas!
    Muito obrigado João :)
     
    JoaoFonseca gostou disto.
  8. Tinha mais fotos, mas não sei o que fiz delas :(
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página