Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tata compra Jaguar e Land Rover

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Paulo Baião, 26 Mar 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Paulo Baião, 26 Mar 2008.

  1. Acabei de ouvir na SIC que a Tata comprou à Ford a Jaguar e a Land Rover.

    MG------------------China

    Jaguar---------------Índia

    Land Rover----------Índia

    Rolls Royce-----------Alemanha

    TVR------------------Mantém-se por agora em Inglaterra mas foi adquirida por um russo.

    Ainda por cima são marcas com um passado tão importante.
    Todas Inglesas, qualquer dia até o Mr. Bean se passa para o inimigo.:D
     
  2. • AUTOMÓVEL
    Tata compra Jaguar e Land Rover
    A Tata vai comprar a Jaguar e a Land Rover por 2,3 mil milhões de dólares, uma operação que permitirá ao construtor indiano entrar no mercado das viaturas de luxo. A marca já assegurou que vai preservar a «herança e competitividade» destas marcas que pertenciam à Ford.

    ( 13:30 / 26 de Março 08 )




    A Tata anunciou que vai comprar a Jaguar e a Land Rover, marcas que pertenciam à Ford, por 2,3 mil milhões de dólares, uma operação que lhes permitirá entrar no mercado das viaturas de luxo.

    O grupo indiano afirmou que a compra implica a «aquisição de marcas, fábricas e direitos de propriedade intelectual», devendo a compra ser efectivada até final do actual trimestre.

    Ratan Tata, presidente do conglomerado indiano do ramo automóvel, já exprimiu o seu «imenso respeito» por estas duas marcas e prometeu esforçar-se para «preservar a herança, a competitividade e manter as suas identidades intactas».

    Num comunicado, o presidente da Ford, Alan Mulally, classificou a Jaguar e a Land Rover como «marcas fantásticas», considerando que estas «continuarão a prosperar sob a direcção da Tata».

    «É tempo de a Ford se concentrar na integração da sua marca a nível global ao passo que implementamos o nosso plano para criar uma forte Ford», acrescentou o líder da Ford, que registou perdas de mais de 15 mil milhões de dólares entre 2006 e 2007.

    A Ford anunciou ainda que continuará a fornecer motores e outros elementos quer à Jaguar, quer à Land Rover, estando também previstas transferências de tecnologia para estas duas marcas.

    Com esta compra, a Tata, que se lançou na construção de automóveis apenas em 1999, volta assim a comprar no Reino Unido, depois de ter adquirido o produtor de aço anglo-holandês Corus em Janeiro de 2007 por mais de 10 mil milhões de euros.
     
  3. Amigos, começo a prever uma grande crise económica no reino unido, as mediáticas marcas de automovel, aos poucos estão a desaparecer e a serem adquiridas por países em crescimento!!!
     
  4. Isto para mim é uma desgraça....o_O:(:(-



    Marcas de tanto prestígio serem compradas por outras bem piores:rolleyeso_O:(


    Não considero a TATA (Indiana) uma marca tão boa quanto a Jaguar e Land Rover (Inglesas)...

    Os carros da TATA que se vêem em Portugal são poucos.... e os poucos que se vêem são uma miséria:wacko::(:rolleyes


    Se a jaguar e a land rover ficarem com os mesmos materiais/ construção da TATA pergunto o que será destes belos carros:(:(o_O


    Cumprimentos
    FF
     
  5. Eu também ouvi essa noticia ao almoço!! B)

    O que eu acho triste no meio disto tudo,é que para os "senhores" andarem bem montados em belos Jaguares, vai haver muita gente "escravizada" a trabalhar noite e dia a ganhar uma miséria que mal dá para se alimentarem o_O
     


  6. Estás a falar de Portugal.........Não???????
     
  7. A notícia não me agrada.

    Mas se virmos o que a Ford fez à Jaguar com o X Type,duvido que a Tata consiga fazer pior :huh:
     
  8. Que conservem a identidade destas marcas ao menos.
    Podem ser marcas com muita identidade mas nao se conseguem suster sozinhas. Talvez a Tata consiga por ordem na casa. espero que sim mas nao confio. Esta é a porta de entrada da Tata para os mercados europeu e americano, nao podiam falhar a oportunidade. Oxalá continuem a existir.

    Meus amigos este fenómeno da economia é frequente. Por exemplo, a Swatch é um gigante suiço da produçao de relogios descartaveis e conseguiu adquirir as principais marcas suiças. Nao é melhor do que elas, mas é a dona delas!
     
  9. Pois é...:oo é tudo muito bonito, mas o que realmente interessa é o vil metal, mais nada:huh: Estão na falência, aproveita quem tem dinheirinho fresco:))
    Tata, nisso:huh:
     
  10. Algo vai mal no Reino de Sua Majestade??!!
     
  11. Eu também vi a notícia...que tristeza!!!

    Vou já amanhã comprar um Jaguar...assim não corro o risco de trazer monhé...

    flores, jóias, tecidos, seda, bijutarias, sandálias...e sei lá mais!

    Ké frô?

    Cumps.
    Mário
     
  12. Já tinha sido falado em Setembro de 2007, que a Tata era o principal "futuro" comprador da Jaguar Land-Rover... Realmente é muito triste, mas a Jaguar estava a ter grandes prejuizos (900 Milhões por ano)... Não compreendo como uma empresa com a Ford, não faça cortes orçamentais, pois a Jaguar tem 4 fábricas para construir apenas "meia duzia" de carros... É muita malta... Mas segundo o novo "Boss", a investigação fica em Inglaterra pois os Ingleses tem o "Know-How"!!! Acredito que algumas fábricas vão para a India, para ter mais lucro... Quem ganha tb com isto é a FIAT, com "Joint-Venture" (com a TATA).
    A FIAT tb andou a fazer licitações, mas não foram bem sucedidas...

    Só falta mesmo é a Volvo, essa é a próxima a ser vendida!!! Segundo a Ford, já está a ser preparada para po-la aà venda!!!!

    Cumprimentos,
     
  13. quer queiramos quer não a crise está ai
    as grandes marcas de luxo não podem ter niveis altos de produçao
    e como tal as marcas mais modestas conseguem ter capital de investimento suficiente para esta gestão
     
  14. É isso, as marcas de pequena produção estão tramadas, ou "associam"(vendem-se) a grandes grupos ou vão à falência...
     



  15. E a Rolls Royce.............?????? Nem me lembrei desta, comprada pela BMW.
    Não penso que esteja mal entregue, mas mais uma vez a identidade da marca está em perigo, ou não?
    Pelo menos a fiabilidade deve continuar.


    Acho que foi também a TVR que foi vendida em 2004 a um milionário russo com 24 anos de nome Nikolay Smolensky.

    De salientar também que o maior accionista da Lotus é a "Proton", da Malásia.
     
  16. Realmente, se reflectirmos um pouco, Inglaterra neste momento não tem praticamente nada.

    Quer dizer, têm a história, que não pode ser vendida, têm muitas publicações sobre automóveis(realmente boas), têm muitas garagens de restauro, assim como calculo devam ter muitos entendidos nos modelos, seguramente dinheiro devem ter mais do que nós(também, como vendem tudo), enfim, daqui a uns tempos têm o mesmo que nós, ou seja nada...

    Logicamente que estou a brincar, pois é triste ver como a história automóvel de um país, desaparece em meia-dúzia de anos.

    Até os Minis, outrora símbolo de um país, deixaram de o ser.

    Antigamente, as empresas faziam esforços económicos por "carolice", também em parte porque quem estava à frente das mesmas empresas eram os seus "Fundadores".
    A partir do momento que são os "Conselhos de Administração", "Accionistas", etc., é muito mais difícil gerir qualquer coisa com o lado "humano", porque também não se encontra um "rosto" por detrás da liderança dessas empresas.

    É o dinheiro que move o Mundo.
    Antigamente era a vontade(com algum dinheiro também à mistura).
     
  17. Inglaterra tem o know-how de base, mas deixou ir tudo com o vento.

    Basicamente as marcas inglesas todas sofreram de alguma forma com a evolução tecnológica porque ou eram empresas de pequena escala ou não se souberam adaptar convenientemente. Mas fundamentalmente são exemplos de má gestão, todas elas. Isto fez com que a maior parte das marcas inglesas tenha morrido faz muito tempo, e as poucas que sobreviveram produziram na maioria porcarias por má orientação, que as levou a falir ou serem compradas. Espero que os novos donos ajudem os inglesinhos a orientar-se, porque de facto faz muito tempo que andam "às aranhas".

    O inglês é por essência um bom engenheiro e com intuição forte, mas é tão mau em gestão como nós portuguesinhos, daí o declive. Como quem governa as empresas desde o pós-guerra tem sido essencialmente os contabilistas e os gajos do marketing, os ingleses caíram fora do quadro.

    Veja-se o caso da Jaguar... andam há décadas desnorteados, e mesmo assim se fartaram de andar a desfocalizar os esforços em protótipos, competições e outros entretenimentos. Como dizia o Clarkson no Top Gear há tempos, a Jaguar esqueceu-se que se fizer um carro que efectivamente seja vendido isso dá... MONEEEEY! E é de dinheiro que se precisa para fazer o mundo girar.

    Só é pena que isto aconteça agora que lançaram o XF, que é um modelo decisivo para o futuro da marca e que pelos vistos é o primeiro Jaguar digno desse nome no segmento das berlinas desde há décadas. Com a imagem da Tata por trás a "borrar a pintura" compromete-se já um pouco o pedigree aparente do carro, o que é uma injustiça para um concorrente da BMW ou Mercedes... enfim.

    Um abraço a todos!
     
  18. Na minha opinião parece me que XF é um modelo decisivo, ou pelo menos parece... O primeiro a fugir da estetica "habitual", o futuro deve passar por isto, deixaram de dar tanta importância à "herança", deviam-no ter feito à mais tempo!!!

    Quanto a "Jaguares"(recentes) dignos desse nome existe apenas o XK/XKR Mk2!!!!

    Quanto a imagem da Tata por trás a "borrar a pintura", acho que não compromete aparentemente o carro, não vou deixar de comprar um BM* (nem eu nem ninguém) por ser fabricado na china ou em Africa...
     
  19. ora nem mais!!!

    com o x type qualquer um anda de jaguar!!!
     
  20. Mas como as pessoas(a maioria) compara a Jaguar com a BM* e a Merced*, também qualquer anda de BM* ou de Merced* !!!! :D :D
    È o que não falta ai....é disso...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página