Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Também são classicas...as Estações da CP

Tópico em 'Também são Classicos' iniciado por Rui Paixão, 12 Dez 2008.

Tópico em 'Também são Classicos' iniciado por Rui Paixão, 12 Dez 2008.

  1. Amigos, penso que era interessante partilharmos aqui fotos das estações da CP espalhadas por todo o nosso país. Algumas estão desactivadas à anos, umas abandonadas, outras preservadas e aproveitadas, enfim...

    Eu começo por apresentar a Antiga Estação da CP de Reguengos de Monsaraz, desactivada há alguns anos, mas felizmente que está preservada. Neste momento funciona como Gabinete de Acção Social do Municipio e o seu estado de conservação pode considerar-se muito bom!

    Ficam então as fotos!

    Abraço a todos.
     
  2. As fotos...
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Marvão-Beirã.
    Pena estar em obras, quando lá estive.
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Ora aqui está um tópico à maneira! Transportes ferroviários e tudo a eles relacionado é uma das minhas muitas paixões ;)

    Armazém da estação do Tordozendo.

    1a10dbd5649c2947281fd8aaf5f08063o.jpg

    É pena o estado em que está. Contudo, o edifício da estação em si, está restaurado (mas não sei da foto que na altura tirei).


    Brevemente coloco mais umas quantas, quando já não estiver em exames.
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Adoro comboios, logo tambem gosto muito das estações.

    Temos em Portugal muitas e muito bonitas....
     
  6. Neto dum ferrovíário que sou, nascido (quase) e criado numa estação este tema é muito interessante para mim, é pena tanto património dos caminhos de ferro ao abandono sejam estações ou material circulante, em muitos paises aproveitam essas linhas para turismo como estações para outro fins como restaurantes etc, mas aliado a esse fim, turismo, cá deixa-se cair tudo com o tempo, vejam por exemplo a linha do Tua quando o comboio ia até Bragança, eram quase 6 horas de viagem mas em cenários deslumbrantes e com as suas pequenas estações e apeadeiros decoradas com azulejos (paineis) lindos e que actualmente tudo foi roubado e destruido.
    É Portugal.
     
  7. Aqui a estação de Reguengos também tem os armazens ao lado...neste caso habitados por familias de etnia cigana...

    Ao menos servem para aguma coisa...;P
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Venham então mais contributos!
     
  9. Belmonte/Manteigas, com um clássico estacionado (ou abandonado).
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Caria.

    Parece abandonada, mas não está, ainda lá passa o regional Covilhã-Guarda.
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Os edificios das nossas estações são muito bonitos..
    Acho que estas infraestruturas podiam ser utilizadas para atracção turistica...
     
  12. Uma ideia, era arranjar entusiastas que se juntassem alugassem as linhas a REFER ou as autarquias, e restaurassem unidades Locomotivas e carruagens para fazer passeios no Verao.

    Linhas restauradas, sao uma "desculpa" para por todo o lado surgirem entusiastas que restauram carruagens e locomotivas, e mesmo as compram no estrangeiro. Existem estacoes que expoem bagagens da epoca, uniformes, utensilios, etc.

    Eis alguns exemplos de linhas restauradas por particulares:

    http://www.heritagerailways.com/
     
    Jose Manuel S Lopes gostou disto.
  13. Hi
    Pois por isso é que a linha do Tua está a cair aos bocados. Está à espera que alguem pegue na ideia e depois a edp construa a barragem.
    Na zona de vila real havia umas linhas que eram um espanto, lembro-me de em 1974 ver um comboio que parecia o "texas" dos filmes de "cow boys":D:D
    A chamine era maior que o resto do comboio.
    Por algum motivo os terrenos contiguos das linhas começaram a pegar fogo.o_Oo_Oo_O
    Olha Mike, será que sabes o nome daquele editor discografico que é dono de uma quantidade de locomotivas e de uma linha particular em UK??
    Vi um documentário (na TV) sobre isso e era um espectaculo, ver as locomotivas.
     
  14. A estação CP de Viana do Castelo é a mais bonita de todas!!!:D:D

    Eu hei-de scanear num dos postais antigos que o meu pai tem de Viana e colocar aqui.
     
  15. Esse Manager de que falas, é Peter ( Pete) Waterman, e já agenciou por exemplo Kylie Minogue e os Westlife.

    ele é apanhado dos comboios, e tem várias composições em tamanho real!

    Aqui perto, em Crewe,próximo da fábrica da Bentley, ele tem um armazém com uns "brinquedos" a vapor. Nas antigas instalações da Bombardier ( Que como adivinham, também se pirou daqui para fora como fez aí...)

    A composição que participou no filme "Harry Potter" ( A Oulton Hall) também está guardada aqui, mas os putos partiram-lhes os vidros.

    Interesso-me bastante por locomotivas a vapor, e faço trabalho voluntário numa linha desactivada. Já conduzi um "Tank Engine", que é uma locomotiva que leva o tanque de água em cima da caldeira. E já viajei de Manchester a Birmingham no "Flying Scotsman", que bateu o record de velocidade em 1936. Não na cabine, mas num dos "Pullman" ( Carruagens)preservados.E também na "Duke of Gloucester" que foi a locomotiva de maior dimensão e tonelagem fabricada no Reino Unido.

    Portugal tem condições excepcionais para fazer qualquer coisa, mas não se pode esperar que " os responsáveis " façam alguma coisa. Temos de deitar mãos á obra nós próprios.
     
    Jose Manuel S Lopes gostou disto.
  16. Penso que existe um projecto para fazer isso de que o Mike fala. Sinceramente não me lembro em que linha é.

    Vamos lá ver se passa só do projecto :feliz:
     
  17. Combóios? quem falou em combóios? eu sou um apanhado por eles, não fosse neto de um ferroviário e de ser oriundo de uma terra que cresceu à custa dos caminhos de ferro - Pampilhosa - e aí brinquei e cresci nessa estação.
    Realmente é pena que tanta estação e mesmo composições, máquinas e linhas desactivadas que ainda estão com os carris ao abandono, por exemplo numa garagem da estação da pampilhosa está uma locomotiva que fazia a linha da beira alta é a BA (não me recordo do nº) que está lá recolhida mas já esteve no exterior em exposição, mas quando a refer precisou do terreno para erguer um edificio para escritorios, arrecadaram-na até hoje, mas mesmo assim tem sido vandalizada, já roubaram peças de cobre e outras coisas, qualquer dia só lá estará a carcaça.
    Projectos já ouvi e li que iriam iniciar com algumas linhas para efeitos de turismo e que algumas camaras é que iam gerir isso mas são sonhos, aqui tudo que pare vai para o lixo, infelizmente, temos tanta riqueza e onde os nossos governos haviam de apostar era nisso mesmo, no turismo, um pais com praias de norte a sul com campo, com vários climas, com a gastronomia diversificada que temos e as excelentes paisagens que possuimos, não sei porque não se aposta a sério nisso, o nosso país não é só o Algarve, eu costumo dizer que o Turismo é o nosso petroleo, só que não apostamos nele.
     
  18. Pois é!

    Temos um património riquíssimo de linhas e comboios antigos, bem como de aviões e aeródromos (vão ao google earth e vejam o panorama no de Alverca).

    Se calhar precisavamos mais de ver isso valorizado do que de ter um TGV a atravessar 300km...

    Voltando ao tópico:

    Vou ver se peço ao Ricardo Carreiras para tirar umas fotos à estação de Viana.
     
  19. Venham dai as fotos pessoal!

    Como já referi no inicio do topico, tenho o prazer de trabalhar num destes magnificos edificios. Estava ao abandono como infelizmente há muitas no nosso país, mas o municipio restaurou e transformou em Gabinete de Acção Social ;);)

    Aqui pelo alentejo a maioria estão completamente ao abandono...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página