Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Talbot Sunbeam Lotus

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Eduardo Flôr, 3 Jul 2008.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Eduardo Flôr, 3 Jul 2008.

  1. O Talbot Sunbeam Lotus foi lançado em 1979 no Salão de Genebra, com um motor Lotus,originário do Lotus Elite 501,2.2 litros twin-cam de 4 cilindros,150 cavalos as 5.500rpm,podendo atingir os 200 klm/h.

    Na verdade a Talbot queria afirmar-se junto com a Chrysler Europe,e assim surgiu o Talbot Sunbeam Lotus (a homologação do carro de rallye para o Grupo 2, foi datada em 01/02/1982 - B227, com motor de 2.172cc em linha - 4 cilindros, com compressão de 11:1, 16 válvulas DOHC, 2 carburadores Dellorto 48mm, 234hp - 60mph em 5 segundos .

    O Talbot Sunbeam-Lotus fez sucesso em 1980, no Lombard-RAC Rally, batendo os anos de domínio da Ford inglesa, primeiramente com o Cortina e depois com a série Escort.

    A carreira internacional do Talbot Sunbeam-Lotus, foi desenvolvida entre 1979a 1982, ganhando o Campeonato Mundial em 1981. Em 1980, quando ganhou o duro rallye Lombard-RAC, com Henri Toivonen, já havia uma certeza,que aquele carro de 4 cilindros tinha mutas capacidades.

    O sucesso deste modelo só acabou, quando a FIA resolveu mudar as regras, para os Grupos A, B, etc,e mesmo assim, alguns Talbot ainda conseguiram, mesmo contra os protestos dos outros participantes, correr alguns rallyes do WRC, no Grupo B, até o final de 1983.

    Em 1981 a fábrica de Linwood na Escócia, lar dos Sunbeams desde 1970, fecha e a produção do Talbot Sunbeam Lotus é terminada - como dizem os escoceses: "The Sunbeam name was never again revived" - para a tristeza de muitos.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página