Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tópico DKW

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por António Calhanas, 23 Dez 2008.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por António Calhanas, 23 Dez 2008.

  1. Ao abrir este tópico,pretendo dar a conhecer melhor uma marca,que se calhar é desconhecida para muitos ,pois quase dela não se fala,e á qual estou ligado afectivamente.O DKW foi o meu primeiro carro,quando casei,sendo também por onde comecei as minhas colecções.
    Faça-mos todos um grande tópico,com as nossas contribuições.
     
  2. Tem fotos desse tal carro?
     
  3. Ei-lo,José junto com um belo por do sol e eu com 22 anos:D
     

    Ficheiros Anexados:

  4. O meu falecido avô teve um 3-6! Ainda me lembro de andar nesse carro! Já era bastante velho nessa altura, mas, segundo o meu avô, era um carro fiável e só o trocou mesmo quando não teve outra hipotese! Localizei esse carro perto de Anadia há cerca de um ano! Liguei ao actual dono, que me pediu uma pipa de massa pelo carro... e sem documentos! (Pudera, os documentos, tenho-os eu...)
    Ainda gostava de fazer pelo carrito e restaurá-lo á sua condição original! Mas só se o gajo que o tem o vender por um preço mais razoável....
    Segundo me foi dito, não sei se será assim se não, ainda existe um mercado de peças razoável para esta marca no Brasil!
    Pronunciem-se os mais entendidos. pois não sei muito acerca desta marca!!!
    Segue uma foto de um igual ao que o meu falecido avô possuía!
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Qual é o modelo?

    È que eu de DKW nao percebo nada..
     
  6. A DKW é uma marca histórica de automóveis e motocicletas, associada em todo o mundo a motores com ciclo de dois tempos , fábrica alemã fundada em 1916 pelo engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen que, em 1932, com a Grande Depressão, se uniu a outras três fábricas, a Audi, a Horch e a Wanderer, para formar a Auto Union. Em 1938, o grupo ganhou a participação da NSU. Em 1957, a Auto Union foi adquirida pela Daimler-Benz e, em 1964, pela Volkswagen, passando então a ser denominada Audi.

    .
     

    Ficheiros Anexados:

  7. O modelo era um F 12 ,já com misturador automático,igualzinho ao do vídeo.:D

    .
     
  8. DKW P-15 com 600cc de 1927/28
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Luis como já lhe tinha dito também tive esse modelo,e ainda há por aqui algumas peças dele:D,aperte com o homem ,diga que tem o livrete etc etc,etc pois vale a pena,já é muito raro ve-los.
     
  10. Há uns 5 ou 6 meses passou um por mim, tava impecavél!

    Infelizmente nao tenho fotos!
     
  11. Dos primeiros um F1 e um 1000 em 1931

    .
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Um bom tópico para uma Marca menos conhecida nos tempos que correm, realmente já é raro ver um modelo destes carros a circular por aí.
     
  13. Um pouco da historia

    Em 1916, o engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen funda a "Dampf Kraft Wagen" (ou carro de força a vapor), DKW, na Saxônia, na Alemanha.

    Em 1928 a DKW já era a maior fabricante de motocicletas do mundo.

    Em 1932, o Saxon National Bank sugere que a Audi, a DKW, a Horch e a Wanderer se unam para formar a Auto Union.

    Em 1938, a Auto Union ganha a participação da NSU.

    Em 1939 é testado um prototipo do F9, com motor de dois tempos com três cilindros, que seria produzido apenas após a Segunda Grande Guerra e equiparia grande parte dos automóveis da DKW até o final de suas actividades.

    A partir de 1939 e até o final da Segunda Grande Guerra, a Auto Union se torna o maior fornecedor de auto peças e de automóveis para as forças armadas da Alemanha.

    Em 1949, é retomada a produção na Alemanha Ocidental com o lançamento da van F800 Schnellaster e do sedam F89. Este sedam tinha a carroceria do F9 e o motor de dois tempos com dois cilindros do F8, ambos anteriores à Segunda Grande Guerra.

    Em 1953, é lançado o F91, com motor de três cilindros.

    Em 1956, são lançados o F93 e o Munga. Nesse ano, a Vemag começa a montar no Brasil uma camioneta derivada da família F91.

    Em 1957, é lançado o copê desportivo 2+2 1000Sp, produzido até 1964 e que teve uma versão conversível a partir de 1962. Nesse ano, a Auto Union é adquirida pela Daimler-Benz.

    Em 1958, a Vemag começa a fabricar no Brasil sedãs e camionetas derivadas da família F94 e um jipe baseado no Munga, com crescente índice de nacionalização.

    Em 1964, no Brasil, é lançado o Fissore, um sedan duas portas com carroceria projectada pela Carrocerias Fissore, da Itália, sobre mecânica e chassis DKW.

    Em 1964 é lançado o último DKW, o F102. Nesse mesmo ano, a Auto Union é adquirida pela Volkswagen, passando então a ser denominada Audi. A Volkswagen pretende encerrar a produção de motores de dois tempos, comercialmente antiquados, e incentivar a produção de motores de quatro tempos.

    Em 1965, a Auto Union passa a ser definitivamente denominada como Audi e o F102, o último modelo em produção da DKW, passa a ser comercializado com o símbolo da Audi, enquanto não estiver disponível o novo carro da marca, agora com motor de quatro tempos.

    Em 1966, é encerrada a produção do F102 e a fabricação de automóveis com motores de dois tempos. A Audi passa a comercializar automóveis derivados do F102 com motores de quatro tempos, dando início a uma bem sucedida linha de automóveis de alto desempenho.

    Em 1967, no Brasil, é produzido o Puma DKW, com carroceria em fibra de vidro e mecânica e chassis DKW-Vemag. O Puma DKW foi o primeiro dos Pumas e é uma versão esteticamente melhorada do Malzoni GT. Nesse mesmo ano, no Brasil, a Volkswagen adquire a Vemag e no final do ano encerra a fabricação de automóveis com motores de dois tempos.

    .
     
  14. Aqui vai a minha contribuição...publicidade.
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Para um amante da SAAB estava a estranhar que não fizesse referncia à DKW. Os SAAB no início adoptaram os motores da DKW e o assustador sistema de "roda livre". A DKW foi uma marca famosa, principalmente no Brasil. Para além de automóveis, também construía motos.
    Como contribuição, um pequeno texto que recolhi sobre a VEMAG DKW no brasil. Tenho também algumas fotos que depois coloco.
     

    Ficheiros Anexados:

  16. A DKW em competições automobilisticas.
     

    Ficheiros Anexados:

  17. Para mim o modelo mais bonito de todos. O MONZA
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Algumas motos
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página