Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

suspenção do e 21

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Luis Miguel Almeida, 10 Jan 2007.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Luis Miguel Almeida, 10 Jan 2007.

  1. boas, alguem sabe como rebaixar um carro sem comprar molas novas, e quais os resultados.
     
  2. Ora aí está uma questão à qual ainda não tive uma resposta que me convencesse, isto porque ainda não encontrei ninguém que tivesse experimentado as duas opções possíveis : comprimir ou cortar.
    Existem os teóricos que só colocam defeitos numa ou noutra opção e também nas duas.:D
    Todos nós sabemos que a opção certa é a compra de umas molas mais curtas para rebaixar um carro, mas o orçamento é muitas vezes mais curto do que seria desejável, por isso as outras duas possibilidades não devem ser colocadas de lado.

    Tuning, já muitos devem pensar, caso dos mais puristas, mas para estes eu vou dar só um exemplo.
    O meu 1602 apresentava uma postura tipicamente 02 com alguns anos: a frente levantada.
    Como na lista das minhas prioridades o gasto de dinheiro em molas está muito para o fim, resolvi atacar o assunto de modo barato e cortei uma espira nas molas da frente.
    O carro ficou nivelado, sem o aspecto de rebaixado e a frente ficou mais incisiva.
    Eu que até pensava em comprar molas novas um dia, desisti, pois ficou óptimo e se eu não tivesse feito esta confissão aqui vocês nunca dariam pela alteração.
     
  3. Comprimir não é muito bom pois, normalmente à quem lhes dê um pequeno aquecimento e isso não é nada bom, mesmo nada pois vai tirar as propriedades mecânicas do material.
    O cortar já não trás nada de mal, se o corte for feito devagar e sempre a arrefecer, também não se pode cortar muito porque se não pode-se ficar sem a rigidez suficiente.

    Um abraço!
     
  4. O correcto seria a aplicação de uma mola mais curta e um amortecedor adequado à altura da mola, como o intuito é ter o mesmo efeito por menos dinheiro, que é o que todos procuramos, poderá cortar a mola, o suficiente e de modo que quando o mola estiver corta esta assente bem no prato do amortecedor.
    Depois há um pormenor que devemos ter em conta:
    Se quisermos o carro mais baixo e um pouco mais duro, mantemos o amortecedor com a altura standard, mas desta forma o amortecedor tem uma longevidade menor, como a mola é + baixa o amortecedor vai trabalhar um pouco mais abaixo no seu curso,( como se com a mola original o carro estivesse carregado), desta forma o carro não "afunda" muito porque o amortecedor está mais abaixo no seu curso (+ em carga), mas em lombas mais pronunciadas e isto numa condução mais severa e desportiva o curso da suspenção para cima é o mesmo que na suspencão standard, podendo haver uma suspenção/efeito um pouco descontrolada. Isto foi o que aconteceu num carro que tive e fiz esta alteração optei pela solução seguinte e colmatei este efeito.

    Para tentarmos manter a suspenção mais dimencionada podemos tornear o veio do amortecedor, se a mola baixou 3 ou 4 cms o mesmo devemos baixar no amortecedor assim o amortecedor está a trabalhar dentro do seu curso padrão.

    Nunca esquecendo que alterações que alteram as caracteristicas do carro podem ter resultados inesperados, digo isto não como censura mas mais por um alerta para termos cuidado nas alterações que fazemos, a segurança em primeiro lugar.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página