Sunbeam Sunbeam Avenger 1972 - O Meu Sunbeam

Diários de Bordo

Sunbeam Sunbeam Avenger 1972 - O Meu Sunbeam

OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Neste momento está na oficina do Sr. Fernando, que tem vários clássicos, a resolver um problema, digamos, hidráulico para dia 30 ir fazer o Rallye de fim d'ano na Figueira
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Felicidades para o Rallye da Figueira.
Obrigado, é mesmo na desportiva para desanuviar a cabeça, vamos é ver se o Sunbeam se porta bem como de costume, pois teve parado uns meses e anda com uns achaquesitos, mas quando chegar à Figueira, depois de 150 km.s a tirar o pó, já deve estar bom
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Adoro a matrícula e não vai lá estar mais nenhum sequer parecido.
Um abraço vemo-nos por lá.

Efectivamente a matrícula é, também, especial e faço questão de a ter bem limpa e iluminada para quando ultrapasso alguém a malta não ter dúvidas que foi uma honra ter sido ultrapassada por mim e pelo meu Sunbeam. Outra vantagem de ter uma matrícula com forte personalidade é que quando alguém se aproxima por trás vê a matrícula, abranda, pede licença e então, como somos uns gajos porreiros, eu e o Sunbeam, damos passagem na boa.
Agora menos a brincar... quando era miúdo tinha na cabeça centenas, ou mesmo milhares, de matrículas, era capaz de ver um carro uma vez, se por qualquer razão me chamasse à atenção, decorava a matrícula e se o voltasse a encontrar passados meses, ou anos, identificava-o imediatamente fosse carro, camioneta, camião, o que fosse. Tanto exercitei a memória que agora não tenho nenhuma e não sei a matrícula dos meus dois plásticos, apenas sei a FP-96-69 e a HG-35-04, esta a matrícula do VW do meu avô e de que nada sei desde há cerca de 10 anos.
Curiosamente, em 1973 deverão ser sido matriculados, pelos meus cálculos, quase 10.000 carros com as letras FP, incluindo o meu Sunbeam. Pela lei natural da vida deveriam ser vivos aí uns 20, 30, talvez 50. Mas o FPs são duma cepa forte e é frequente encontrar FPs de 1973 em concentrações, rallyes ou simplesmente a passear, pelo que calculo que existam, pelo menos, uns 1.000, segundo os cálculos absolutamente rigorosos que fiz, agora. (ou será que ignoro todas as outras matrículas e só reparo nas FPs?),
Mas António, deixemos-nos de matrículas, avizinham-se dias difíceis para o colesterol, vai ser uma luta brava, mas depois, no dia 30, recuperamos os hábitos saudáveis, ou não. Boas Festas, abraço
 
Última edição:
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Tive a reparar na foto anterior e pareceu-me que o Sunbeam estava um pouco torto. Então fui lá fora conferir e conclui que está, quase, direitinho. O problema deve ter sido da escoliose do fotógrafo e do telemóvel, que é chinês e está todo partido.

Aliás perguntei-lhe, ao Sunbeam, se estava bem, mas ele não me respondeu, estava a dormir, espero que de manhã acorde bem disposto, pelo menos que acorde.

A preparação para o Rallye está a correr muito bem, tenho 4 pneus, ao contrário do ano passado em que levava calçado umas coisas redondas que de pneu já não tinham nada.

No início deste ano o Sunbeam fartou-se de circular, por conta de um plástico económico em combustível e perdulário em peças.

Depois em Junho foi à concentração da terra e recolheu-se à sombra na garagem, que tanto o Sunbeam como eu adoramos sol, mas à sombra.

Como, infelizmente, o sol e o Verão nunca mais acabavam o Sunbeam foi se deixando estar na garagem de tal forma que passou a data da IPO. Só há pouco tempo é que dei conta que o fim d'ano estava próximo e, portanto, precisava de ir à Figueira tratar de assuntos da maior importância.

Assim levei o Sunbeam a fazer uma consulta de rotina e o diagnóstico foi o do costume, uma lâmpada fundida, uma limpeza ao motor para parecer mais bonito na inspecção, verificar níveis e depois foi aprovado, com distinção como sempre, na IPO.

Na realidade os senhores da IPO não conhecem, felizmente, o Sunbeam como eu, se não poderiam ter reparado que o meio ano de garagem lhe fez mal. O manómetro da gasolina e da temperatura do motor oscilam entre o desmaiado e o morto e o conta quilómetros parcial continua a só contar até 99, deve ser um problema de memória.

Além disso o motor de arranque está bastante debilitado e inspira-me grandes preocupações.

No entretanto espero ter resolvido um problema hidráulico que se arrastava há vários anos, o Sunbeam metia água ao ritmo a que um camelo sequioso bebe. Agora quando chover espero que só meta água ao ritmo a que um passarinho beberica.

Portanto, tirando a circunstância de não ter manómetros de temperatura e combustível e do conta quilómetros contar assim assim nos primeiro 99, está tudo pronto para a Figueira.

O conta quilómetros, aliás, não faz falta nenhuma para o Rallye porque já comprei um de bicicleta e vai ser facílimo conseguir que mo instalem nos próximos dias..., mas também se não for instalado levo-o na mão e vou contando em voz alta.

De qualquer forma estou muito confiante, é a terceira vez que vou ao fim d'ano e vou levar comigo o terceiro navegador.

Os meus dois primeiros navegadores têm muita pena mas não podem repetir a experiência, um penso que tem que ficar em casa a tomar conta das plantas enquanto a mulher vai às compras com a mãe, o outro penso que vai, ele próprio, às compras... com a sogra.

Mas à terceira é de vez, levo uma arma secreta. O meu novo navegador a última vez que participou num Rallye foi no tempo do Escort RS do Quim e do Dr. Miguel, na altura virou uma litradas valentes de tintol e ainda hoje diz que não se lembra quando falamos disso.

Chegaremos de véspera à Figueira porque no dia 29, à hora de jantar, tenho uma importante reunião de trabalho com amigos ex-colegas de trabalho.

Depois só tenho que arranjar onde dormir, o que ainda não fiz, porque se não arranjar acomodações em condiçõ€s não há problema pois o Sunbeam tem, ou pelo menos eu achava que tinha há 30 e tal anos atrás, uns excelentes bancos que rebatem e tudo.

Mesmo que esteja frio não há crise. O Sunbeam tem uma chauffage com uma característica muito peculiar, é que mais que ar quente como qualquer banal aquecimento, a minha chauffage (com dois ffs, pf) exala um odor envolvente e basta concentrarmo-nos que parece que estamos à lareira.

De qualquer forma, se necessário, não há nada que umas mantas não resolvam. Além disso depois da reunião de trabalho com os ex-colegas de trabalho não creio que vá ter frio e seguramente dormirei com um anjo.

Está tudo, quase, controlado…


Bons natais para todos
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Então vamos lá pôr a escrita em dia

O dia começou assim

IMG_20171223_085258.jpg

Durante a noite esteve frescote e por isso deixei o Sunbeam descansar até por volta das dez para apanhar um pouco de sol antes de acordar e pôr-se a trabalhar.

Mas, verdade seja dita, o Sunbeam habituou-se à preguiça e estava-lhe a custar um bocadinho acordar, trabalhar, foi preciso aumentar um pouco o débito na goela para se dispor a começar o dia e subir a rampa.

Depois tomou-lhe o gosto e foi a viatura oficial de toda a família durante todo o dia, levou a madame ao cabeleireiro, a filha aos treinos, moi meme a vários sítios, fui ao stand reclamar do plástico novo, fui ao supermercado, fui dar uma volta ao bilhar grande, fui ao ginásio e aproveitei para não ir para poder dar mais uma volta ao bilhar grande, enfim uma canseira.

Durante o dia foi-se sentindo cada vez mais solto e ao final da tarde... voilá
IMG_20171223_163032.jpg
O fantástico quadrante voltou a funcionar a 100% como se pode comprovar.

Depois ao final do dia foi este souplesse, esta elegância a voltar para a rampa



E como se queixam que escrevo muito (nããoo !), este DB hoje acaba com mais um bídeo fantástico

 

Anexos

  • IMG_20171223_085258.jpg
    IMG_20171223_085258.jpg
    189.8 KB · Vistos: 103
  • IMG_20171223_163032.jpg
    IMG_20171223_163032.jpg
    214 KB · Vistos: 102
Topo