Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Starlet 12 V?

Tópico em 'Toyota' iniciado por luisdafonseca, 17 Nov 2009.

Tópico em 'Toyota' iniciado por luisdafonseca, 17 Nov 2009.

  1. Boas pessoal á tempos vi um starlet da segunda fase que dizia de lado 12valve não eram estes todos de 8 valvulas? Será que me podem indicar quais os modelos que tinham 12?
     
  2. Luis , com toda a certeza que é de 8V. isso devia ser autocolante pra brincadeira , tipo bagageira com Turbo num KE:D:Dos 12 V, só sairam a partir deste modelo :DVer anexo 141971 o famoso EP91 com motor de 900cc de 16V e o 1.3 tambem com 16V, o famoso motor do XLi ( 4E-FE)motor potente pra carro pequeno:p
     

    Ficheiros Anexados:

  3. dai pra frente foi substituido pelo Yaris;)
     
  4. Engraçado...Também vejo um com Starlet 1.3 12valve na lateral...carro de senhora,todo de origem...
     
  5. Ficheiros Anexados:

  6. Quase que jurava que um tio meu tem um starlet 12vB)

    Se estiver enganado peço desculpa.


    Cumprimentos.
     
  7. A Net tem destas coisas, vão ao Google e pesquisem " starlet 12v " logo vêm o que aparece.B)B)B)


    Cumprimentos.
     
  8. :(-Vergonha completa a minha :(-deve de ser do cansaço o_O e eu em casa que tenho um Corolla tambem de 12V e é o mesmo motor que o Starlet que tanto se fala aqui :(-desculpem lá pessoal , existe sim , é o EP81 e com o motor 2EE, lapso terrivel meu, já vou é dormir :D
     
  9. Existe sim Starlet 12v, passo por alguns na estrada e uma vizinha tem 1.
     
  10. Starlets são sem sombra de dúvida o meu assunto preferido.
    Por isso vão buscar um café bem quente, calcem os vossos chinelos preferidos com ursinhos e sentem-se confortavelmente, mas tentarei ser o mais directo possível para não vos aborrecer.

    Os Starlet podem ser divididos em duas gerações, uma é 8V e a seguinte é 12V.

    Os Starlet KP-60 e KP-61 eram 8V e tracção traseira e creio que foram importados apenas na versão 5 portas (poderá haver algumas excepções - não sei), e motorizações 1.0, 1.2 e 1.3. As versões seguidas de um "S" (1.2S ou 1.3S) significa que vinham equipados com caixa de 5 velocidades e partilham os motores dos Corolas KE, uma vez que são motores da familia "K".

    A partir de 1985 deram origem à geração seguinte designados por Starlet EP (EP-70, EP-71) e estes eram 12V, tracção dianteira, SOHC, e curiosamente embraiagem hidráulica. Possui 2 valvulas de admissão de diferentes diametros e uma de escape.

    Para o nosso país foram importados na versão 3 portas, e todos que se veem por ai são (provavelmente) os EP-70, ou seja, motor 1.0 de 12 valvulas com caixa de 4 velocidades.

    Muito simplesmente a Salvador Caetano não importou as interessantes versões 1.3 12-Valve e 5 velocidades...

    ...à excepção de cerca trinta e tal unidades que foram importados com o fim exclusivo para correr no Troféu Toyota. Estes eram uma edição especial da Toyota destinada a mercados de exportação e são facilmente reconhecíveis por terem os interiores pretos com padrões vermelhos (e alguns com padrões azuis se não estou em erro)

    Neles correram durante vários anos pilotos bem conhecidos do panorama automobilístico nacional até que apareceu a geração seguinte - os EP-80.

    Ao dar lugar à geração seguinte a maioria destes "guerreiros" EP-71 de troféu caíram nas mãos de privados, não sei do paradeiro de todos eles, mas sei que infelizmente nem todos sobreviveram aos anos, e alguns tiveram um fim trágico, sendo este um modelo muito raro no nosso país e com muita história.

    É um modelo muito interessante mas que sem motivo aparente foi sendo esquecido ao longo dos anos, se me permitem fazer uma analogia, é um pouco como aquele tio afastado que nunca aparece nas fotos de família, e que nunca é convidado para os jantares de Natal. hehe :)

    Os Starlet EP-70 e EP-71 partilham o mesmo motor dos Corolas da mesma época, sendo motores da familia "E".
    Como já disseram mais acima, os Starlets das gerações seguintes vieram também com este motor 12V.

    Estes carros na altura que saíram produziam uma relação peso potencia superior aos carros da altura (e carros actuais até), e o facto de terem 12V permitia ter melhores prestações e consumos mais contidos que os seus concorrentes directos da época.

    Mesmo actualmente há carros 12V 1.0 com caixa de 4 velocidades a marcar 190km/h, eu próprio já consegui comprovar isto. Óbvio que não serão km/h reais, mas não anda muito longe. ;)

    São motores que sempre foram muito fiáveis e que apenas pedem a manutenção básica(óleos, filtros, e pouco mais), um autentico cavalo de guerra.
    Como já li noutro fórum, são poucos os que se vêem, mas quem os tem raramente se desfaz deles.

    Cumps,
    ren
     
  11. Renato................nota máxima :feliz::huh:
     
  12. Obrigado!:D
    Eu bem avisei! Não puxem por mim que eu não me calo! :D
     
  13. :D:D:D
     
  14. Os meus parabens por este magnifico post... quem sabe sabe!!! Quando alguem tiver duvidas sobre starlets já sabe com quem falar:)

    Abraço
     
  15. Grande Renato.
    Vai falando que eu vou lendo.
    Os meus parabénsB)
     
  16. He lá! Não esperava criar tanto impacto.
    Qualquer dúvida ou algo que possa ajudar estarei sempre disponível! Principalmente sobre Starlets EP que é onde estou mais confortável.

    Adquiri recentemente o meu segundo Starlet! Depois de tanto procurar encontrei um ex-troféu EP-71! ;-) Daí que esteja dentro do assunto.
    Queria partilhar fotos aqui no forum mas tem sido só andar com ele, pelo que ainda não agarrei na máquina.

    Infelizmente nunca encontrei videos destes "cavalos de pau" a correr em Portugal. Deixo aqui um video(que espero não ter sido já publicado no portal) deste pequeno grande carro a correr nos Paises Baixos.

    Para mim é simplesmente excepcional o quanto estes trofeus eram disputados, cada toque, saída de pista, pião, sempre para-choques com para-choques, etc.

    Não há garantias de quem irá ganhar nem nimguém que se destaque desde o inicio, pelo contrário, o vencedor é decidido nas voltas finais.


    YouTube - Toyota Starlet Cup
     
  17. ? Como é que reconheces-te o teu?
    Parecem todos iguais... e não se vê matriculas.....
     
  18. O meu não anda ai! Isso é na Holanda e ele correu cá em Portugal.

    - O carro faz parte da tal edição com os interiores pretos que caracterizam os carros de troféu.
    - Tem ainda as alterações realizadas para os carros correrem, nomeadamente a nível de suspensão. (E mais umas coisinhas no motor que o representante da marca oficialmente desconhecia)
    - É um motor 1.3 de livrete, que nunca foi importado pela Salvador Caetano para fins comerciais, apenas para troféu.
    - Todos os carros de troféu foram importados em 1986, tendo muitos a matricula TP-18-xx
    - Tenho o livrete original do veículo com o nome do piloto, bem como todos os registos de IPO do veículo.

    - Não tem passaporte técnico mas creio que posso pedir uma segunda via, e gostava de o fazer para ter um registo mais completo do percurso deste automóvel.
     
  19. boas renato, bem de facto desconhecia esses fctos todos cerca dos starlet 1.3s e fiquei ''estupidofacto'' qundo vi o teu no domio, o carro alem de lindo parece mesmo um relogio a trabalhar,e bem equipado que ele esta, gostava de arranjar um starlet pra preparar so para trackdays mesmo o 1.0 é muito fixe

    parabens
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página