sprint veloce motor

Tuning? Ninguem aqui está falar de spoilers e kits .
Isto sao alfa romeos a serem alterados de forma mecanica.
Mas e voçe quizer eu ofreço a si um boné , já que tem inveja xD
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Tuning? Ninguem aqui está falar de spoilers e kits .
Isto sao alfa romeos a serem alterados de forma mecanica.
Mas e voçe quizer eu ofreço a si um boné , já que tem inveja xD

Dário, primeiro que tudo, calma.

Segundo, o Pedro tem razão, é de tuning que vocês estão a falar. E isso não é mau por si só. Tuning de época bem feito é do melhor que há. Aquilo de que tu falas (spoilers e kits) é xuning.

Terceiro, acho pretensioso alguém achar que sabe mais que os engenheiros da Alfa Romeo.

Quarto, por favor tem algum cuidado com os erros na escrita.

Por fim, comentando o tópico, acho um exagero 200 ou 300 cavalos num Sprint Veloce.

Provavelmente a certa altura ia ficar deste género:
avtakrenault115lx3.8100.jpg

Alterar a potência de origem do 1.7 (cerca de 120 CV) até uns 150 ou 170 CV ainda vá, agora meter um 1.7 com turbo e o caneco e esperar que a coisa com mais de 200 CV fique capaz de ser guiada, é um bocado utopia.

"A estética do Alfa Romeo Sprint é gira... mas era melhor ter mais potência... Vamos modificar!"
Gente, isso já existe.
Chama-se Alfetta GTV e curiosamente foi inventado... pela Alfa Romeo!
Ainda por cima tem tracção atrás...
 

Anexos

  • avtakrenault115lx3.8100.jpg
    avtakrenault115lx3.8100.jpg
    32.3 KB · Vistos: 6
Boas , estou calmo , estava apenas a brincar como o individo estava comigo .
O que estamos a falar não é nada fora do vulgar , muitos alfistas fazem o mesmo .
E aumentar potençia não é saber mais que os engenheiros , mas sim pegar no que já é uma perfeição e dar lhe um pouco mais , na epoca os carros eram bons mas nesta epoca com a tecnologia que existe podemos melhorar o que havia antes .
Por mais ou menos cavalos é no direito de qualquer dono do seu Alfa romeo , e a opinião é pessoal e uma questão de gostos .
Não leve a mal mas a palavra xuning não existe , tuning no sentido em que o outro individo estava a dizer , era como se tivessemos a fazer alterações ridiculos , mas não , e tal como outros publicados aqui , há modificações parcidos ao que estava a falar com o "valter" portanto que eu sei estou no forum de todos os tipos de conversas e projectos de classicos , quer seija de origem ou quer seija alterações .

Cumprimentos e bom resto de domingo
:)
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
...muitos alfistas fazem o mesmo .:)

Fazem sim senhor, mas fazem-no ao espírito da época, de maneira bem diferente da que queres fazer. Todos os outros que têm um Alfa Romeo, mas na verdade queriam ter era um Subaru Impreza vestido de Alfa Romeo, a esses já não se chama "Alfistas", porque na realidade esses não gostam do Alfa Romeo como foi feito, como foi pensado.... na verdade não gostam do Alfa Romeo ao ponto de querem ser eles o criador da máquina, transformando-a, modificando-a, dando-lhe outro propósito para a qual não foi feito, nem pensado, nem trabalhado.

Dário: Se fosses um engenheiro Alfa Romeo com 80 anos que trabalhaste na casa mãe a desenvolver este ou aquele aspecto técnico do carro, perdeste horas de sono, dores de cabeça, etc... será que se fosses esse Homem (com "H" maiúsculo) não te sentirias ofendido por um amador pensar que tu não eras assim tão bom ao ponto de modificar todo o seu trabalho, toda a sua vida e propósito nela?

Um Alfa Romeo (mais uma vez com letra maiúscula) não é apenas um carro. É uma obra de arte que teve investimento humano e isso tem que se respeitar. Quem és tu para poder sequer pensar que esse aspecto pode ser alterado? Olhando para mim, eu não sou ninguém, sou apenas um simples proprietário de Alfa Romeos que por gostar da marca, deve respeitar e escrever a história como a marca quis escrever na época. Deste modo somos fieis á marca da qual gostamos e, mais que isso, somos fiéis á história que como amantes de carros clássicos devemos ser os primeiros a defender.

Modificar um Alfasud Sprint de maneira a ter 200 cvs (quase impossível) como queres fazer é tudo menos isso que descrevi atrás. Se queres um carro com 200 cvs e se gostas de Alfa Romeo compra um SZ ou um Montreal, se não gostas assim tanto de Alfa Romeos compra um Subaru ou um Seat Ibiza (sempre com boné ;) ).

Um Alfa Romeo é como uma obra de arte... pensa num quadro ou numa escultura, um Alfa Romeo é igual, a única diferença é que, para além de ser arte, tem o propósito de te levar de X a Y. Vou dar-te outro exemplo: um Alfa Romeo é dos poucos carros que, quando avaria e já não há mais nada a fazer, podes perfeitamente pendurar na parede da sala que até a mulher gosta! Pegando no primeiro exemplo, que concordarás de certeza, é como comprarmos um quadro da Maluda mas depois fazeres mais uns riscos assim e assado para ficar ao teu gosto... capice?

Muito sinceramente até já fui como tu Dário e por ter sido como tu é que estou aqui a dar-te uma achega como me deram quando tinha os meus 18 anos. Foi bom terem-me dado na cabeça, era mais uma opinião que tinha para raciocinar, deram-me muitas vezes e hoje decidi como quero ser, mas tive que abrir os horizontes. Aproveita aqui a opinião do "indivíduo" (com um "u" atrás do "o") e de outros como eu, apenas estamos a lutar pela honestidade histórica e pela humildade, neste caso da Alfa Romeo e dos seus proprietários.

Para acabar digo-te também o seguinte: nesses Alfasud o motor que mais gosto de ouvir trabalhar é sem sombra de dúvida o 1300, aquilo até manda rateres de origem e é elástico como nenhum outro. Se usares um carro assim, o boné será outro, não o de baseball americano virado com a pala para trás, mas este:

boina-italiana_zpsa222khoz.jpg
 

Anexos

  • boina-italiana_zpsa222khoz.jpg
    boina-italiana_zpsa222khoz.jpg
    245.6 KB · Vistos: 6
Última edição:

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
@Dário Rodrigues este fórum não será o local indicado para esse tipo de modificações que evisceram o automóvel daquilo que ele é e deixam basicamente a carcaça, lê o que escreveu o @Pedro Pereira Marques e interioriza aquela maneira de pensar, se não te identificares com ela é porque muito provavelmente não gostas dos carros da Alfa Romeo, a tua cena ainda não é esta, é outra qualquer, provavelmente uma que passa pela "personalização do desempenho de um automóvel que quase sempre desrespeita a estética, a técnica e infelizmente, a história", também chamado de tuning, e isso não é defeito nenhum, são fases, hoje fazem sentido, talvez amanhã já não.

Eu não sou tão radical como o @Pedro Pereira Marques porque não posso dizer que gosto da Alfa Romeo de forma universal, há carros que eles colocaram no mercado que muito honestamente não trouxeram nada de novo e hoje ninguém os quer e depois há os outros, aqueles dos anos 50, 60, 70 e alguns dos anos 80 que não devem de todo ser profanados com alterações e "melhorias à perfeição", devem ser preservados, estimados e conduzidos pelas coisas boas e pelas coisas más que têm.

Eu olho para os Alfasud Sprint Veloce como um dos próximos candidatos a colecionáveis, mas também cronologicamente é essa a lógica (provavelmente em simultâneo com o 75) e se o teu está em boas condições, aproveita, eu não me importava nada de sair com um as poucas vezes que preciso durante a semana, mas originalzinho, que é a única forma de manter o valor do carro ;)
 
Boas respeito muito a sua resposta e digo lhe que se voçe ler bem , nao sou eu que estou a modificar nenhum alfa romeo 33 foi o senhor que postou este post , eu propio tenho um alfa romeo gt junior 1600 que restaurei de A a Z inclusive o motor em peças , mas nao tenho nada haver com modificaçao de um alfa romeo 33 , apenas estava ajudar o utilizador em questao , com a duvida inicial dele , o melhor que pude .
E nao sou nenhum jovem de 18 anos .
Eu precebo que voçe gosta muito de Alfa romeos , eu tambem , e sao sim senhor uma obra .
Estou muito contente em ter o meu Gt Junior e um prazer conduzilo.
Nao estou de maneira nenhuma ofendido , apenas comentei aquele comentário inicial por achar irrelativo ao assunto que estava a ser divulgado.

Maiores. Cump
Dário
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
(...) nao sou eu que estou a modificar nenhum alfa romeo 33 (...) , mas nao tenho nada haver com modificaçao de um alfa romeo 33 , apenas estava ajudar o utilizador em questao , com a duvida inicial dele , o melhor que pude .

@Dário Pretorius, claro as minhas desculpas, confundi-o com o autor original, que era a quem me queria dirigir, certamente tem muito orgulho do seu Junior original, e se não tiver peça-me a morada que eu tenho um destino válido para ele, se é que me entende hehe
 
Hehe , tudo bem amigo , eu gostava que este discurso todo fosse evitado pois pensei que estivesse a fazer a coisa certa em ajudar uma pessoa que estava a pensar em alterar o seu motor boxer .
No caso do meu carro tenho muito valor sentimental nele e não me estou a ver a vendelo , muito menos com o dinheiro que tenho investido nele e estou a falar de valores que excede, os 5 digitos .

Não sei se tem um Alfa romeo , mas se tiver tenho certeza que irá estimalo muito bem , eu tenho várias peças se alguem precisar inclusive motores 1600 e 2000

Peço já desculpa pelos erros ortográficos mas sou estrangeiro (sei que não é bem desculpa) mas estou me a adaptar .

E desculpem por fugir um pouco ao topico inicial deste Post .

Maiores cump a todos
Dário
 
OP
OP
V

Valter1994

YoungTimer
Podem me criticar mas vou dar a minha opinião à quem defenda que o clássico ou futuro clássico tem de estar original para valorizar isto num ponto de vista financeiro. Para mim tem de estar ao meu gosto visto que não pretendo vender e nem estou a olhar para cotação de mercado. Agora mudando de assunto à projectos já existentes desse motor em questão com valores a rondar os 350cv como referi espero alcançar algo na ordem dos 180CV a 200CV acho que seja plausível
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Podem me criticar mas vou dar a minha opinião à quem defenda que o clássico ou futuro clássico tem de estar original para valorizar isto num ponto de vista financeiro. Para mim tem de estar ao meu gosto visto que não pretendo vender e nem estou a olhar para cotação de mercado. Agora mudando de assunto à projectos já existentes desse motor em questão com valores a rondar os 350cv como referi espero alcançar algo na ordem dos 180CV a 200CV acho que seja plausível

A obsessão dos cavalos de potência hoje em dia é um tema engraçado. Acho que isso começou não há muito tempo com os TDI alemães e com os sistemas common rail inventado pelos italianos. Lembro-me que quando apareceram esse tipo de carros, quando perguntávamos ás pessoas que carro tinham a resposta era sempre: "é um TDI de 150 cavalos" ou "um TDI de 110 cavalos" ou outra coisa qualquer que tivesse a palavra "cavalos"... o engraçado disto é que muitas vezes nem a marca nem o modelo diziam, o que sempre achei piada.

Por experiência própria sei que carros com 200 cavalos são muitas vezes ultrapassados por carros de 100, porque existem outros factores para o desempenho. Ninguém fala da disponibilidade do motor, da rotação que consegue atingir e a que velocidade lá chega. Prefiro um carro com 100 cv em todos os regimes do que um que tenha 200 ás 4000 rotações, mas que ás 5500 apenas tem 85. Outro factor muito importante que ninguém pensa é o peso: é a melhor modificação que se pode fazer a um carro é retirar-lhe o excesso de peso, anda mais, curva melhor, trava melhor e consome menos.

Para terminar os cavalos são uma pequena parte do desempenho de um motor e não basta ficar contente com os dados de um banco de potência, há muitos outros factores que podem influenciar a potência de um carro, factores esses que até podem ser de fácil alcance a nível económico.

Vê as nossas críticas como mais uns dados a acrescentar Valter, estamos aqui apenas para tentar ajudar e dar uma opinião construtiva. Boa sorte no projecto.
 
OP
OP
V

Valter1994

YoungTimer
Quando referio que à aspectos que podem ser melhorados com baixos custos económicos pode ser mais especifico? Em relação ao peso da viatura quero manter. Em relação às rotações como poderia ser melhorado?
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Quando referio que à aspectos que podem ser melhorados com baixos custos económicos pode ser mais especifico? Em relação ao peso da viatura quero manter. Em relação às rotações como poderia ser melhorado?

Para melhor disponibilidade de rotação tens que tirar peso ás peças móveis de motor como:

- Volante de motor
- Cambota
- Bielas
- Pistões

Para além de cortar as peças temos que as equilibrar de seguida. Deste modo o motor fica com menos inércia, ou seja a rotação sobe rapidamente. Tem uma desvantagem que é... a falta de inércia, o carro fica com menos força nas subidas por exemplo. Tudo tem o seu lado positivo e negativo.

Depois tens outras modificações simples que te melhoram a perfomance:

- árvores de cames com outro perfil
- Modificar cabeças para albergar válvulas maiores
- Molas de válvulas reforçadas
- Carburadores reafinados para as condições
- Ignições electrónicas

Se tirares peso ao carro, melhoras tudo muito mais. Para entenderes o que é tirar peso, pensa daquelas vezes em que levas um amigo de 70kg no teu carro e a diferença que faz.
 
OP
OP
V

Valter1994

YoungTimer
Os componentes móveis do motor para aumentar a rotação são bastantes caros e deve ser difícil de encontrar material desse...
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Os componentes móveis do motor para aumentar a rotação são bastantes caros e deve ser difícil de encontrar material desse...

Então e porque é que pensas em 200 cavalos e depois escreves o que escreveste em cima? As duas afirmações são completamente antagónicas.

Para um Sprint chegar aos 200 em menos de 9 segundos sem gastar dinheiro só mesmo da ponte Salazar cá para baixo...

Valter: para aumentares a potência do motor nuns "míseros" 15 cavalos gastas no mínimo dos mínimos 2500 euros sem contar com a mão de obra. Se contares com com mão-de-obra e mudanças futuras de suspensões, estrutura e travões (porque o aumento de potência tem repercussões a outros níveis) vais gastar valores com 5 dígitos. Quando falamos de Alfa Romeo o aumento de potência tem sempre custos superiores a outras marcas, porque o material específico é bastante caro e "introvabile".

Se queres um Sprint rápido e barato é manteres de origem, muito bem afinado e com bom material. Investe antes numa boa suspensão e nuns bons travões e verás que nas travagens e nas curvas vais recuperar o que os carros de 200 cavalos te deram nas retas. Sinoblocos novos meio macios de borracha e não em poliuretano senão á chuva arrependes-te, amortecedores Bilstein (ou Koni Sport) bem afinados á tua condução, barra estabilizadora de acordo com as tuas preferências, sistema de travagem revisto (discos, maxilas, umas boas pastilhas, líquido de travões novo, bomba de travões nova, tudo muito bem purgado). Compra antes um distribuidor electrónico (penso que alguns modelos 33 tinham de origem), afina muito bem os carburadores, usa umas velas Golden Lodge ou em substituição NGK. É barato termos um carro eficaz, mas fá-lo sabendo que o consegues dominar, não vás em ideias pré-concebidas de "rebaixamentos" parolos ou de jantes 19. Um carro para ser divertido e eficaz tem que jogar, ás vezes para fazer uma curva á direita é preciso dar-lhe um toque para a esquerda e se não jogar o resultado vai ser desastroso, principalmente á chuva. Pensa primeiro na tua segurança, um carro seguro é um carro rápido não te esqueças.
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor

Um 33 com borrachas azuis no motor, turbo, jantes e mais umas tretas...

É isso que queres do teu Sprint? :(

Se quiseres fazer isso ao Sprint prepara-te para gastar mais do que se comprasses um Subaru Impreza edição limitada e nunca terás um Subaru, vais ter um uma estrutura de Alfa com motor desadequado, não te vai dar gozo, não é viável, não é fiável e... opinião pessoal... dá mau aspecto quer ao dono quer ao carro.
 
Topo