Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Soldar remendos de chapa automóvel

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por JoãoAFerreira, 18 Mai 2010.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por JoãoAFerreira, 18 Mai 2010.

  1. Boa tarde a todos!
    Por ter verificado que existem neste forum pessoas conhecedoras do assunto, gostaria que me informassem se para restaurar automóveis, apenas no que diz respeito a soldadura, a máquina semi automática TIG, TelWin Bimax 132, por exemplo, com o uso do gás inerte ou sem, neste caso com fio fluxado, pode substituir o perigoso kit oxi-acetilénico? Tendo em conta que a espessura da chapa varia entre 0,6 a 1,0 mm, é possível fazer remendos topo a topo de chapas com estas espessuras tão reduzidas sem que provoque buracos? Será que para esta união topo a topo é preferivel uma inverter com tocha ou tenho mesmo de usar o maçarico oxi-acetilénico?
    Obrigado!
    João Ferreira
     
  2. perigoso kit oxi-acetilenico?? perigoso so é para quem não sabe porque é do melhor que há para fazer soldaduras trabalhadas agora soldadura normal uma tig ou mig servem
     
  3. já agora uma pergunta de um maçarico, o kit oxi-acetilenico é aquele massarico com duas bilhas pequenas que se solda com varetas de prata por exemplo?? é que nao tenho dinheiro para uma smi automatica e nao sei se o maçarico dá para fazer emendas na chapa cisto que é muito fina
     
  4. Boa noite: João Ferreira em primeiro lugar è precisas de saber soldar, Qualquer sistema É BOM ,oxi- acetileno não aconselho pouca gente saber soldar,com este sistema fazem colagem (queimaduras). aconselho-te ponteares primeiro.e fazeres o enchimento.inverter tocha a metal.para quem tem pouca pratica.
     
  5. Eu toda a vida soldei (e soldo) com maçarico de oxi-acetileno! O único perigo que representa é não saber usá-lo! Posso dizer que não é uma ferramenta fácil de manusear, sendo precisa alguma experiência! Para soldar chapa tão fina aconselho a usar um arame fininho e quanto mais ferrugento, melhor. Para a solda agarrar bem! Depois é tentar afinar a mão e ganhar practica! Qualquer dúvida pode contactar-me!
    Boa sorte
     
  6. Para quem não sabe soldar o maçarico é o mais difícil e tem um grande inconveniente que é ter mais hipóteses de provocar o empeno dos painéis , a semi automática vulgo MIG dá a hipótese se quiser evitar isso de pôr do lado de trás aonde se está a soldar um pano molhado empenando ainda menos e não requeimando tanto a chapa como o maçarico , aliás já cheguei a soldar uns painéis laterais ás longarinas num furgon acabado de pintar com uma mangueira a correr água e a Mig soldou através da água só queimando a pintura no sítio da soldadura .
    Também já vi pessoas com anos de soldadura dizerem que não se entendem com as MIGs , porque o essencial delas é a afinação dos parâmetros de afinação da máquina força de soldadura versos quantidade de débito de arame e espessura do trabalho e manter sempre a distância do bico em relação á chapa .
    Com fomos dos primeiros a ter nesta zona máquinas dessas muitas vezes vinha pedir-nos para ensinar-mos a trabalhar com elas e depois de habituados não queriam outra coisa , agora é uma coisa vulgar .
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página