Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

soldar chapa de alumínio?

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por António Miguel Martins, 30 Jan 2008.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por António Miguel Martins, 30 Jan 2008.

  1. Boas a todos...
    Ando à procura de uma solução para soldar chapa de alumínio. Neste momento só disponho de maquina de soldar TIG, o que mesmo para chapa de ferro não é nada bom e estava a pensar em investir numa MIG... Existe alguma a preço "semi-pro" que dê para soldar em ferro e alumínio (com respectivos rolos é claro!)?

    Sugestões aceitam-se.
    Obrigado a todos.
     
  2. não há sugestões?
     
  3. eu acho que o alu é soldado com TIG. o MIG normalmente serão as máquinas designadas tambem por 'semi-automáticas' e usadas em qualquer serralharia. eu próprio tenho uma dessas MIG que uso para as vulgares soldaduras em aço.
    o TIG é o tipo de soldadura em que se pode soldar usando somente a fusão dos elementos a unir. o alu é um desses casos. já mandei soldar os elementos de um depósito de gasolina em alu e digo-lhe que aquilo não é para qualquer um. mesmo profissionais por vezes vêem-se à nora para fazer um bom trabalho.
    se não está familiarizado com esse tipo de soldadura não o aconselho a investir numa máquina para o efeito que falou. será melhor encomendar o trabalho a outrém, mas peça sempre orçamento para não ficar de 'boca aberta' no final.
    .........

    se quiser saber mais acerca do assunto existe pelo menos um bom livro um inglês que eu conheço onde pode aprender muita coisa acerca das soldas.

    não sei que tipo de elementos pretende soldar. não descure a situação de usar colas epoxídicas específicas para o alu, ou rebites com mastique.
     

  4. Amadeu tens toda a razão para soldar aluminio o processo TIG é o indicado.

    GTAW é a sigla internacional que significa “gas tunsten arc welding”, ou seja Soldagem a Arco com um electrodo de tungeténio não consumivel. Mais conhecido entre nós por TIG

    Trata-se de um processo que utiliza gás inerte e um eléctrodo de tungsténio não consumível, formando uma poça de fusão bem controlada, o que o torna especialmente adequado para soldar materiais especiais, principalmente os não ferrosos, ou juntas que precisem de bom acabamento na raiz. Fantastico para soldar aço inox e aluminio entre muito outros materiais, devido há não formação de escoria, da proteção do metal fundido por um gás inerte e principalmente por afetar a menor area possivel do metal a volta do cordão soldado. Sim porque quando fundimos metal evaporamos um conjunto de constituintes quanto mais tempo e mais afectado for o metal pior será o resultado. Como o aluminio não é ferroso e é um metal pouco denso tem mais tendência a sofrer as acções do calor. Logo é muito dificil soldar o aluminio principalemente com corrente continua. Por isso apenas uma máquina Tig preparada para soldar a corrente alternada equipada com um Gás inerte de preferençia ARGON e bastante caudal se consegue soldar aluminio com sucesso.

    A soldagem TIG manual é uma das que requer maior treino e habilidade do soldador por isso se fuma toma uns quantos cafés e é nervoso esqueça nunca será um bom soldador porque a precisão é fundamental. isto é claro se quer um optimo trabalho.

    Eu tenho um máquina de soldar a TIG mas é um DC isto é corrente continua consigo soldar aluminio mas com muito pouca espessura e não fica muito profissional . e mesmo assim a máquina costou-me 1500 ja com gás . È um espetaculo para soldar aço inox paineis de chapa mesmo zincada mas demorei muito tempo a ter resultados satisfatorios porque até o proprio afiar do electrodo tem tecnica.

    quer uma opinião entregue o trabalho a empresas especializadas nessa área. Claro que o processo é caro mas mais vale.

    Cumprimentos Ricardo ALmeida
     
  5. A única maneira de soldar alumínio é utilizando o processo de soldagem TIG desde que a máquina de solda seja de corrente alternada com gerador de pulso de alta tensão ou alta frequência. O alumínio só pode ser soldado com eficiência por uma máquina de corrente alternada Tig. O alumínio é um metal duro, com alto índice de oxido de alumínio e o seu ponto de fusão também é elevado. Não me lembro exatamente os valores. Mas estas características do alumínio, principalmente o oxido de alumínio dificultam o processo de soldagem em corrente contínua. Portanto é necessário que se tenha um equipamento adequado para efetuar a solda e além disso o alumínio precisa de um tratamento químico que auxilia muito o processo de soldagem. Sem o devido conhecimento do processo de soldagem e dos produtos químicos (reagentes que facilitam a penetração da poça de fusão) fica muito difícil a soldagem. OK!
    Entrei nese site hoje. Talvês vc já tenha a resposta que precisa, mas de qualquer forma vai esta mensagem pra você, ok!

    De um amigo,

    Erick Gonçalves Ribeiro

    (Estudante da técnica de soldagem TIG na Escolda Senai, Campos dos Goytacazes - RJ)
     
  6. Na feria de clássicos da exponor, existe à venda um fio de solda especial para soldar aluminio com "maçarico".
    É cara a solda, mas pelos resultados que vi no local é muito boa a soldar, falta saber se tem utilidade para o que pretende...

    Abraço
     
  7. Eu vendo, no Brasil, solda para aluminio de baixa fusão, com maçarico a gas de cozinha (GLP) ou propano e sem usar fluxo. 10 varetas de 23 cm por 3 mm e aprox. 11,5 gramas cada vareta
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página