Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Sistema travagem - Escort MKI

Tópico em 'Ford' iniciado por Filipe Madeira, 11 Jul 2010.

Tópico em 'Ford' iniciado por Filipe Madeira, 11 Jul 2010.

  1. Boas amigos

    No decorrer do Rally Rainha Santa depois das classificativas de sexta feira à noite na zona de Oliveira do Hospital as quais foram feitas por três vezes a subir e outras tantas a descer, curvas e contra curvas, ganchos e mais ganchos, bastante inclinação, carregadas de CHSP's e com médias altissimas comecei a sentir um barulho de ferro com ferro já a chegar a Nelas...

    Como, apesar do barulho, o carro ainda travava decidi prosseguir o Rally até ao fim, com um pouco de mais cuidado.

    Passados 15 dias, este fim de semana, lá pus mãos à obra, tirei as rodas, desmontei as pinças de travão, retirei as pastilhas e os discos.

    Das pastilhas nem sombras... o que restava era o ferro e já um bocado comido. Os discos estavam empenados devido ao calor que levaram e apresentavam vários sulcos em toda a superficie alguns com 3mm de profundidade. Resultado: lixo!!!

    A minha pergunta aos entendidos é a seguinte... Tendo o carro montadas à frente as torres do Capri, que discos e pastilhas montar??? Neste momento estou inclinado para uns ventilados e umas boas pastilhas... aceitam-se sugestões, Obrigado a todos.

    Filipe Madeira

    Ver anexo 180172
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Boas,

    Gaita o_O

    Tendo as torres do capri esta a usar tambem as M16 com discos solidos??

    Se for essa a combinação pode sempre optar por colocar um kit de espaçadores das bombas

    RD247%20Caliper%20Spacer%20Set.jpg

    Para poder aplicar discos ventilados

    Red%20Dot%2040%20Groove%20Disc.jpg

    E umas

    DS%20Performance%20Pads_1.jpg

    Não é nenhuma receita milagrosa mas pode ser que ajude a ter uma ideia.

    Abraço
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Boas Armando

    Realmente o que o meu carro tem são as torres do Capri com as pinças do CApri e pastilhas Mintex Competition... o resultado nem era mau, mas agora que foi tudo para a sucata quero melhorar substancialmente o sistema de travagem. Pode não ser uma receita milagrosa, mas já é uma boa ideia, sim... obrigado! :D
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Outra hipotese é fazer um upgrade um pouco maior e mudar por exemplo para umas destas

    midiliteweb2.jpg


    Claro que os custos são outros, mas fica a dica :feliz:

    Abraço
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Filipe

    Se posso sugerir algo, antes de começares a comprar coisas deverias fazer uma análise um pouco mais exaustiva do sucedido.

    Quanto km tinham as pastilhas montadas?

    Qual o óleo de travões que usas?

    Qual o diâmetro da bomba central? É tandem ou simples?

    A situação que reportas não é normal e por isso não acredito que fique solucionada apenas com a aplicação de um novo sistema de pinças.

    Os discos têm um bom sistema de arrefecimento?

    Tens ideia do peso do carro e repartição em relação à frente e trás?

    E que sistema usas para repartir a travagem? Muitas vezes usa-se indevidamente muita travagem para a frente o que provoca uma pressão muito grande.

    E os pneus? Ao se usar larguras muito maiores que as originais e com mousses de corrida vais aumentar a carga.

    Abraços
     
  6. Obrigado Armando. A solução aplicada foi mesmo esta. Como vou fazer o raly a espanha " I classica villuercas" não tinha tempo para grandes alterações e a solução adoptada foi mesmo a tua. Thanks ;)
     

    Ficheiros Anexados:

  7. De nada :feliz:

    Como disse não é uma receita milagrosa, sugeri por ter conhecimento de quem fez essa alteração e gostou ;)

    Abraço e boa sorte para o Raly em Espanha :feliz:
     
  8. Ora viva

    Colocar travões ventilados e sem aumentaste de forma significativa a área de contacto num carro que pesará cerca de 800 kg é, a meu ver, incompreensível... :rolleyes

    Sei que, como referes, terás um constrangimento de tempo e por isso não quererás "perder tempo" com análises que consideras talvez desnecessárias.

    No entanto, e uma vez que acredito que terás seguido um caminho "menos bom", estarei disponível para ajudar no que conseguir quando este novo sistema também entrar em fadiga... sim porque embora espere que seja o mais tarde possível, se o outro funcionava devidamente e deu no que deu, este também não deverá ter fim diferente, se bem que é capaz de aguentar um pouco mais.

    Abraços e boa sorte
     
  9. Ou seja, visto que o sistema montado entrou em "stress" com a medida de superfície de contacto com o disco, deveria aumentar a superfície de contacto dos pistons com o disco. É isso que estáa dizer?

    Consegue-se apenas por trocar as pinças por umas de 4 pontos ou com pistons maiores ou há outra maneira?
     
  10. Eu não estaria muito procupado com os travões pois como diz um amigo "só servem para atrasar":huh::huh:
    a brincar.

    Calculo que a opção de novos discos, talvez de melhor qualidade com umas bombas de 4 bombitos será a melhor.

    Abraço
     
  11. Boas Fernando

    Concerteza esta não é a solução ideal e mais eficaz mas sim a solução mais rápida. Este deveria ser um problema a resolver com tempo e por isso mesmo coloquei o tópico. É com este carro que faço habitualmente os rallies do Troféu Nacional de Rallyes de Regularidade Histórica. Como não contava participar no I Rally Clássico dos Açores e como o Rally Cidade da Guarda foi cancelado por falta de patrocinadores pensava eu que o próximo rally onde iria participar seriam as 24 Horas de Portugal a 13 e 14 de Novembro o que me dava tempo mais que suficiente para ouvir várias opiniões e decidir por uma solução bem mais vantajosa. Acontece que esta semana a convite do Paulo Almeida, presidente do Classicclube de Portugal, fui convidado a participar a custo zero na I Clásica de Villuercas em Espanha e foi essa a razão principal que me fez decidir por esta solução...
    Quando este sistema entrar em fadiga, pode ter a certeza absoluta que volto ao tema e ai sim, ouvir os seus sábios concelhos e optar por uma solução de futuro! Muito obrigado pelos seus comentários.

    Um abraço
    Filipe Madeira
     
  12. Filipe

    Está percebido ;) Que tudo corra pelo melhor :huh:

    Muitas pessoas pensam que ao se colocar bombas com maior número de pistões, esse facto só por si, aumenta a capacidade de travagem.

    Ora isso não é inteiramente correcto, para além do facto de alterar a repartição de travagem, facto que só por si já é mau, como o tamanho das superfícies de contacto se mantêm não se ganha quase nada, ou seja o investimento não compensará.

    No entanto, se se aumentar a superfície de contacto, via pastilhas de área superior e/ou discos de maior diâmetro. então já se verificam melhoras significativas.

    Independentemente disto, é preciso sempre ter em consideração que ao se colocarem bombas com maior pistões maior área, caso não se mude a bomba central, implicará um esforço suplementar no travão, uma vez que vai ser necessário mais óleo de travões para empurrar os novos pistões contra as pastilhas.

    As ranhuras ou perfurações nos discos servem para extrair o gás produzido pelo contacto das pastilhas com os discos o que por vezes, nem sempre, é uma mais valia.

    Pessoalmente prefiro o aumento do tamanho dos discos pois pode-se manter as mesmas bombas desde que acompanhem o novo diâmetro via um conjunto de espaçadores entre os apoios das bombas e os respectivos nas mangas de eixos.

    Abraços
     
  13. Fernando, concordo consigo.

    Há alguma "receita" para montar com jantes 13´´?

    Já vi alguns kits à venda nas lojas da especialidade mas gostava de ouvir o que nos tem a dizer... :D até porque nesta altura é também um tema que estou a ler, assim como o das suspensões dianteiras...
     
  14. Olá Pedro

    Tudo depende para que utilização pretendemos fazer ;)

    Sinceramente não vejo razão aparente para que o sistema de origem não seja suficiente para uma utilização "normal".

    É certo que poderás sempre montar as bombas dos Austin Princess e desta forma melhorar o desempenho dado que a superfície destas tem maior área que as dos M16.

    No entanto e como disse anteriormente teremos de aumentar o diâmetro da bomba central para manter a "bias"...

    Caso a relação do servo, se for usado, for de 1.5:1 então poderemos subir para os 2:1 e desta forma aumentar o débito de óleo, perdendo-se um pouco do "feeling".

    Também é comum a alteração da posição (mais para cima) do tirante que liga o pedal à bomba central de forma a provocar que o mesmo ângulo de rotação corresponda a um percurso maior na bomba central e desta forma maior quantidade de óleo injectada.

    É fundamental ter em atenção um bom óleo (os DOT 5 de silicone são bons pois não absorvem agua) assim como umas boas pastilhas (as EBC Greenstuff são uma boa referencia).

    Caso pretendas ir mais longo sugiro que coloques uma bomba de maior diâmetro em conjunto com uma válvula manual para as rodas traseiras ou, se possível, um sistema de 2 bombas ajustável e encontrar a tua afinação.

    Abraços
     
  15. Obrigado Fernando.

    Claro que para uma utilização normal o sistema de travagem chega para a encomenda, apesar de estar dimensionada, no meu caso para um 1300 e com um motor mais leve.

    A minha ideia era, comprar uma pedaleira e um repartidor de travagem para poder afinar o balanço de travagem. No meu caso não vou usar o servo freio, pelo que terei um travão um pouco mais rijo ao "toque", mas para estrada não deve ser nada de outro mundo...

    Para os travões em si, em 1º lugar ainda tenho de ver o que lá tenho montado antes de qualquer alteração ou compra de material, mas vou já adiantando o trabalho de casa e saber o que posso e o que devo ou não fazer.

    As bombas do Princess dão para as jantes 13´´?
     
  16. Pedro

    As bombas do Princess dão directamente nas furações dos M16 e em jantes 13". Apenas terás de colocar um tubo a alimentar ambos os lados de cada bomba, vais ver que é fácil.

    A pedaleira é com 2 bombas e repartidor? Se sim, aconselho começares com as bombas de .625"

    Abraços
     
  17. Sim, será uma pedaleira com duas bombas e o repartidor à parte. Ainda não vi as "dimensões" das bombas que vêm nas pedaleiras...

    Em relação as pinças do Princess, nota-se assim tanto a diferença?
     

  18. .700 e .625

    cumps
     
  19. Sinceramente, pessoalmente acho que não... Mais uma vez de depende qual o uso e abuso :D que lhes damos.

    Acaba tudo por se tornar uma questão de "descarga de consciência"...

    Independentemente da mecânica usada existe sempre o factor condutor/piloto, que colocará mais ou menos stress nos vários componentes consoante a devida perícia. :D

    Abraços
     
  20. Então estou a ver que se não lhe andarmos a dar "esfregas" constantemente em track days e provas, chega perfeitamente...

    Obrigado pela info!

    Ando a ver as pedaleiras e elas já têm o repartidor de travagem frente/trás, mas como se afina? Só através do afinador manual que se compra à parte?

    Refiro-me concretamente a estas pedaleiras...

    Professional Motorsport Parts, Spares & Rally Equipment from Rally Design

    Já agora, há pedaleiras melhores ou piores?

    Fernando, desculpe tanta pergunta, mas nem sempre há pessoas com a sua disponibilidade para ajudar.

    Abraço,
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página