Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

| Sistema de Travagem - Fiat 600 D |

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Tiago F. Gomes, 3 Jan 2012.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Tiago F. Gomes, 3 Jan 2012.

  1. Muito bom dia a todos:smile:

    Escrevo pela primeira vez neste fórum com o intuito de obter uma resposta relativamente ao restauro do meu Fiat 600D de 1972, mais precisamente no que concerne ao "sistema de travagem".

    O carro encontra-se neste momento em restauro (chapa/pintura), contudo a parte mecânica está ótima excetuando o sistema de travagem do mesmo!! Todo o conjunto deste sistema foi renovado com peças novas, ou seja, montagem de uma bomba dos travões nova, tubos de ligação e bombitos, sendo que deste sistema apenas mantive os respetivos tambores que ainda são de origem… Conclusão dp de aplicado o material novo e feito o respetivo "sangramento" (sem ponta de ar), efetuei alguns quilómetros em plano. Contudo o carro trava muito mal e o pedal só atua quase no final do curso, mantendo-se bastante mole e até no meu entender com falta de pressão???

    PS – Em conversa com um antigo mecânico oficial da marca “Alfa Romeo”, o mesmo disse-me que tinha ideia que existia um truque na montagem da respetiva bomba dos travões destes carros e que consistia na adaptação na bomba dos travões de uma válvula de modo ao óleo não fazer retorno?!?

    Peço assim o vosso auxílio e fico agradecido desde já…

    Com os melhores cumprimentos,

    TFSG
     
  2. Tiago, esse circuito pelo que dizes tem que ter ar.
    Sangra isso bem.
    Abraço.
     
  3. Os tambores não estão gastos? Podem estar gastos, e o curso da maxila, é muito longo, fazendo com que o mesmo trave só no fim do pedal!
     
  4. Obrigado pelas duas respostas... Vou sem dúvida ter em consideração uns tambores novos, uma vez que todo o circuito se encontra bem "sangrado" e realmente trava, mas só no final do curso... dai os tambores fazerem td o sentido, uma fez que são de origem e sem me aperceber com certeza que possuem atualmente uma espessura mais reduzida, logo leva mais tempo a travar derivado da distância e possivelmente são menos eficazes!!

    PS - Relativamente à bomba dos travões?? É só montar conforme se adquire (nova), ou segundo aquele mecânico que falo em cima necessita de alguma adaptação da (válvula/retorno)??

    Abraço,
    TFSG
     
  5. Para o pedal só pegar mesmo no fim do curso acho dificil serem os tambores gastos mas é facil de ver...se houver ar no circuito trave fundo com o carro parado mas sem aplicar muita força no pedal, e mal o pedal fique duro faça toda a força que conseguir no pedal...se este continuar a baixar o circuito tem ar...se ele não baixar (muito) estará bem sangrado. para sangrar correctamente não se esqueça de começar sempre pela roda mais longe da bomba de travões.normalmente é direita-trás , esquerda-trás , direita-frente, esquerda frente...veja se na própria bomba tem sangrador que esse carro não conheço a mecânica....~

    já agora a bomba é nova de stock antigo, é "nova nova" ou é recondicionada?
    pode estar com algum vedante estragado...
     
  6. Boa tarde,

    Mais uma vez obrigado pela explicação/solução. Vou equacionar essa hipótese, uma vez que também já foi posta em "cima da mesa" e algumas pessoas com quem falei tb disseram para "sangrar" bem!! De qualquer forma não insisti muito nessa técnica do pedal e que claro que tem toda a lógica... Obrigado pelo conselho que vou levar adiante!!

    Nota: Relativamente à bomba esta foi adquirida nova, contudo trata-se de uma réplica para este carro (Como sou novo nisto não sei se posso citar fornecedores?!? Acho que não!), contudo acho que com uma pista chega lá: "Mouriz - Paredes".

    Abraço,
    TFSG
     
  7. É peça imitada, mas não vamos por aí, o material de travagem é bom.

    Pode estar a abrir demasiado as maxilas e ter que percorrer muito espaço até chegar aos travões o que possa acontecer o pedal fique "mole".

    Verifique o estado das cintas e repita a sagração dos travões.
    Já foi tudo dito. Alguma coisa está a falhar.

    Cumps
     
  8. Quando eu comprei uma bomba para o meu 850, apenas troquei a velha pela nova. Trava tão bem que uma vez lhe parti um parafuso que segura a caixa de direcção numa travagem a fundo! :I
     
  9. O carro é de afinaçao automatica, ou manual?
    Nao esquecer de afinar o travão de mao!


    Claudio
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página