Simca Tempestade

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
SIMCA Tempestade
O Simca Tempestade foi uma criação do Departamento de Competições da Simca do Brasil em 1965, feito com base no chassi do Maserati 200S utilizado pelo piloto oficial da marca Ciro Cayres. Usava uma carroceria de alumínio artesanal, com desenho assemelhado do modelo original, mas sem acabamento.
Tempestade-5.jpg


A mecânica era Simca, semelhante aos Chambord, motor V8 Aquillon (Flathead) Super Tufão com carburação dupla e distribuidor com avanço manual (proveniente dos Simca Chambord 64-66), freios e transmissão oriundas dos Simca, com câmbio de 3 marchas com alavanca no assoalho. Ou seja, era um Chambord versão GT, mas era instável por causa da geometria da suspensão, fazendo com que o carro saltasse bastante, rendendo o apelido de perereca.
Teve vida curta, já que ao ser adquirida pela Chrysler, o Departamento de Competições foi fechado. Sua única vitória foi nos 500Km da Guanabara (Rio de Janeiro) em 1965.
Tempestade-7.jpg

Tempestade-8.jpg

Tempestade-4.jpg

Tempestade-com-Jau-e-Marivaldo.jpg

In Petrolhead
 
No Brasil a Simca deu para "cobaia" para varios desportivos como a perereca e o departamento de competição dava largas à imaginação mas veio a Chrysler e durou pouco....
Ab Marco Pereira
 
Topo