Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

simca 1301

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Antonio_Carvalho, 23 Out 2007.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Antonio_Carvalho, 23 Out 2007.

  1. gostava de saber o que fazer num motor de um carro que esta parado a muitos anos cerca de 20 na rua antes de o tentar por a trabalhar...obrigado
     
  2. Acho que basta verificar os níveis, o óleo do motor, agua do radiador e nada de acelaradelas, verifica também o estado das correias em especial a da distribuição, isto numa tentativa de o por a trabalhar.

    PS: Também se quer umas fotos da viatura... :D
     
  3. 20 anos é muito tempo! Além disso tudo, aconselho vivamente a tentar pô-lo a rodar à mão. É preciso ter a certeza que não há colagem do motor, caso contrário convém abri-lo.
     
  4. obrigado a todos tive a ver outro topico existente e ja vi algumas dicas...as fotos ainda n tenho assim que conseguir posto
     
  5. Olá António,

    Antes de mais convém tirar as velas e verificar o estado das mesmas. Depois, limpar os platinados (basta inserir uma folha de lixa fina entre os contactos e limpar suavemente). Depois tente ver se o motor está colado ou não, destravando o carro engatado em quarta e empurrando-o para frente e para trás. Caso esteja, pode sempre tentar pôr um produto tipo Bala ou WD 40 nas camisas para o tentar desbloquear, muitas vezes a oxidação que gera o bloqueio é leve e isto resulta (pode ter de deixar ficar um tempo a actuar).

    Caso esteja desbloqueado ou desbloqueie após estas tentativas, mude o óleo e o filtro. Óleo com 20 anos só faz mal, poucas propriedades restam. Depois de mudado, convém dar umas voltas ao motor com o motor de arranque sem as velas postas só para espalhar o óleo novo.

    Se houver gasolina velha no circuito, convém eliminá-la, e se possível enxaguar o depósito para eliminar resíduos que se tenham depositado no fundo. Veja também se o carburador não está colado ou meio agarrado, porque o resíduo da gasolina torna-se numa espécie de goma peganhenta.

    Com uma bateria nova, pode então tentar pô-lo em marcha, mas se a bomba de gasolina for mecânica é muito provável que já não funcione, mas nesse caso pode atestar a cuba do carburador de gasolina, sempre dá para umas tentativas.

    Não o deixe ficar muito tempo a funcionar caso pegue, porque depois convém verificar correias, bombas de água, circuitos de arrefecimento, etc.

    Boa sorte! Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página