Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Simca 1301 Special

Tópico em 'Simca/Talbot/Matra' iniciado por Filipe A. Santos, 22 Set 2011.

Tópico em 'Simca/Talbot/Matra' iniciado por Filipe A. Santos, 22 Set 2011.

  1. Pois é malta amiga...

    Isto dos clássicos é um vicio e tanto! :D
    Então não é que já salvei mais um desta vez foi um Simca 1301 Special de 1975 nacional com todos os registos desde que foi comprado incluindo manuais do carro, folhetos, mapas e registos de seguro...;)

    Está parado desde 1996, esteve muito tempo numa casa velha até que lhe caiu metade do telhado, por sorte os danos foram poucos, mas acabou por levar com muita chuva na parte traseira o que originou algumas zonas de chapa muito deteriorada mas nada de muito complicado de reparar...

    Está todo original e quase completo, só me falta um friso da porta traseira...

    O motor por consequência de estar parado acabou por colar, a embraiagem também está colada, os travões também...coisas normais neste tipo de situação.

    Estava a pensar em vende-lo mas gostei tanto do seu aspecto e de algumas particularidades que não resisto em ficar com ele, afinal de contas, é um Simca!

    Para já não vai sofrer muitas intervenções mas o que fizer vou postando por aqui... já levou uma lavagem e esta semana ainda vai levar um limpeza mais detalhada...

    Toda a ajuda para descolar o motor será bem-vinda...
     
  2. E aqui ficam algumas fotos...
     

    Ficheiros Anexados:

  3. nas fotos anteriores reparem no resto do telhado que estava para cair em cima do pobre Simca...
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Simca marca desaparecida, força nessa reparação que a maquina merece, a minha Irmã teve um 1501 Special e recorda-me que para a época o carro tinha muita força e bons travões com um corforto suave à Francesa.
     
  5. Obrigado Moisés, pois é já não se vêm muitos no nosso país...aqui na zona este é o único, também além deste, aqui perto só conheço a Simca Break do Francisco Lemos e só vi um ou dois destes ao vivo.

    Pelo que já me disseram este carro era como referiu, bastante confortável, rápido e seguro. Mas já li por aí que era um carro mal-amado, não sei porquê mas certo é que há poucos.

    Tenho mesmo pena de este ter o motor colado, gostava de o ouvir a trabalhar e dar umas voltinhas mas não vai ser fácil....
     
  6. Gosto destes carros, são como uma limousine em ponto pequeno (médio).
    O tablier é muito completo, mas tenho a ideia de que o relógio não é muito robusto, a piada é de que só costuma estar certo duas vezes por dia...

    Tenho um amigo que tem um 1501 Special na garagem mas nunca tem tempo para ele, os miudos gostavam de ir para a praia nele pois a enorme mala dava para tudo.

    Quanto há força do motor, o 1500cc no final tinha 90cv!! Para a altura não era nada comum.
     
  7. Olá Filipe.
    Bem vindo há família Simca.
    Parabéns pela compra, e do que precisares de ajuda para o Simca pede, cá em casa Simcas desses é ao kilo lol.
    Vou já dar-te umas dicas por PM.
    Tens uma boa máquina, e sempre foi um carro amado, pergunta ao emigras com que carro vinham da França lol e mesmo cá tudo andava satisfeito com eles.

    http://www.portalclassicos.com/clubes-eventos/5562-simca-clube-portugal-rootes.html

    Andas distraido há mais uns por aí
    Bem vindo e coloca a maquina a rolar.
    Forte Ab Marco Pereira
     
  8. Parabéns pela fantástica aquisição!!:D

    Boa Sorte nos trabalhos de recuperação!;)
     
  9. Pessoal continuo a tentar descolar o motor...já coloquei WD40 no sitio das velas e experimentei colocar a 2ª e 4ª mudança e empurrar e...nada! Não descola...

    Amanhã vou comprar óleo dos travões e meter lá para dentro a ver se resulta...alguém tem mais alguma hipótese para pôr em pratica?
     
  10. Eu não sei muito sobre este modelo, por acaso sabem se existiu alguma versão de rally ou mais desportiva?
     
  11. Ola Filipe.
    Convem deixar de molho os cilindros para ver se descola da-lhe tempo para amolecer/descolar o motor, evita partir segmentos ou riscar os cilindros.
    A parte desportiva andava nas mão do Simca 1000 e derivados, nessa altura, este era um puro familiar, mas houve quem anda-se com ele nessas andanças.
    Ficam aí umas fotos desde os 1300 até aos 1501 S em ralies (incluindo do Daniel Vidal que iniciou a sua carreira ao volante de um Simca).
    Forte Ab
    Marco Pereira
     

    Ficheiros Anexados:

    Antoine Fernandes gostou disto.
  12. Boa tarde.

    Obrigado Marco, por acaso esta do Daniel Vidal já conhecia, já fiz várias pesquisas mas não encontrei nada de mais sobre este modelo ligado ao rally.

    Entretanto já li a mensagem que me mandou, obrigado pela ajuda, já vi que posso contar consigo se precisar de alguma coisa. Antes de ir buscar o Simca á cerca de um ano atrás eu já sabia onde estava este carro e na altura andei a ver os tópicos e informações de Simcas, como é óbvio já conhecia o seu topico de restauro bem como mais algums, inclusive o do Simca Rootes...agora voltei a visitá-los, o seu Simca está muito bom, eu não gosto muito de carros azuis (não sou do slb :D) mas este azul dos Simcas acho brutal!

    Mais tarde envio-lhe o meu contacto.

    Cumprimentos
     
  13. É do que precisares. concordo contigo em relação à cor aquele azul deles é lindo lindo lindo.
    Ab Marco Pereira
     
  14. Já coloquei o WD40 e nada...não descola!
    Experimentei colocar óleo dos travões e...nada!

    Solução para descolar?!?

    Acho que o melhor é abrir o motor, não?
     
  15. Já coloquei o WD40 e nada...não descola!
    Experimentei colocar óleo dos travões e...nada!

    Solução para descolar?!?

    Acho que o melhor é abrir o motor, ou não?
     
  16. Começa por tirar a culaça e espreita para ver. Se puderes tira fotos de boa definição para o pessoal dar uns 'bitaites'...
     

  17. Isso convem ficar uns dias a amolecer e ir sempre colocando mais, aqui num tópico já falaram de um produto para tirar a ferrugem acho que era da einhell "rust off", mas o mais provavél é se não descolar o melhor é mesmo tirar a cabeça.
    Ab Marco Pereira
     
  18. Ola Filipe e o motor já descolou?
    Ab Marco Pereira
     
  19. Pelos a vistos a coisa está dificil. Estava para perguntar o mesmo que o Marco Pereira.
    Nestes casos em que o motor agarrou, não há outra solução para ficar bom para mais uns anos, é tirar o motor e restaurá-lo todo. Mesmo que agora descole e trabalhe, mais tarde vai dar problemas, pois os cilindros devem estar marcados e os segmentos não devem ter boa saúde. Inclusive a junta da cabeça deve estar desfeita. A bomba de água e a correia de distribuição já passou o prazo de validade devido à paragem prolongada.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página