Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

simca 1000

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Marco Reis, 28 Mai 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Marco Reis, 28 Mai 2008.

  1. bom ja consegui investigar a historia do carro!

    até se consegue algumas peças novas mas queria mesmo era saber onde andam esses 1000 por portugal...estive a ver no portal, e nao ha mesmo nada.... nem nenhum deste modelo nas garagens!

    isto pois no outro dia, apareceu um 1000 que aparentemente vai ser enfardado com documentos se ninguem fizer nada! e eu até gosto do carro, e ja o conhecia a alguns anos! é o anterior a 68, com os farolins redondos!

    antes até conhecia outro, mas ja la nao está no mesmo sitio!

    pessoal:
    -fotos
    -material
    -infos

    ???

    quem souber sobre este carro que opine!

    obrigado
     
  2. vais comprar esse simca?
     
  3. Procuraste mal: http://www.portalclassicos.com/forum/vbpicgallery.php?do=view&g=3019

    http://www.portalclassicos.com/forum/vbpicgallery.php?do=view&g=1477

    http://www.portalclassicos.com/forum/vbpicgallery.php?do=view&g=2993
     
  4. Andas a procurar mal, Marco.:D


    Em finais de 50, início de 60, os automóveis familiares em quase todo o mundo começavam a ter carroçarias de linhas mais rectas e angulosas. Havia excepções, como o Citroën DS e os Jaguars, mas mesmo entre os pequenos a impressão que se dava era que eles imitavam o estilo dos grandes.

    Na França, os modelos da Simca -- Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile -- nada tinham mais a ver com sua origem italiana da década de 30. Em 1958 a Chrysler americana passou a ter 15% das acções da empresa francesa e isto influenciou no desenvolvimento do novo projecto 950. Esta deveria ser a cilindrada do novo modelo pequeno, que entraria em cena no princípio dos anos 60. E, logicamente, iria participar do mercado americano pois lá alguns pequenos carros europeus, como o VW , já faziam sucesso.
    Decidiu-se também que teria quatro portas, motor traseiro e transportaria com conforto quatro passageiros. Descartou-se de imediato a configuração boxer para a posição dos cilindros e optou-se por quatro cilindros em linha. No começo de outubro de 1961 a imprensa testava o novo Simca 1000 no autódromo de Montlherey, e no Salão de Paris do mesmo mês ele era apresentado ao público.

    O pequeno sedan de três volumes media 3,80 metros de comprimento e pesava 730 kg. Na frente carregava a bagagem. Atrás, o pequeno motor tinha 944 cm3, 50 cv de potência a 5.200 rpm e taxa de compressão de 8,2:1. Sua tração era traseira, o câmbio tinha quatro marchas, com alavanca no assoalho, e a velocidade máxima era de 125 km/h. As versões GL e GLS eram um pouco mais potentes, com taxa de 9,2:1, 52 cv e máxima de 134 km/h. Ambos eram alimentados por um carburador simples Solex. Económico, fazia 15 km/l de gasolina. O tanque levava 36 litros.
    O estilo era equilibrado. Na frente, faróis redondos e logo abaixo uma falsa grade, onde estavam incrustados os farolins. Atrás, farolins redondos. Era simpático e moderno em relação à concorrência. Por dentro, bancos individuais dianteiros e painel muito simples com mostradores horizontais, confortável para quatro adultos e óptima visibilidade para o motorista. O carro era ágil no trânsito urbano e bom na estrada.

    Em 1962 ele já havia conquistado uma boa fatia de mercado e terminado o ano com 160.000 exemplares produzidos. No mesmo ano chegava o Renault 8 para competir no mercado francês e europeu. O estilo e a concepção mecânica de ambos era muito próxima. Em 1963, a Chrysler já tinha o controle de 64% da Simca e também do grupo Rootes na Inglaterra.
    Em 1965 o 1000 já fazia parte das ruas americanas e canadianas. Na frente, ao invés da pequena falsa grade, um "bigodinho" central que até lembrava o Chevrolet Corvair. Pouco tempo depois ganhava um novo pára-choques, que protegia mais a frente, e frisos cromados nas laterais. Havia pequenas diferenças de estilo do automóvel original. Em 1967 a Simca oferecia a todos os modelos dois anos de garantia ou 60.000 kms e, no ano seguinte, o 1000 já chegava ao milionésimo exemplar.

    Para aumentar as vendas de um modelo que já tinha quase 10 anos de produção, era lançado em 1971 o Simca 1000 Rallye. O seu motor tinha 1.294 cm3 e 60 cv a 5.400 rpm, com taxa de compressão de 9,8:1. Vinha com freios a disco dianteiros, pneus 145/80-13 e velocidade máxima de 155 km/h. Agradou. Seu objectivo era atacar o R8 Gordini, porém custando quase a metade deste. Tinha boa aceleração e era relativamente estável -- mas com tendência para fugir de traseira em curvas mais fechadas. E não gostava muito de pisos molhados.

    Por fora se destacava pelo capot preto fosco, pintura com cores vivas, faixas pretas verticais atrás (como nos Dodges e Plymouths), rodas pretas com sobre-aros e faróis auxiliares de longo alcance redondos. Dentro, bancos em formato de concha, cintos de três pontos, volante de três raios desportivo de pequeno diâmetro e instrumentação que incluía conta rotações, voltímetro e marcador de temperatura de óleo.
    Pouco depois, no Salão de Paris de 1972, era lançado o Rallye 2. A cilindrada era a mesma, mas a potência subia a 82 cv graças à adopção de dois carburadores de corpo duplo. Na frente foi colocado um radiador, abaixo do pára-choques, que tinha um ventilador eléctrico. Na suspensão, independente nas quatro rodas, foram adoptados novos estabilizadores e chamber negativo atrás. O comportamento melhorou muito. Também, travões a disco nas quatro rodas e novo tanque de 50 litros para aumentar a autonomia, pois agora tinha mais apetite.

    A velocidade final era de 169 km/h. Era oferecido nas cores verde, amarelo, vermelho ou branco, com capot preto mate. Fazia muito sucesso entre aqueles que queriam iniciar a carreira de piloto gastando pouco e tendo muita emoção.
    Cinco anos depois, em 1977, chegava a versão Rallye 3. Não era mais um carro de rua e sim um pequeno foguete. O objetivo era produzir 1.000 exemplares para a homologação no Grupo 1 da FIA. A carroçaria recebia peças em fibra-de-vidro, como prolongamento de guarda-lamas mais largos, spoiler dianteiro e aerofólio traseiro. Tinha também uma falsa grade em plástico preto e faróis quadrados. O aspecto ficava muito agressivo. A potência subia para 103 cv a 6.200 rpm, com taxa de 10,3:1, comando mais trabalhado e novas válvulas.

    Para suportar a nova potência, ganhava nova embraiagem e outras relações de marchas. Estava mais ágil e mais estável, com os pneus Pirelli HCN 165/80-13 na frente e 175/80-13 atrás. Após quase 18 anos de produção e com pouquíssimas modificações de carroçaria, o Simca 1000 deixava de ser produzido em todas as versões em 1978. O peso da idade era notável, mas a lembrança até hoje é muito boa.
     
  5. Aqui vão umas fotos.
     

    Ficheiros Anexados:

  6. amigo dias, ja tinha visto esses! mas sao os posteriores a 69!
    aquele que falo é anterior...é o de farolins redondos...
    e as peças que lhe enviei ??? resolveram????

    optimo IVO, 5estrelas...

    tambem gosto deste, e aquele que fotografei em tomar laranja lindo!!!

    [​IMG]


    o que falo é destes :

    [​IMG]

    (a cor azul deste é um must)

    este é um GL, com frisos laterais, e 52cv.... aquele que falo acho que é um L, sem frisos! penso eu de que...
     
  7. Esse laranja parece estar em bom estado.
    Sim, esse azul fica a matar em alguns carros.
     
  8. Boa Noite,

    Muito parabéns pelo comentário que fez, eu tenho um Simca 1100 especial de 5 portas de 01 / 1975 e ando desanimado e com pouca vontade de o restaurar porque me dizem que é um carro de pouco nome e não de muito valor.

    Também tento procurar peças novas e tenho MUITA DIFICULDADE não consigo arranjar-las, sabe onde posso encontrar algumas, mas gostaria de adquirir novas ou usadas em muito bom estado:

    - Relógio electrico, que está no quadrante, danifiquei-o, já arranjei um mas este não é compatível, não funciona, o original é todo em plástico liga-se ao audrante com dois fios e o que arranjei também Simca é em chapa e só tem um fio de ligação a sua própria constituição em chapa faz de massa

    - Botão de 4 piscas, danifiquei-o ao desmontar o quadrante, não consigo arranjar igual , o original incorpora uma lampada e liga 5 cinco fios

    - Frisos novos para o tecto , estão rusos e um deles falta um bocado

    - Canhão de ignição original com chave a sigla simca, canhão completo parte electrica e mecánica

    - Falta os cabides nas pegadeiras atrás

    - Gostava de uns novos puxadores das portas

    e é tudo

    Martiniano Rodrigues

    martiniano.rodrigues@clix.pt
     
  9. Amigo Marco: não tinha percebido pelo texto que eram os de primeira série, os de farolins redondos (faróis redondos têm também os de segunda série)

    As peças quase que serviam mas são ligeiramente estreitas e não passam nos apoios dos párachoques. Pode ser que consiga fazer alguma a partir das que mandaste. De qualquer maneira agradeço toda a atenção
     
  10. material na net:

    - ebay.fr
    - anciennes.net

    pelo menos sao os locais onde vi mais coisas interessantes!
     
  11. em Pombal esta um 1100 é um bocado mais moderno!



    ve la se tratas do assunto um sinca ´e que era... :p :D
     
  12. São uns carrinhos muito simpáticos e que de facto parecem ter-se evaporado da face da terra... é pena.

    O meu sogro teve um... matrícula EI-qq coisa...

    Segundo sei, o projecto deste modelo teve alguma (bastante) influência da Fiat, estas duas marcas tinham já uma relação muito estreita há bastantes anos (décadas), mas o projecto era exclusivo da Simca e não tinha paralelo noutros modelos da Fiat. Nota-se por exemplo nas ópticas traseiras idênticas às do 850.

    Um abraço!

    P.S.: Marco, fica com o brinquedo... ;)
     
  13. Boa noite Martiniano,

    Também tenho um Simca 1100 especial de 1971. Respondi ao seu post apenas porque também já passei exactamente por isso. Também me diziam que não valia a pena restaurar o carro porque me dariam mais por ele se o vendesse à sucata... Enfim, enchi-me de força e restaurei-o na mesma (o restauro nao foi muito grande porque, ainda assim, o carro se encontrava em boas condições de conservação). Este carro depois de restaurado fica um espectáculo e quanto ao seu valor monetário... cada um pede o que acha, sujeitando-se a vender ou nao a viatura (pelo menos é assim que penso).B)

    Bem, quanto a peças... Em Portugal é para esquecer excepto talvez em sucatas, ferro velhos e salvados. (alguns...)
    No estranjeiro ainda se vão arranjando algumas coisas nomeadamente em França através (no meu caso) da internet. Se ainda assim precisar de alguma coisa mais específica que não encontre diga que eu vejo se consigo encontrar.

    Abraço e fica aqui uma foto so meu simca após o restauro.
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Para o 1100 tenho algum material que posso dispensar ou ajudar a localizar, para restauro do meu comprei 2 que desmontei integralmente e guardo quase religiosamente.
     
  15. Fotografia de época, talvez catálogo
     

    Ficheiros Anexados:

  16. houve negócio?
     
  17. acho que vi um num sucateiro perto de mim, posso saber como está..
     
  18. Olá Martiniano eu comprei um doador Simca 1300 transformado em 1301, mas os interiores e faróis trás eram de 1100, por isso tenho la algumas coisas k te podem interessar, manda fotos para ver se tenho ou é igual.
    Ab
     
  19. Boas! Aqui vai o site onde contem algumas fotos do bichinho que tenho á venda:
    http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p350245
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página