Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Segurança Automóvel.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 12 Abr 2009.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 12 Abr 2009.

  1. A segurança automóvel desde o inicio se tornou um problema no seu desenvolvimento. O segundo carro a vapor o Fardier, criado por Nicolas-Joseph Cugnot em 1771, há relatos que se esbarrou contra uma parede durante a sua primeira demonstração. Contudo segundo Georges Ageon, a primeira referência a este acidente date de 1801 e não entra nas contas contemporâneas.

    Um dos primeiros acidentes mortais registados foi Mary Ward, em 31 de Agosto de 1869 em Parsonstown, Irlanda.

    Em 1930, o cirugião plastico Claire L. Straith e o psiquiatra C.J. Strickland defendeu o uso do cinto de segurança e de tablier acolchoados. Strickland fundou a Automotive Safety League of America.

    Em 1934, GM realiza o primeiro crash test contra uma barreira.

    Em 1942, Hugh De Haven, publicou o classico Mechanical analysis of survival in falls from heigts of fifty to one hundred and fifty feet

    Em 1949 SAAB cria o Saab 92 com dispositivos de segurança de aviões adaptado aos carros, tornando-se no primeiro Saab de produção com um habitáculo reforçado e o American Tucker foi construido com o primeiro tabliers almofadado do mundo.

    Em 1950, Mercedes-Benz realizou extensivos crash test a protótipos.

    Em 1956, a Ford tentou sem sucesso despertar o interesse dos americanos em comprar carros seguros com o seu kit de primeiros soccorros.

    Em 1958, as Nações Unidas estabeleceram o World Forum For Harmonization of Vehicle Regulations, uma entidade mundial para estabelecer regras na construção do chassis com vista à segurança. Muitas das inovações para salvar vidas, como os cintos de segurança e com a construçao de barras de segurança foram trazidas para o mercado pelas suas circunstâncias favoráveis. Nesse mesmo ano, um engenheiro da Volvo chamado Nils Bohlin inventou e patenteou o cinto de segurança de 3 pontos, colo e ombro. Que se tornou um equipamento normal em todos os carros Volvo em 1959. E através de várias décadas os cintos de segurança de 3 pontos foram encomendados pelos reguladores para toda a industria aumtomóvel no mundo.

    Em 1966, os EUA criam o United States Departement of Transortation (DOT) com a segurança como um dos seus propósitos. O National Transportation Safety Board (NTSB) foi criado como uma organização independente no dia 1 de abril de 1967, mas estava dependente da administração e dos fundos da DOT. Contudo, em 1975 a NTSB tornou-se totalmente independente.

    A Volvo cria a primeira cadeira para bebé em 1964 e introduz o primeiro banco ejectável em 1978.

    Em 1979 NTSB começa com os crash test nos carros mais populares e publica os resultados, para informar os consumidores e encorajar os construtores a aumentar a segurança nos automóveis. Inicialmente o US NCAP só testava a protecção do ocupante. Nos anos seguintes, este programa da NHTSA foi aumentando a area de acção. Em 1997 é criada a European New Car Assessmente Programme (Euro NCAP) para testar a segurança global dos novos automóveis e publicar os resultados para informação dos consumidores. Os crash test da NHTSA são realizados e publicados como uma filiao dos EUA do programa NCAP.

    Em 1984, Nova Iorque aprova a primeira lei para o uso de cintos de segurança, as leis foram adoptadas em 50 estados e a NHTSA estima que os cintos de segurança salva 10.000 pessoas por ano nos EUA.

    Em 1986, a 3ªa luz de stop e adoptada na america do norte, como consequência nos próximos 15 anos o resto do mundo adopta a 3º luz de stop.

    Em 2004, NHTSA realizou novos testes para avaliar o risco de capotar dos novos carros e SUV's. Apenas o Mazda RX-8 teve 5 estrelas....
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página