Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Seat Seat 1430 Familiare 1973 - Diário de Bordo

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Jorge Viegas, 3 Out 2009.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Jorge Viegas, 3 Out 2009.

  1. Olá a todos,

    Este é o meu clássico de eleição, pelo valor sentimental que tem para mim, pois sempre foi da familia e pela história que a mesma tem!

    A história deste Seat é a seguinte:

    Foi encomendada no Lobito - Angola e paga a pronto pagamento por cerca de 92.000$00.

    A 8 de Maio de 1973 os meus Tios/Padrinhos deslocaram-se da cidade da Guarda a Madrid (Espanha) de comboio para trazer o Seat cinza prata que tinham adquirido. No stand a cor encomendada não estava disponível de momento, só esperando cerca de uma semana - logo tiveram de optar pelo castanho (não havia outra hipótese) pois tinham de regressar a Angola.
    O Baptismo do Seat foi a viagem de Madrid à Guarda e passados uns dias embarcar para Angola, onde lhe foi atribuída a matrícula ALD-57-30.
    Em meados de 1974, com a independência de Angola, regressou a Portugal, onde lhe atribuíram a matrícula (Vem Zangado) VZ-79-43 (matrículas dos veículos vindos das ex-colónias Portuguesas). Cumpriu até ao verão de 2005 a sua missão, nunca deixou o meu Padrinho a pé e ao longo dos 32 anos de vida no activo, fez serviços tão variados como carregar produtos agrícolas, lenha, viagens de família, serviços de "taxi", transportando da aldeia para a cidade os vizinhos sem possibilidade de pagar um taxi...se existissem...pois imaginem uma aldeia do interior Beirão nos anos 70 e 80, e ainda hoje..."o VZ-79-43, se não é de agora é da outra vez...", dizia o sacristão da aldeia...
    O meu Padrinho infelizmente e devido à sua idade não tem condições de o conduzir e teve a amabilidade de oferecer-mo, o qual vai ser todo revisto e futuramente pintado.
    O Seat pelo seu valor sentimental e familiar irá passar os seus dias como sempre passou junto da nossa família...fazendo recordar os meus tempos de míudo...na companhia dos seus eternos donos: Sr. Acácio Franco e D. Lurdes (meus tios e padrinhos) Obrigado...

    Algumas caractéristicas técnicas:
    Seat 1430 Familiar, fabricado em Espanha sob licença Fiat, 1438 cm3, 70 cv DIN, Carburador duplo "Bressel tipo 32 DHS-21", travões de disco às quatro rodas, conta-rotações, tablier de imitação de madeira.

    Nunca foi restaurado, apenas pintado uma vez, 140.000 Km de origem, ainda e felizmente no activo, por muitos anos...com orgulho.

    Espero colocar mais fotos do motor, interior, etc...até lá agradeço os comentários.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Não há valor que pague as histórias familiares passadas a bordo de um clássico...

    Está muito bonito, Parabéns pelo bonito e versátil Seat!

    Um abraço!
     
  3. Tenham medo..... tenham muito medo!!! :D Ja tive o prazer de ver esta maravilha ao vivo! E esta espetacular!! :D Guarda bem essa pérola! ;)
     
  4. Muitos parabéns, é uma bela carrinha! Desconhecia o modelo.
     
  5. É verdade amigo não há nada que pague as histórias e viagens que passei a bordo desta Seat! ;)

    Quando entro nela vem-me logo à memória o passado, pois até o cheiro do interior é diferente dos carros actuais!

    Obrigado pelo seu comentário.
     
  6. É verdade amigo foi um mini encontro Seat-Fiat :D pelo que depender de mim será uma viatura para a vida!
     
  7. Obrigado amigo André Jacinto, é muito raro por terras lusas, pois ainda não descobri ninguém que tivesse uma, pelo menos em carrinha!

    A pouco tempo vi um carro Seat 1430 à venda numa revista da especialidade. Se não tivesse a garagem cheia perdia a cabeça...:D
     
  8. É normal para quem gosta desse carros. Se eu pudesse, tinha a casa cheia de carros Ingleses e Datsuns. Fica para quando me sair o euromilhões :D

    Quanto ao seu afecto pela carrinha, é exactamente a ligação que eu tenho com a IMA. É o primeiro carro em que me lembro de andar, quando a minha tia a usava :D
     
  9. Uma bela historia familiar, e uma carrinha muito engraçada rara cá por Portugal, gosto da grelha da frente com farois quadrados dá-lhe um toque de requinte.
    Essa carrinha está por Santarém? O meu 124 BC1 também está por ai!
     
  10. Amigo Jorge está de parabéns ,tem uma belíssima carrinha,algo rara ,:D . Como pode ver sou de Santarém e curiosamente nunca a vi passar pois acredite que se a já tivesse visto não esqueceria.
    Aqui há dias tive pena mas não pude ir a Almeirim ter convosco ,mas "há mais mares que marinheiros":D
     
  11. Parabéns pela carrinha amigo, e pela história que vem por traz desta... Posso dizer-lhe que pode gastar muito dinheiro em carros, mas nenhum lhe vai trazer a nostalgia que este trará no futuro.
     
  12. Exacto, é um carinho especial por estas viaturas que nos viram crescer! ;)
     
  13. Sim por cá ainda não vi nenhuma :D
    Sim está por Santarém, mas dorme numa garagem...B)

    O 124 está a circular? Por cá já vi um amarelo, é o seu?
     
  14. Obrigado, tive sorte quando o meu padrinho me ofereceu, pois havia alguns pretendentes a ficar com ela! :D

    Ando pouco com ela, a ultima vez foi a ida a Almeirim e o Mauro falou-me de si...a ver se agora se combina aqui na Capital do Gótico B)
     

  15. O Fiat 124 BC1 é vermelho e ainda está na oficina onde foi restaurado.

    Pode ver fotos:

    http://www.portalclassicos.com/noss...t-124-sport-coupe-sera-impressao-minha-7.html

    Post 62, 63.

    Tenho um Fiat 128 Sport amarelo que esteve muito tempo em Santarém, agora está Coimbra, mas deve ir brevemente a Santarém fazer uma revisão e ir à inspecção.

    Todos ficam em garagem e o motivo de não ter os carros todos perto de mim, é mesmo por falta de espaço de garagem.
     
  16. Tava a fazer confusão com um Fiat 125 amarelo que anda por cá! B)

    Esse 124 tá muito lindo, parabéns.

    Há por cá uma oficina que já vi por lá uns 128 sports, será a mesma? Fica perto da GNR? ;)

    Bem isso da falta de espaço toca a todos, mas se precisar que alguém ande neles, já sabe...:D (tou a brincar)
     

  17. Sim, é essa oficina perto da GNR, em principio este mês acaba-se uns pormenores que faltam no 124 Sport e vão os dois à inspecção o 128 Sport e o 124 Sport.
     
  18. Logo vi, já cheguei a ver penso eu dois Fiat's lá...penso que um deles estava lá guardado, não me recordo.
    São dois modelos muito interessantes ;)
     

  19. Estavam lá guardados 1 Fiat 128 Sport Coupé e Fiat 128 3P de um policia mas como foi viver para a Moita levou os carros para lá, agora só lá está o meu 124 Sport, por vezes vai lá outros Fiat, já lá encontrei um Fiat 500 de um Doutor, que o concessionário Fiat em Santarém recusou fazer uma revisão!!!, costuma lá ir um Fiat 850 Special, enfim como a oficina é antiga, costuma aparecer de vez em quanto umas viaturas antigas.
     
  20. Então bate certo, sim é raro passar por lá mas já vi que tem lá umas reliquias! ;)

    Agora essa do concessionário Fiat se recusar a uma revisão :wacko: há com cada uma, se fosse eu ia uma reclamação para a DECO, Livro de Reclamações e Fiat Portuguesa! e ASAE! ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página