Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Sócrates - Coitada.. a mãe não tem culpa!

Tópico em 'Legislação' iniciado por Ricardo Teixeira, 6 Ago 2008.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Ricardo Teixeira, 6 Ago 2008.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. No seguimento da direcção tomada pelo actual governo no que diz respeito à tributação cega e ilegal, transcrevo o editorial da revista oficial do CPAA (Clube Português de Automóveis Antigos). Claro que muitos podem achar que o clube faz pouco, já muitas vezes pensei o mesmo, mas também já conseguiu durante os anos 90 uma isenção do IA para os automóveis antigos e clássicos que permitiu repor algum do património Nacional.

    Agora outra luta inglória contra uns sacanas autistas.....!

    "Desde que um grupo de entusiastas começou a recuperar e preservar os veículos antigos, constituindo o núcleo inicial do que é agora o nosso Clube, nunca este nosso esforço foi tão negligenciado e diminuído.
    Os veículos antigos, quando preservados são o testemunho de um valor cultural e técnico e a expressão de uma atitude também artística que define e caracteriza uma época.
    Este esforço, que todos fazemos tem, como único objectivo essa preservação e a certeza que transmitiremos, nas melhores condições esses exemplos, às gerações vindouras.
    Claro que, à semelhança do que acontece mundialmente, esta actividade gera actividades paralelas que começam a não ser social e economicamente ignoráveis.
    Tanto a actividade de pequenas garagens e mecânicos, de estofadores, de outras artes ligadas aos restauros automóveis, foram sendo mantidos, como comércios relacionados com a venda de peças e ou importação de componentes para a sua manutenção foram aparecendo, gerando por si um grande volume de negócios e mantendo um significativo numero de postos de trabalho, que tendiam a aumentar.
    Os números publicados em anterior edição de Antigos e referentes ao estudo efectuado pela FIVA para apresentação desta actividade junto das entidades da União Europeia, são perfeitamente transpostos para a nossa realidade e atestam a importância, que é internacionalmente reconhecida a este nosso esforço.

    Desde sempre foi reconhecido o papel que os coleccionadores ou simples proprietários de veículos antigos, faziam para se poder legar essa informação técnica e cultural.
    Sempre foi considerado, nas diversas leis e normas que foram sendo produzidas, e especificidade e particularidade desta actividade, propondo sempre excepções para veículos antigos, clássicos, de colecção, ..., como eram classificados.

    Porém, na revisão das diversas leis e dos impostos em que os veículos automóveis eram taxados e que culminou com a aprovação da Lei 22A de 2007 e apesar de todos os nossos esforços, que passaram por pedidos de recepção nas Comissões da AR, de exposições ao Exmo. Senhor Ministro, não foram considerados os nossos pontos de vista e ignoraram de vez os veículos antigos, passando apenas a existir veículos novos e usados.
    Este é o primeiro, rude e grosseiro golpe para quem tanto tem feito para o engrandecimento e valorização do nosso património cultural.

    Agora foi um raid, às cegas que cancelou matrículas de veículos que estão legais e que por terem sido certificados pelo nosso Clube, como estamos autorizados, não realizavam nem têm de realizar IPO's.

    Claro que se resolve, fazendo prova dessa certificação. As matriculas são de novo validadas.
    Mas não deixa de ser, mais uma vez, uma prova de que quem está a legislar ou ignora ou voluntariamente quer terminar com esta nossa actividade.

    As horas gastas para esclarecimento e o tempo que se ocupa para a reposição de situações que se deveriam evitar, seriam facilmente resolúveis por uma simples reunião ou consulta connosco, os interessados.

    E o pior é que, mesmo alertados para os vários erros cometidos, o Governo não dá indicação de querer alterar estas situações.
    Teremos o património que nos deixarem ter.

    Desejo à nova candidatura do CPAA todo o sucesso social, desportivo e associativo no seu mandato e ciente que vai ter todo o apoio dos sócios consiga remediar os danos que esta recente legislação nos causou e que se deve imediatamente remediar.

    O Presidente do CPAA"



    Sócrates, esse grande filho... :wacko:
     
  2. É triste este País, muito triste.
     
  3. Interesses.. que é como quem diz, lobbistas com lobbys que andam em cima de quem manda.. que é como quem diz,euros para eles :(-:(-

    É precisonão deixar de fazer pressão :(-
     
  4. Eu acho que o Estado perde mais do que ganha com isto. Perde no IVA dos carros que não se restauram e importa, e perde na própria importação, porque ninguém com juízo trás um carro lá de fora agora.
     
  5. Ainda estou á espera que se organize algum tipo de acção sobre este tema.... concentração, manifestação, reunião, exposição, passeio, marcha.... qqr coisa!
     
  6. Ainda estou a pensar nisto...
     
  7. Eu ainda tentei fazer qualquer coisa!!! Mas não deu..... Paçiência!!!!
    Pode desde já contar comigo!!!!
    Abraço
     
  8. boas noites , e continuo a dizer que o melhor é organizar um desfile de carros antigos, frente a A.Republica,com quantos carros arranjarmos, e depois meia duzia deles como que por magia têem uma avaria e congestionam o transito, mandando vir reboques etc etc.
    nao a nenhuma marcha lenta, nada de reinvidicaçoes para nao ser considerado manif, mas simplesmente um passeio que reune 20,30,40 ou mais carros!
    isto é o principio da ideia, agora cabe-nos desenvolvê-la no caminho certo e legal!
     
  9. Boa noite a todos,

    È por sermos governados(roubados) por gentinha(ordinária) desta, que nem sequer me merecem o minimo de respeito, que eu estou a incutir nos meus dois filhos o espirito da emigração!!!
    Apesar de serem novos, estou desde já a educá-los para estudarem, serem alguem e depois desaparecerem daqui, emigrem, e se possivel alterem a nacionalidade, já que neste pais, não se irão safar de certeza, e para serem roubados em impostos e desrespeitados, já bastam os pais!!!

    Desculpem este meu desabafo, mas como apaixonado e proprietário de um clássico, estou a ficar FARTO de CHULOS e de ser ROUBADO!!

    Helder Ramos
     
  10. Quer então dizer que já começaram a abrir os olhos????
    Aqui há uns tempos, aquando do aumento dos combustíveis, fiz um tópico onde propunha precisamente isso, uma manifestação de clássicos frente á assembleia da républica para nos manifestarmos contra o aumento dos combustíveis, assim como contra as demais leis absurdas que são aprovadas neste país!!!
    Fui completamente censurado, silenciado e rotulado de incendiário por quase toda a gente! O meu tópico foi bloqueado e apagado, o que culminou com a minha saída aqui do portal!!! Mais tarde pedi desculpa a quem pudesse ter ofendido com as VERDADES que disse no tópico!!! A coisa foi esquecida e eu tentei levar na brincadeira os atentados á liberdade de expressão de que fui vítima e acabei por voltar e tentar não criar mais tópicos que pudessem ser chamados "incendiários"!!!
    Como estas coisas acabam sempre por vir ao de cima, aí têm, para abrirem os olhos!!! Estão aqui pessoas a responder que na altura me censuraram.....
    Espero que consigam alguma coisa com esta ideia e podem contar comigo para participar nela! No entanto, em termos de organização, não vou fazer nada!!!
    Digam-me o dia e a hora que estarei lá a participar! Para mais que isso, aqui o "incendiário" reformou-se.....
    Abraços
     
  11. amigo LUIS PAULO, veja este comentario e adata a que o escrevi, a minha ideia ja foi lançada ha muito, no entanto, disseram-me que nao, vamos fazer outra coisa, mais light, soft, e resulatdo, nao se fez nada, e os problemas mantêm-se .
    repito, fazer um "rassemblement" e passear junto a A.R, logo se vê!

    http://www.portalclassicos.com/forum/showthread.php?p=93464#post93464
     
  12. MANIFESTAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DOS AUTOMÓVEIS CLÁSSICOS!!!

    PARA QUANDO???????????????
     
  13. para quando houver vontade!!!!
     
  14. Eu estou pronto.......
     
  15. O mais engraçado é o texto ser dos principais responsáveis pela situação a que chegamos! O CPPA tinha a obrigação de evitar esta situação! Lembraram-se agora, deve ser por estarmos a entrar na fase de eleições!
    Ao menos ainda vi o Carlos Barbosa do ACP a fazer algum barulho, nunca percebi se com vontade de mudar algo ou se apenas para fazer barulho, mas fez o seu papel! Agora o CPPA... tenham dó!

    Para quando uma organização que realmente nos defenda dos ataques indiscriminados da "lei"? Com pessoas sérias e competentes que não procurem politizar estas questões importantes?

    Subscrevo completamente esta ideia:



    Concerteza ninguém leva a mal despedir-me no espírito do tópico em que o tópico foi criado:

    Teixeira, esse grande filho... - não tenho nada contra o senhor, mas gosto de manter o nível!
    (já sei, mais um post apagado!)
     
  16. A ideia do amigo Eduardo Relvas é muito boa!!! No entanto, acho que não conseguimos nada sem fazer barulho primeiro!!!
    Nada que eu não tivesse já dito, mas enfim.....
     
  17. Essa insinuação foi para mim?

    Caro amigo Mesquita, relembro-lhe de algumas coisas, visto que parece ser mais uma daquelas pessoas que se acobarda atrás de palavras "lei" e "governo", já para não falar em partidos.... As acções são de pessoas, e como tal têm que ser personalizadas e as mesmas têm que ser responsabilizadas...

    Tenho vergonha de um país estar a ser desgovernado e pessoas como você estarem a ser "chuladas" e ainda defenderem situações que são verdadeiros atentados à moral, à integridade e à "LEI" - como você mesmo referiu - por um suposto indivíduo que goza na vossa cara com situações como por exemplo:

    - Exame final da licenciatura apresentado com data posterior à emissão da conclusão da licenciatura - para mim é crime!
    - Exame não realizado em pessoa, enviado por fax, com um cartãozinho de secretário de estado - para mim é burla e corrupção, ou seja crime..
    - Uso abusivo de título de Eng., quando a própria empresa onde supostamente era responsável de projectos faliu por falta de pessoal credenciado.
    - Declaração assinada que todos vimos, sobre a exclusividade de funções na assembleia, quando na mesma altura o mesmo trabalhava na empresa acima citada.- burla obvia..

    Isto, vai-me desculpar, prova que ele é uma pessoa com fortes lacunas da moral e integridade, ou seja, uma prostituta social e profissional! Lamento que a moral com que amigo gere o seu dia a dia encare acções como as mencionadas acima, como normais e ainda por cima defensáveis.....

    Eu como Eng. de formação, tirada a muito custo, acho insultuoso que alguém abuse dos seus cargos para ostentar algo que não lhe é de direito. Mais, a minha conduta moral não é sequer comparável com a deste senhor que o amigo defende, por isso recomendo que não deve meter todos os ovos no mesmo cesto, com o risco de acabar por se identificar com a pessoa que defende...

    Não confunda o CPAA (que nao defendo) nem o ACP com o "governo"... pois quem legisla deveria ter em atenção as suas acções.... ou melhor, assim é que está bem porque segundo o amigo Mesquita, não podemos personalizar... é tudo obra do governo-espirito-santo... e os clubes é que deviam fazer barulho....

    Parafraseando alguém muito conhecido:
    Perdoa-lhes (os chulados e alegres), pois não sabem o que fazem....
     
  18. Oh Luís, tu também és reaccionário :D:D só gostas de barulho! ehehehe
     
  19. Caro Teixeira,

    concordo com a revolta, e partilho do sentimento (apesar de preferir que fosse abordado de outra maneira).

    Mas tenho que referir que este topic está a resvalar para lá dos clássicos quando se faz ataques desmesurados e exaltados ao Socrátes. Assim só se perde a razão, além de passar a imagem que aqui no site se pratica algum tipo de partidarismo.

    Além do mais, não é um pouco ingenuo achar que o Sócrates se fecha no gabinete a organizar o fim dos clássicos em Portugal? Tem sem dúvida as suas responsabilidades, mas o facto é que não actua directamente. Há muitos mais funcionários do estado com muita mais culpa que o Socrátes.

    Alguns elementos do executivo camarário aqui da Póvoa também são capazes de criar alguns entraves ao encontro que cá se vai realizar no Domingo, mas não é por isso que vou chamar "filho da.." ao Macedo Vieira e outros (se bem que nem gosto dele).

    Vamos voltar a falar de clássicos e medidas que podemos tomar, para forçar o executivo PS e a AR a rever a sua posição no que respeita aos clássicos ;);)

    Teixeira, concordo e apoio a tua revolta, mas vamos deixar o Socrates em paz, ou pelo menos não injuria-lo. Afinal foi eleito pela maioria (e eu nem sequer votei nele), e isso deve ser respeitado! Como já foi dito, tarda nada estão aí outras legislativas ;);)

    Entretanto falemos de clássicos e vamos deixar os filhos e as mães em paz :D:D
     
  20. Eu felizmente não pertenço nem pertenci a nenhum partido. Tenho a consciência limpa e a moral intacta. Posso falar livremente pois nem sequer o SIS (que apagou a definição da Wikipédia) me pode chatear por aqui.

    Ao contrário dos cobardes que se escondem atrás de termos como "Governo", "Lei", "Sistema"... eu gosto de chamar as coisas pelos seus nomes. É o meu direito. Não gosto de invertebrados morais que defendem posturas de "A culpa morre solteira".

    Os luxos de um cargo político, encargam - a meu ver - responsabilidades. As acções dirigidas aos clássicos são propositadas, não foram por falta de informação, até porque foram anuladas directivas já vigentes.

    Não sei porque raio o pessoal continua com medo de responsabilizar os responsáveis e preferem olhar para o lado e dizer..."Não, vamos aguardar... eles não têm culpa... coitadinhos dos governantes.."

    Se fosse futebol já todos insultavam o árbito, mas como o individuo em questao montou uma nova PIDE que só lhe responde a ele... vocês já se borram todos...e não responsabilizam ninguem...

    Afinal a culpa é do CPAA e do ACP porque não fizeram o que vocês, coitados não têm coragem de fazer...

    "Faz o que eu digo e não faças o que eu faço..."
     
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar Página