Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Retirar Piscas Laterais Fiat 850

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Rui Nelson Silva, 28 Out 2012.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Rui Nelson Silva, 28 Out 2012.

  1. Estou a desmontar o pequeno fiat para pintar e queria saber como retiro os piscas de lado.

    Obrigado!
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Se não estou em erro, tem duas porcas pequeninas por trás, uma de cada lado do casquilho da lâmpada.

    Abraço!
     
    M Bento Amaral gostou disto.
  3. Tal como disse o Eduardo, tem duas porcas, salvo erro de 8mm, na parte de trás. Sendo esse um 850, tem o pisca igual ao do meu 1500 e o sistema é esse.
     
  4. Já estão ca fora! ea exactamente isso!
    já agora, alguma ideia de como posso retirar os vidros do carro sem os patir?
     
  5. Aí já não me atrevo... Mas há cá gente que já desmontou vidros e até de Fiat 850, penso eu. A ajuda aparecerá.
     
  6. Se estás a pensar substituir as borrachas, é fácil... agarras numa lámina de corte forte e passas a toda a volta do vidro pelo meio da borracha, de maneira a passar entre o vidro e a carroçaria. Obviamente isto é depois de retirar o friso do meio, que basta levantar numa ponta e ir puxando para fora.

    Caso contrário, é um bocado arriscado... tira o friso, e vai descolando a borracha do vidro a toda a volta com uma espátula fina de metal bem limpa (para não riscar o vidro), e começa a levantar todo o rebordo para a ir relaxando. Se vires que está muito dura, não arrisques... mais vale cortá-la. Se ela ceder bem, tenta meter dois cordéis fortes a passar de um lado ao outro (com MUITO cuidado! A mínima força sobre um ponto do vidro estilhaça-o), e vai-os passando a toda a volta (dá jeito um assistente), fazendo força dos dois lados para manter o cordel tenso. Na parte que fica de fora do carro, a ponta deve ser sempre esticada para fora, para que o vidro passe para fora da borracha. O assistente do lado de dentro deve ir seguindo o trajecto, e empurrando o vidro para fora.

    É uma guerra complicada, mas se a borracha estiver boa, pode resultar... tem é de ser sempre com o máximo de cuidado para não esforçar o vidro.

    Um abraço!
     
    Rui Nelson Silva e Claudio Vilas gostaram disto.
  7. Tirar os vidros de um carro, nao é uma tarefa muito facil, tendo em conta que, os vidros partem com facilidade como o Eduardo relatou, bem como há dificuldade em arranjar um novo, por isso, se nao sabe fazer isso é melhor pedir a alguem que saiba fazer o serviço.
     
  8. os vidros estão cá fora já. nao partiu nenhum e consegui aproveitar todas as borrachas. confeso de cada vez mais me impressiono com o meu 850! nas zonas onde é suposto ter podres (a volta do vidro da frente) o carro esta completamente solido. nao tem podre nenhum! acho que vai ser apenas necessario tirar a tinta e voltar a pintar! vai ser é necessaio endireitar melhor os pilades do meio do carro, uma vez que nao foram bem endireitados quando o meu avo teve o acidente.

    um a parte, alguem me consegue dizer onde consigo arranjar os frisos comados que acompanham o carro de ponta a ponta de cada lado? é que o meu nao os tinha...

    amanha vou colocar fotos do estado do carro.
     
    M Bento Amaral e Claudio Vilas gostaram disto.
  9. Meu caro:
    Se o seu carro for um Fiat 850 Normal, nao tem frisos exteriores na carroçaria.
    Só o modelo 850 Special, é que tem esses frisos.
    Nesse caso, tem travoes de disco à frente, conta-kms com valor maximo de velocidade a indicar 160kms, penteiro de temparatura e mais alguma coisas.

    Cump
     
  10. Claudio, na foto do início do tópico dá para ver que é um Special. Pelo menos o local do friso está lá bem marcado.
     
  11. exactamente! é um 850 special de origem, tem travao de disco, no conta km maraca 160 km\h, o volante é imitação de madeira...
    so nao tinha os frisos originais porque ouve um acidente com o carro e nao os puseram.
     
  12. Rui,

    Não sei se há algum sítio onde os vendam novos. O mais provável é teres de procurar um dador que os tenha em bom estado. Pelo que recordo da última volta que dei aos classificados online, andam sempre por aí alguns, tenta falar com algum dos vendedores a ver se te cedem os frisos a um preço razoável.

    Um abraço!
     
  13. Pois, aqui a tempos tive a opurtonidade de os comprar usados e deixei os escapar. Vou estar atento para ver se consigo alguma coisa.
    Outra questão. Será que vale a pena retirar o motor fora para pintar tambem a parte a volta do mesmo? Se sim, retirar o motor é uma tarefa muito difícil?
     
  14. Depende apenas do teu gosto pelo trabalho e pelos resultados. Obviamente, com o motor fora pode-se detalhar mais o acabamento do compartimento, e tens mais margem de manobra.

    Uma das grandes vantagens destes modelos é também exactamente a facilidade de acesso, já que retirando o pára-choques e o avental traseiro, tens literalmente o portão aberto para o pôr na rua... é só desligar fios, tubos e tirantes, e desaparafusá-lo da caixa.

    Alguma questão mais especifica dos 850, fala com o Mauro Bento Amaral, ele tem um 850 Special e tem vindo a familiarizar-se com ele ao longo dos últimos tempos, já te deve conseguir orientar nalguma questão mais que tenhas.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página