Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro Sachs V5 Racing

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por janitoadf, 10 Jul 2013.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por janitoadf, 10 Jul 2013.

  1. Boas pessoal sou novo nestas coisas e novo aqui no forum.
    Tenho uma Sachs V5 Racing que comecei a pouco tempo a restaurar, eu em relação a motor não percebo nada, mas isso vou mandar depois para o mecânico.

    Preciso é de algumas luz para não fazer nada mal.
    Queria o mais clássico possível.
    Por isso gostava de saber o que falta e o que já tenho, para ir comprando.

    Vou por aqui umas fotos da máquina
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Boas Colega pouco ou nada percebo de restauros mas á primeira vista tens de comprar o farol, escape e guarda lamas frente novos.
    Penso que os mais entendidos da matéria depois te irão dar os pormenores mais difíceis de encontrar.
    Bom restauro e nunca desistas.
     
    janitoadf gostou disto.
  3. Amanhã irei retirar o motor depois começarei a desenraizar as rodas para lixar.
     
  4. Boa maquina que ai tens, vai desmanchando e ai descobres mais cenas para comprar. Compara com fotos igual a tua, para veres as diferenças.
     
    janitoadf gostou disto.
  5. Está aqui esta foto já quase toda desmontada, Amanhã é que deve estar mesmo tudo depois é começar a lixar as peças.
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Olá Companheiro.

    A mota em questão, trata-se de uma SIS-Sachs V5 Racing fabricada provavelmente entre 1974/5 a 1979/80. Pelo depósito pode-se, se me esclarecer, 'acertar' no ano. A pergunta que faço é se os logótipos são em alumínio, e se o sítio de colocação nos mesmos é 'escavado no depósito, ou é saliente ao depósito?


    Se restaurada com delicadeza e pormenor, ficará uma máquina espectacular. Tem contudo falta de peças originais como é perceptível pelas fotos, nomeadamente faltam:

    • Farol frontal - dependendo do ano de fabrico, poderá ser o modelo que foi aplicado logo a seguir ao utilizado na V5 Sport (portanto um coco menor e com aro que tem uma aba superiormente) ou então um farol com coco mais achatado ainda e de maior diâmetro (igual aos aplicados depois também nos modelos da década de 80);
    • Guarda-lamas da frente - o modelo é igual ao dos V5 Racing da década de oitenta, podendo de acordo com o ano de fabrico da moto, ser pintado da cor da mesma ou então cromado. O tirante (haste) de fixação superior é pelo interior do guarda-lamas e a haste inferior é pelo exterior do guarda-lamas;
    • Tapa-pós - as orelhas de suporte do farol frontal também não são essas, e podem de acordo com o ano de fabrico ser iguais às que saíram depois nas dos anos 80, ou então mais baixas (cortadas superiormente), caso o modelo seja mais antigo e cujo guiador é colocado por baixo da mesa de direcção (tipo v5 sport);
    • Manetes e cepos das manetes - não são essas da lusito. São uns outros em forma cónica e as manetes apropriadas - desconheço a marca;
    • Suspensão da frente - pela foto parece-me que os copos são betor - logo não originais. Nos modelos mais antigos da V5 racing, uns copos têm uma aba circular para suportar as molas exteriores da suspensão (tipo v5 Sport) e nos modelos mais recentes surgiram com copos muito parecidos mas já sem aba e logo sem molas exteriores. Mais uma vez depende do ano;
    • Coluna e mesa de direcção - pelas fotos não me parecem originais. A mesa de direcção original terá de dizer SIS à frente. Essas montadas parecem da FAMEL;
    • Amortecedores traseiros - não são esses os originais. Aqui independente do ano a V5 Racing dessa série saiu com um modelo específico;
    • Guarda-lamas traseiro - é original mas está obviamente cortado;
    • Farolim traseiro - original;
    • Suporte de fixação da placa de matrícula - não é o original, sendo que esse suporte está soldado ao próprio guarda-lamas;
    • Placa de fixação da chapa de matrícula - não e a original. A original é preta em forma de 'casa'. Utilizada em todos os modelos V5 Sport e Racing.
    De resto parece-me original. Força no restauro e acima de tudo paciência. Mais vale perder um ou dois meses mais e ficar com uma máquina digna de registo.

    Importante: tente saber o ano, pois se se tratar de uma v5 Racing de 1.ª série, então está em posse de um modelo ao nível da Sport.
     
    janitoadf gostou disto.
  7. Boas amigo
    Já desmontas-te o escape não tens nenhuma foto aberto?
     
  8. Desde mais muito obrigado pela sua ajuda. O logotipo é em aluminio, está aqui uma foto com o depósito:
    Esta V5 está com varias peças que não são de origem :S
    Relativamente a suspensão da frente tinha essa duvida se era ou não original. A suspensão é da TABOR.

    Cumprimentos
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Aberto como assim?
    Eu tirei varias fotos, não sei se é isto que queres.

    Cumprimentos
     

    Ficheiros Anexados:

    JoaoFonseca gostou disto.
  10. Alguem me pode ajudar em como tirar a pintura desta parte?

    Cumprimentos
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Tens que por o berbequim a funcionar com uma cena de arames não me lembro o nome, tira tudo, põe uns óculos de protecção.

    Obrigado pela fotos, mas o teu escape não tem o silenciador?
     
    janitoadf gostou disto.
  12. Tem pois, mas eu tirei, como perguntaste se já tinha aberto o escape.
    Já comecei a lixar o quadro. O aro da roda da frente so falta polir, ver se daqui a duas semanas já está tudo em ordem para pintura :p
    Amanhã ponho aqui umas fotos :)
     
  13. Exactamente, sendo a suspensão TABOR, logo não é original. Pelo depósito, nomeadamente pelos logótipos em alumínio colocados na 'zona escavada' do mesmo, denúncia que a V5 é uma Racing de 2.ª Série. Ou seja, tanto pode ter suspensão com molas pelo exterior, como uma suspensão praticamente igual mas sem molas pelo exterior (mais provável). Em ambos os casos o guiador é de uma haste e baixo, sendo colocado sobre a mesa de direcção. Do mesmo modo as orelhas (tapa-pós) para fixar o farol são iguais aos modelos que saíram posteriormente. O farol frontal pode ser aplicado o modelo tipo coco que saiu a seguir à v5 sport ou então o mais achatado igual às V5 que saíram nos anos 80.
    É um modelo que provavelmente foi fabricado entre os anos 1976/77 a 1979/1980. As cores que conheço para estas série, são o vermelho, laranja ou verde claro.
     
  14. A minha apesar da foto parecer vermelha, mas é laranja. Pois eu vou ver se consigo arranjar tudo logo agora original. Pois algumas peças novas está tudo muito caro, e usadas algumas estão estragadas.

    Senhor Albano, muito obrigado pela sua ajuda.

    Cumprimentos
     
  15. Boas noites, podem ver aqui algum material ja a ver tratado.
    Amanhã vou começar cedo para começar a limpar e pintar o mais cedo possível.


    Precisava de uma pequena ajuda, alguém me pode explicar como consigo desmontar os amortecedores traseiros?

    Cumprimentos
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Já está quase tudo prontos para pintar. Só falta o deposito de gasolina.
    Depois antes da pintura, só falta lavar com água. Vou pintar a pistola.

    Alguém que me possa dar uma dicas?
     

    Ficheiros Anexados:

  17. Sr. Figo, esses amortecedores não são os originais. Aconselho a ter calma e juntar o dinheiro e comprar os originais, mesmo que usados. Desmontar os amortecedores é tarefa complicada. Alguns nem dão para desmontar. Existem uns instrumentos que os mecânicos têm, que chamam de 'saca amortecedor' que facilitam muito essa tarefa. Já desmontei alguns usando outras técnicas. Mas nesse caso aconselho mesmo a comprar os originais. Procure no OLX ou Custo justo que encontra.
     
  18. Para retirar tinta existe uma ferramenta de 3 faces e cabo de madeira, conhecido como rascador
    afiado faz milagres depois a escova circular de aço no berbequim
     
  19. Tirei com decapante foi num instantelaugh.png
    Obrigado sr paulo
     
  20. Aqui está o quadro já com primário. falta levar outra de primário.

    Vou fazer uma encomenda com algumas coisinhas, como aros novos e raios. escape, guarda-lamas e estou a procura de uns tapa-pós que está difícil de encontrar.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página