Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro Renault 4GTL (1988)

Tópico em 'Renault' iniciado por Hugo Tavares Ferreira, 29 Jan 2011.

Tópico em 'Renault' iniciado por Hugo Tavares Ferreira, 29 Jan 2011.

  1. Recuperação Renault 4GTL (1988)

    Boa noite caros amantes de clássicos!

    O meu nome é Hugo Ferreira, tenho 24 anos e sou o orgulhoso (futuro) proprietário de uma Renault 4L R1128 branquinha com a matrícula QA-70-56, que pretendo restaurar.

    O carro foi comprado em 2ª mão pelo meu avô em 91, e foi o único carro da minha família até 2007, altura que o meu pai (o meu avô tinha entretanto falecido em 97) se chateou com as constantes reparações e resolveu comprar um carro mais recente, e por isso tem um grande valor semtimental para mim. Sempre tive este bichinho mas nunca surgiu a oportunidade, mas sinto que me falta algo na vida!!! E a resposta a essa falta é a "catrela" :D é muito sinceramente, um dos meus objectivos de vida!!

    Não tenho praticamente conhecimentos nenhuns, mas estou disposto a aprender o que for preciso!! Tal como muitos de vocês que tive oportunidade de ver, os recursos financeiros também não são muitos, e como tal tenho de começar pelos trabalhos em casa!! Espero que possam ter paciência pra dar uns conselhos aqui ao menino :huh: :huh:

    Infelizmente ainda não tenho fotos porque a menina ainda está na casa da minha avó onde repousa desde 2007, mas já movi esforços para que ela venha pra casa esta semana, e vai começar a aventura!!!!

    Um grande abraço 4L, Hugo.
     
  2. Gostei da apresentação, simples, humilde e sentida.

    Nao sei a tua idade, mas nao querendo que desanimes, um restauro é das coisas mais gratificantes que uma pessoa pode ter, desde que goste de carros antigos, mas também vais ter algumas dores de cabeça e vais querer desistir.
    Nao desistas, faz as coisas devagar, tens muito tempo, e a fazer, faz bem as coisas á primeira, para nao gastares duas ou mais vezes.
    Se perceberes um pouco de mecanica, aproveita isso a teu favor, poupas na carteira e afeiçoas-te mais ao carro, ele, quase que começa a fazer parte de ti.
    Vai em frente, nao desanimes, há aqui boa gente que te pode ajudar. No fim, so tens que meter a chave na porta, sentares-te comodamente no banco do condutor, dares a ignição e sentires com verdade, sem ajudas de ABS; ESP etc o que é a arte de conduzir.
    Cump

    Claudio
     
  3. Olá!
    Antes de mais obrigado pelas palavras de força!!
    Em relação à minha idade eu disse no post que tinha 24 anos :p mas está desculpado Cláudio heh!

    A ideia é começar devagarinho, e sabendo que não posso fazer tudo de uma vez por falta de t€mpo, ir fazendo as coisas ao meu ritmo, que de início será mesmo devagar devagarinho, até mais para aprender do que realmente para restaurar, portanto já estou preparado mentalmente para que as coisas demorem e para ter paciência, ou seja não desistir. Quanto ao desanimo tambem sei que não vai ser facil, e provavelmente das jornadas mais longas da minha vida, mas quero sentir o sentimento de satisfação por poder andar com ela, e isso só se consegue no fim! E dasanimado ando eu agora por não fazer nada com ela e a deixar a "apodrecer" na garagem.

    Obrigado mais uma vez! Conto com todos para ajudas e também as sugestões de vocês mais experientes.

    PS: Amanhã já devo ter fotos :D
     
  4. Meus caros amigos, já tenho fotos do maquinão:

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Desculpem a qualidade mas o telemóvel não é o melhor pra isto, e a garagem também não oferece grandes condições pra fotos.

    Em relação à carrinha está melhor do que eu pensava :D Tem alguma ferrugem mas nada de especial, pelo menos parece me que a chapa ainda lá está toda. A ver se amanhã já tenho novidades. Digam de vossa justiça.

    Cumprimentos, Hugo.
     
  5. mais uma 4L a voltar a estrada, parabens!

    Com tempo, paciencia e algum dinheiro, tudo se faz, a carrinha não parece estar em mau estado

    qualquer duvida ou problema, não hesitem em por aqui, ha sempre alguem para ajudar, eu conheço bem as 4l's e tenho varias, do que precisares dispoe até porque sou de perto, sou de anadia mas trabalho em vagos.
     
  6. Boa noite. Antes de mais queria pedir imensa desculpa pelo hiato desde a primeira mensagem de abertura deste tópico até agora.

    Acontece que comecei um tópico destes num forum da especialidade (4.clube) e quando me lembrei que também tinha aqui um já a recuperação ia a mais de meio, pelo que esperei que estivesse praticamente no final para recomeçar novamente a história.

    A carrinha está praticamente pronta, faltam apenas uns ajustes e inspecção com ela, e assim vou a partir de agora começar a contar a aventura desta carrinha na minha garagem.

    Cumprimentos a todos.
     
  7. Vamos lá então começar..!

    Passado cerca de uma semana de ter colocado as primeiras fotos, e na impossibilidade de a conseguir pôr a trabalhar, arranjaram-se uns cabos e lá veio o pug106 a puxar a carrinha pelo meio da terrinha até à garagem cá de casa :feliz:

    E no dia a seguir, dia de banhinho :D :D

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Este é um resto de uma "grande" ideia. Jornais barrados com massa consistente hehe isto seco foi uma desgraça pra sair, mas já lá vou.
    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Aqui são vestigios de uma antiga tentativa de roubo, mas ela foi resistente e os ladrões não se safaram!
    [​IMG]

    A pintura em si não estava muito má, mas a chapa estva muito mal tratada. Desde pinturas de spray, a amolgadelas e a bocados de massa expostos, tinha de tudo.

    Logo nesse dia à noite resolvi atacar a massa consistente e os jornais com um belo desengordurante. Já quase que estava incrustado na chapa. O resultado foi este:

    [​IMG]
     
  8. Foi nesta altura que comecei a cair na real, como dizem os nossos "irmãos" do outro lado do oceano.. Muita ferrugem, muita porcaria, tanta peça para mudar.. Mas o importante era manter a calma e fazer uma coisa de cada vez..! Não percebo nada disto mas tudo bem. Uma opinião aqui, e outra acolá, e ora bem, vamos começar por onde? Pela chapa.. De mecânica não percebia nada (e ainda não percebo) e com a chapa o meu pai tinha umas luzes e passou-mas para tentar fazer alguma coisa de jeito..

    Vamos começar pelos fundos, uma das coisas mais crónicas das 4L.. Bancos fora e..

    [​IMG]

    Máscara na cara e escova de arame na mão, depois de uma bela esfregadela saiu muita coisa:

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    Desmontadas as portas, a lista de peças a mudar era grande :oo:oo:oo entre frisos, molduras, puxadores ou mesmo portas inteiras, havia de tudo o_O mas isso tinha tempo de ir comprando já que este processo ainda ia demorar algum tempo..

    Passado algum tempo lembrei-me de retirar o guarda lamas traseiro esquerdo, e o que sobrou da ilharga foi isto:

    [​IMG] [​IMG] (sim, aquele branco lá atrás é a casa da minha vizinha :D:D)
     
  9. Fundos tratados, e trata de meter tinta para cima.. Ainda não percebia nada de pintura, e então o meu pai ficou encarregue da pintura.. O primário que foi aplicado é que não era o mais indicado, mas é assim que se aprende com os erros.

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    Aqui já com os devidos arranjos.

    [​IMG]

    Ainda nessa altura comecei também na chapa exterior.

    [​IMG] [​IMG]

    Resolvi começar pelos paineis frontais porque estavam melhorzinhos, e assim podia treinar para quando tivesse que passar pras portas, que isso sim, estavam desgraçosas.
     
  10. Entretanto meti na ideia que tinha de ouvir o motor a trabalhar. O motor de arranque não mexia e tinha que sair fora. Então resolvi pegar no touro pelos cornos! Toca a desmontar! Filtro do ar fora, carburador fora, escape e admissão fora, e lá apareceu o menino. A minha primeira grande investida na mecânica :feliz::feliz::feliz: foi só orgulho :D:D

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  11. Com a confiança renovada com a "intervenção" no motor de arranque, o maçarico reparou que tinha o radiador a desfazer-se.. literalmente!! A parte de cima dos favos já não existiam, e os de baixo para lá caminhavam.. Tinha de encontrar um, de origem..

    [​IMG]

    E quem desmonta um radiador também tira meio fosso do motor do sítio :D:D

    [​IMG]

    [​IMG]

    Resultado final:
    [​IMG]
     
  12. Entretanto durante dois meses não se passou nada de extraordinário.. Tratamento e pintura das peças do fosso do motor e ferros dos pára choques, compra de outras, para além de outras que fui arranjando através do meu tio que foi mecânico na Renault durante muitos anos.. O radiador novo também chegou entretanto, tal como algumas peças para substituir nas portas.

    Foi entretanto feita a revisão completa e finalmente, com a ajuda do meu tio a ouvi trabalhar :D:D fiquei mesmo contente!
     
  13. Após muito meditar sobre a questão dos buracos da ilharga, sobre rechapar ou colocar fibra, já que as opiniões se dividiam, resolvi fazer as coisas em condições e rechapar. Faltava arranjar um chapeiro, e tinha de ser de perto, já que a carrinha não tinha como se mover. Lá arranjei um rapaz cá da zona que se prontificou a fazer o trabalho, e nos inícios de Junho lá foi ela..

    [​IMG]

    20 minutos depois, já chegados ao destino:
    [​IMG]

    Amanhã há mais, que já é tarde!
     
  14. Olá morcão! Estás a fazer um trabalho do caraças! a menina está a ficar bonita e depois terá de ir à aprovação, que sou eu que a dou quando der uma voltinha nela :)

    Como tu sabes adoro automóveis antigos, mas no que toca a restauro as motos são bem mais fáceis! A maior facilidade paga-se depois no inverno com as concentrações de clássicos a fugir à chuva e tu todo quentinho dentro da tua R4 :)
     
  15. Obrigado Gustavo.

    Antes ainda tem de passar pelos senhores que sabem tudo. Em príncipio deve ser esta semana que fica pronta para andar. Vamos lá ver.. Ontem de manhã ficou pronta, mas a bomba da gasolina lembrou-se de virar fonte hehe a membrana rompeu-se e começou a esquichar por cima (onde nem sequer devia passar nada). Só amanhã é que a posso mandar vir.

    Mas assim que estiver pronta ela irá ter contigo como já estava prometido.

    Abraços.
     
  16. foi um bom restauro, para quem começou sem perceber nada ficou um resultado excelente! bem melhor do que a porcaria que algum mecanico fez na minha antes de eu a comprar, mas adiante. Parabens Hugo! Daqui a uns tempos temos um encontro da QA da RE da BT da CT da GJ do TZ(2cv do ricardo) e do JJ(o meu 2cv) eheh

    grande abraço!
     
  17. E o Gustavo ajuda e leva o spider dele ahaha ainda não é clássico mas é bonito! É combinar isso então, assim que puder andar com ela estou disponível. Por agora estou mesmo desejoso é de ter aquilo a andar legalmente!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página