Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro Pasteleira UCAL

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Fabio Joel Fernandes, 29 Ago 2011.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Fabio Joel Fernandes, 29 Ago 2011.

  1. Restauro Pasteleira Santa Luzia

    Meus caros foi-me oferecida uma pasteleira Santa Luzia, Parente & Lages Lde , não sei ao certo de que ano, mas com quase todas as peças(faltam as luzes e respectivos dínamos), encontra-se em estado razoável, o cromado das peças é a parte mais preocupante está todo a saltar.
    Agora a curto prazo não pretendo dar-lhe o tratamento que merece, no entanto vou arranjá-la no que toca a "mecânica" e depois com o tempo vou lixá-la toda e pintá-la, tratar peça a peça, e por fim mandar cromar os respectivos cromados.
    Ainda não tirei fotografias, mas assim que tirar vou meter fotos.
    Deixo já aqui uma dúvida para quem trabalha nestas "lides", como afinar a roda, é que tinha raios partidos e comprei novos, coloquei-os e agora tenho a "jante" feita num 8. :(-

    Agradeço ajuda
     
  2. Venham essas fotos!!;)

    É uma Yé-Yé?
     
  3. Re: Restauro Pasteleira Santa Luzia

    Amanhã já vou tirar e meto.

    Ora nem mais, é uma yé-yé.

    Abraço
     
  4.  
  5. Eu suponho que a minha seja ucal porque pelo que andei a pesquisar na net, são iguais. Mas hoje já vou tentar confirmar(é que não tem nada de letras na pasteleira).É igual, mas a minha não tem aquela grelha atrás do banco, e os dínamos e luzes o senhor lá as deve ter tirado.

    Abraço
     
  6.  
  7. Ora aqui vão as fotos.
    Neste momento a bicicleta já se encontra sem banco (que estou a arranjar), comprei raios novos e substitui aqueles que se encontravam partidos, no entanto surgiu novo problema, a roda está num "8", tenho de mandar afinar os raios. Os pneus e câmara foram também comprados novos, após alguma e complicada procura, devido à raridade. No dia apliquei logo a câmara e pneu de trás e fiz a limpeza dos rolamentos desta. Hoje substitui o pneu e câmara da frente e limpei os respectivos rolamentos.
    Hoje descobri mais um bocado da história da bicicleta, prestou serviço na Guarda Fiscal no posto de Lanhelas - Caminha e pertenceu ao Senhor Augusto Alves Pereira, que é meu conterrâneo(informação que se encontra na chapa da bicicleta.

    Abraços
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Mais umas
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Bons trabalhos!!:D

    Reparei que numa das fotos aparece uma pequena chapa rebitada no aro de uma das rodas a dizer "Inox", é a marca ou o aro é mesmo em inox?
     
  10. Não, o aro é mesmo em inox, e também está lá escrito "the Estabil", suponho que seja a empresa que fez os aros.


    Hoje já mandei afinar os aros, pois eu não percebia nada do assunto e eu há dias perguntei a um senhor onde comprei os pneus, e ele disse para não mexer, que só ia pô-los piores.
    Abraço
     
  11. Contratempo, alguns raios como se encontravam oxidados, partiram-se ao serem afinados pelo senhor, agora vou ter de encomendar para ai 30 raios ou até mais
     
  12. Foi o melhor que fez em colocar a roda a afinar, é um trabalho de paciência e não o sabendo fazendo pode ser muito difícil acertar com a afinação.
    Quanto aos raios que entretanto partiram, é normal, aliás, já que teve que colocar alguns, tinha trocado todos os raios da roda, é que mais tarde ou mais cedo a andar de bicicleta eles vão começar a partir.
     
  13. Pois vai ter de ser o que vou fazer, tenho de ir lá a uma loja de um senhor amigo que tem muito material para motas antigas e bicicletas, e ele arranja-me os raios todos.

    Abraço
     
  14. Novidades:
    Rodas direitinhas e montadas, no entanto tive um percalço de última hora, a porca que apertava a roda traseira estava gasta e não aperta, já experimentei várias porcas, mas infelizmente sem sucesso, não tenho aquela medida e tenho de mandar fazer uma, pela original.
    O banco de cabedal tratei dele, lixei-o e passei-lhe graxa, não ficou bem como queria, mas já está mais bonito =P

    E ontem já dei uma volta nela, ainda que pequena, para testar, mas como a roda está um bocado mal presa, não fica no sítio =(
    Aqui vão as fotos
     

    Ficheiros Anexados:

  15. O selim ficou porreiro. Continuação de um bom trabalho :D
     
  16. Mete essa Pasteleira nova!!:huh:

    Depois já podes ir aos encontros das pasteleiras;)
     
  17. Obrigado amigo Pedro.

    Veremos, quero ser eu a fazer tudo nesta bicicleta, a ver se daqui a uns dias compro um bom decapante e tiro-lhe a tinta toda para depois a pintar.

    HUmm pois isso é que era =) pena cá em chaves não haver encontros nem de pasteleiras nem de clássicos.:rolleyes:rolleyes

    Abraço
     
  18. Parabens pelo restauro da pasteleira esta a ficar um mimo ,eu ja restaurei varias,faça cuidado ao desmontar a parte dos travoes nas peças onde engata as ferraduras (peças onde encaixa os calçes ) marque a posição delas senão pode-lhe dar complicaçoes ao montar
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página