Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro Opel Kadett B 1969.

Tópico em 'Opel' iniciado por Tiago Daniel Teixeira, 27 Mai 2009.

Tópico em 'Opel' iniciado por Tiago Daniel Teixeira, 27 Mai 2009.

  1. Bom meus amigos, dou então a conhecer o meu projecto, já tem vindo a ser pensado a bastante tempo mas nunca se concretizou por falta de vontade ou iniciativa por assim dizer.

    Este Kadett B 1.1 de 1969 é uma "herança" do meu avô, o carro em si esteve parado cerca de 15 anos dentro de uma Garagem, por esta razão a degradação não atingiu pontos anormais ou exagerados. Em baixo as fotos após retirarmos o veiculo da garagem que o protegeu durante anos.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    Hoje, com ajuda de amigos, proporcionamos ao veiculo um despertar e respirar após tanto ano de repouso.

    [​IMG]

    Certos aspectos curiosos a ter em conta neste caso particular, ao fim de 15 anos parado, os 4 pneus ou câmaras de ar estavam ainda "cheios", havia ainda cerca de 10 Lts de gasolina no deposito, bem como o oleo no Karter, o radio e todos os pontos electricos do carro a funcionar em perfeitas condições e o mais curioso é que o motor..... PEGOU :feliz:

    Fica aqui o video do motor:

    YouTube - Opel Kadett 1.0 1969

    Em termos gerais o carro está está em bom estado dadas as condições, para já aquilo que foi detectado e que precisa de ser reparado passa por tubagens de água, velas novas, tubagens de gasolina, alternador, bateria, travões, foles de direcção, um bom banho
     
  2. para os anos que esteve parado parece muito bom!parabéns, força com isso
     
  3. Isso depois de lavado até parece outro.

    :D

    Atenção no uso de gasolina antiga no deposito. É o suficiente para entupir todo o sistema de gasolina.

    Espero ver mais novidades!
     
  4. Isso parece estar muito bom!

    Parabéns e boa recuperação, que não deve ser muita.
     
  5. Obrigado a todos.

    Bom em termos da recuperação honestamente nem sei bem por onde começar, acho que a primeira coisa vai ser mesmo começar a desmontar o carro e compor algumas peças pequenas que se possam reaproveitar, e ao mesmo tempo fazer uma lista dos materiais que tenham que ser subtituidos, entretanto estou a criar condições na minha garagem para poder começar a trabalhar sem problemas ou complicações, reunir ferramenta tb é necesario pois a maior parte do trabalho vai ser feito por mim e 1 ou 2 amigos a ajudar.
    Apesar do carro estar em bom estado como já referiram vai sempre exigir bastante trabalho, na sua maioria mão de obra e já estou a espera de bastantes dias fechado dentro de casa até conseguir por o carro em condições.
    Até lá eu vou postando as actualizações e recolher ideias e opiniões de todos vós que seram sempre bem vindas.

    Cumprimentos e obrigado.
     
  6. Amigo nao faças a locura que eu fiz
    Que foi desmanxar o carro todo, pois era o meu 1º projecto!
    Começa por tirar algumas coisas que possas aproveitar!
    Restaura-as em casa para ficarem como novas
    Enquanto restauras podes começar a procurar na internet o estilo em que queres meter o teu carro
    Enquanto procuras o estilo começas por procurar as peças mais dificeis de arranjar
    Depois vais comprando essas peças dificeis e vais fazendo as coisas aos poucos
    Nao tenhas preças ;)
     
  7. desde já os parabéns pela fantástica maquina.
    parece estar em muito bom estado
    força nesse restauro, vá pondo fotos para ver como isso vai
    abraços
     
  8. Parabéns pela máquina!

    Parece estar em bom estado, força no restauro!
     
  9. Não parece precisar de muito trabalho de chapa, acho que, pelo menos até ter uma ideia de como quer que seja a aparência do Kadett, o melhor é preocupar-se com a parte mecânica.

    Abraço.
     
  10. Cáro Norberto Rodrigues, obrigado pela sua sugestão e comentario, é precisamente isso que pretendo fazer, já andei a ver aquilo que consigo aproveitar, e consigo aproveitar quase tudo :) tirando uma coisinha ou outra, quando mencionei desmontar o carro referia-me a peças de chápa para fazer uma preparação minuciosa pois penso ser o mais importante porque a ferrugem não perdoa. em relação a cromados andei a fazer umas limpezas ( testes ) e bom, não ficam novos mas dão perfeitamente para aproveitar ( depois meto umas fotos dos mesmos ). Em relação a imagem do carro ficara o mais original possivel contando apenas com uns toques pessoais suaves e discretos.

    No entanto surgiu a primeira duvida que é a seguinte: O Kadett tem tampos de rodas cromados e não sei como os retirar para limpar e restituir o brilho, para além disso tenho que remover a roda frontal direita porque esta está presa o que dificulta a deslocaºção do veiculo, dei-me conta que existem 2 pequenos furos por tampo e tentei remover por ai com uma xave de fendas mas sem sucesso, porque não conheço o sistema de engate. Existe algum "truque" para que os consiga separar das jantes?

    Se puderem ajudar agradecia, aos restantes users o meu obrigado pelas opiniões.
     
  11. os tampoes saem com pressao por tras do tampao
    ou seja, a jante tem sulcos que encaixam por dentro do tampao.
    terá de fazer força por tras do tampao para sair
    abraço e boa sorte
     
  12. Como foi referido pelo Tiago, fazes pressao por dentro que ele sai
     
  13. Mais um Opel...É impressionante como estas máquinas ao longo dos anos se mantem!!
    Parabéns e espero que lhe dê a vida que estes Opel merece para que rapidamente volte á estrada!!
    Naquilo que puder ajudar, estarei á disposição!!
     
  14. Mais uma vez os meus agradecimentos, quanto aos tampões já consegui tirar e afinal não foi tão dificil :) inclusivé já os limpei e estão com optimo aspecto. Penso que amanhã já tenho o carro dentro da Garagem para poder iniciar a desmontagem das peças exteriores.

    Cumprimentos a todos.
     
  15.  
  16. boas,Tiago parabens pelo carro esta muito bomB).acho que vamos ser parceiros neste restauro,pois hoje fui buscar um igual ao teu:huh: so que em pior estado:D:D.nao conheco bem este modelo e acho que o meu ja tem muita peca que nao e de origemo_O,ai entras tu,se quiseres;) partilhar fotos e detalhes para eu por o meu impec.qualquer coisa que eu te possa ajudar,ja sabes;).vou fazer tudo sozinho,embora seja xanateiro:D,gosto muito das latas velhas e isso de fazer acho que me liga de uma maneira especial aos carros que arranjo:huh:.abraco
     
  17. entao e estamos a espera de que para postar umas fotos da maquina??? ai ai!!
    boa compra!
    abraço
     
  18. A maquina ja foi apresentada :feliz:
     
  19. Amigo, o carro está com muito bom aspecto para os anos que tem e pelo que passou onde esteve guardado. Parabéns pela máquina e que lhe traga muitas felicidades.
     
  20. Ora boas, para desenterrar o topico.
    Cáro Emilio, agradeço o seu post pela motivação/ajuda que me deu e pela sugestão em participar do forum referido.

    Actualizando informo que o carro neste momento já se encontra abrigado mais uma vez :) as cintas tiveram que ser removidas pois estavam a bloquear as rodas da frente e já tenho os cubos prontos para levar ao torneiro.

    Neste momento já foram removidos os vidros laterais e o pára brisas deixando apenas o oculo, os vidros foram já para limpezas e não serão mais um problema quando o carro por para pintar. Realço mais uma vez que apenas estou a remover peças que posso recuperar pois as mesmas estão guardadas para a montagem

    [​IMG]

    [​IMG]

    A frente do carro foi parcialmente desmontada, sendo a grelha, o para xoques, os farois, piscas etc e começamos a eliminar alguns pontos de ferrugem na chápa ( ainda tem muito pela frente ):

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    Algumas peças cromadas entretanto foram limpas ( apenas usei escovão de pálha de áço e sabão ) apesar de não terem ficado NOVOS pois apresentam alguns riscos naturais, estão com um optimo aspecto e julgo que não terei necessidade de mandar compor.

    [​IMG]

    E no cofre do motor já se removeu o radiador para limpezas ( saiba-se que o mesmo não tem uma unica fuga ) e separei os tubos para começar a procurar uns novos, os farois tb foram removidos e encontra-se em bom estado assim como toda a instalação electrica.

    [​IMG]

    E bom por enquanto penso que é só, ultimamente não tenho tido grande tempo para o carro, e os €€ nesta altura tb não estão a ajudar porque o meu Gsi está a dar algumas despesas necessarias a sua manutenção, mas irei actualizando sempre que possivel e de preferência com bons avanços, o proximo passo será remover os guarda-lamas porque precisam de um bom tratamento.

    Cumprimentos a todos e comentem a vontade.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página