Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Land Rover Restauro - Land Rover Series IIA de 1962

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Sonia Fernandes, 24 Ago 2008.

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Sonia Fernandes, 24 Ago 2008.

  1. Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008 ... Fomos vê-lo ... !!!

    Neste fim-de-semana fomos conhecer pessoalmente o nosso Series IIA, que nos parece estar bastante original. E que apesar de estar parado há bastante tempo, trabalha na "perfeição"...

    Este tem ainda os seus documentos originais escritos à mão. Os numeros do chassi e do motor... confirmam-se.

    Este é um Series "interessante", pois foi fabricado entre Setembro de 1961 e Junho de 1962. Sendo portanto do primeiro anos de produção da versão de sufixo A (SIIA). Apenas neste primeiro ano de produção os modelos foram equipados com faróis Lucas ou sparto em vidro com uma guarnição em cromado usados desde 1958 no Series II, após isso veio o plástico.

    Deixo apenas algumas das muitas fotos que tirei.

    [​IMG]

    Apesar de alguma ferrugem este menino está original a 90% e na altura que foi adquirido, o proprietário (Estado Português) investiu nuns extras disponiveis pela marca, na altura: Estribo, acelerador de mão, engate de reboque e o muito raro Jaeger para a temperatura e pressão do óleo também usados pelos Series I.

    [​IMG]

    Logotipo original com a inscrição da fábrica (Solihull) onde foi feito e ainda uma placa usada pelos membros do Clube Inglês AA.
    Um pormenor importante: Foi o unico ano em que este modelo foi equipado com faróis Lucas pré-focus (com tocha Lucas) iguais aos do Series II e Series I desde 1950. O anterior dono substituiu por faróis Lucas posteriores aos da época do Series.

    [​IMG]
    [​IMG]

    O bulkhead do Series é em chapa e apresenta-se algo corroido nos sitios habituais, perto do pára-brisas, etc... Vai ter de ser tudo desmontado e reparado (esta conta vai doer)!

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Tampão do Gasóleo e respectiva placa de identificação.. A placa já perdeu a sua coloração amarela e vermelha de origem. A boca da entrada de combustível tem ainda o filtro.

    [​IMG]

    Fechadura com chave que se encontra na porta do pendura. Este Series não trazia fechadura com chave na porta do condutor, apenas na do passageiro! Será assim de origem??

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Traseira do Series, com farolins, logo e porta originais!!
    Os stop's e piscas traseiros são originais Lucas 488.

    [​IMG]
    [​IMG]

    A frente do Landy. Alguém sabe onde pudemos encontrar as letras para completar a right front wing? ROVER DIESEL.
    Os únicos farolins que não são do Series são os brancos (minimos). Apesar de terem as dimensões correctas e formato, não são Lucas (488), são de fabrico português e em plástico.
    Tem os piscas da frente originais - Lucas 594 bullet type.

    [​IMG]

    No interior, as placas originais deste mesmo Serie IIA.

    [​IMG]

    Um dos Extras deste Serie... um acelerador de mão (cruise control :p ).

    [​IMG]
    [​IMG]

    Tudo a funcionar na perfeição excepto o amperimetro... Os antigos donos não devem ter conseguido comprar igual ao original e então furaram a chapa e aplicaram um amperimetro novo. Lá vamos ter de tapar o buraco para o manter original.
    Podemos ver o raro Jaeger para a temperatura e pressão do óleo também usados pelos Series I.

    [​IMG]

    A chave da foto do grupo de fotos acima desta, serve para ligar a parte eléctrica, e esta para ligar o Serie. Ou seja, para ir dar uma voltinha neste veiculo é necessário "dar à chave" em dois sítios diferentes. Esta ultima localiza-se ligeiramente mais para a direita e para baixo (está um pouco fora da vista).

    [​IMG]

    O volante original, que precisa de algum trabalho! Felizmente existem uns kits de reparação que com alguma habilidade consegue-se um excelente trabalho!

    [​IMG]

    O interruptor dos piscas!

    [​IMG]

    O espelho interior! Pensamos ser o original...

    [​IMG]

    Motor do limpa-pára brisas. Como não podia deixar de ser... Lucas!

    [​IMG]

    Pormenor do interior!

    [​IMG]

    Embraiagem, travão e acelerador e respectivas molas...

    [​IMG]

    Zona do pés do pendura!

    [​IMG]
    [​IMG]

    Porta do condutor.
    Os aros das portas também apresentam alguma corrosão. Vai ter de ser tudo bem reparado/reconstruido... (mais uma conta que vai doer).

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Porta do pendura. Esta porta tem ainda o fecho da janela, a do condutor já não tem. Mas esta peça é fácil de arranjar.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Um tejadilho de fazer inveja a muitos Serie III ou até mesmo alguns Defender's!! Este tem cerca de 4 "pendura-casacos" hehe ... o antigo dono devia usar muitos... Pensamos que não seja original, se alguem souber, que nos confirme!

    [​IMG]

    Porta traseira - Vista interior.
    Esta está a abrir inteira, parte de baixo e de cima juntas, na lateral. O antigo dono deve ter alterado para facilitar a entrada. Apenas as station wagon tinham esta forma de abrir. Como este Series é um Regular a porta deverá abrir de forma independente: a parte de baixo para baixo e a parte de cima para cima.

    [​IMG]

    Os bancos originais! Esperamos encontrar a cor e textura mais aproximada ao que saiu de fábrica. Esperamos ter sorte...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Este é também o primeiro ano de produção dos motor 2.250 cm3 Diesel. E este tem o motor pintado da cor respectiva!
    Olhando melhor esta foto a cima, descobriu-se que foram feitas algumas modificações: O repirador está mais subido e o tubo preto do lado esquerdo (retorno de óleo) não aparecem no manual das "Parts". Devem ter sido colocados provavelmente porque o motor começou a perder algum óleo pelo respiro, por fadiga.

    [​IMG]

    E estes bancos? Terão vindo de série?

    [​IMG]

    Dois acessórios extra que este Serie trás. Um estribo para subir para a traseira do mesmo e vem preparado para por um atrelado.

    [​IMG]

    Jantes. Elas estão númeradas... 61. Será o ano de fabrico?

    [​IMG]
    [​IMG]

    O limpa pára-brisas, original, do lado do condutor! Do lado do pendura era um extra! Lindo...

    [​IMG]

    A porta na zona onde o condutor punha o braço de fora apresenta algum desgaste...

    [​IMG]

    Mais uma característica interessante. Pode-se por o veiculo a trabalhar no exterior. Mas nós não conseguimos... nem mesmo comendo um bife enorme. É preciso realmente muita força para o conseguir fazer...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Interior das caves de rodas, que de origem não vinham pintadas por dentro.

    E para terminar, vamos espreitar por baixo do Series.... ;o)

    Descobrimos no eixo da frente que cada roda tinha dois amortecedores, em vez de um. Os trabalhadores deviam gostar de conforto...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Para um restauro a fundo e bem feito vamos ter algum trabalho e muitos Euros que gastar gastar....
     
  2. Sónia ganda maquina...
    pelo que parece esta em muito bom estado, atendendo ao facto de ser um jipe e de ter uma certa idade, belos pormenores...
    bom restauro e força no bicho
    parabéns
     
  3. 19 de Janeiro de 2008 - Este fim-de-semana já deixamos o "rapaz" na oficina que vai cuidar dele. Demos uma voltinha nele para matar o vicio. Estava a travar melhor que muitos carros.

    Entretanto, conseguimos finalmente o contacto de quem o comprou a uma EP daqui da zona (seu primeiro e único registo). Isto porque quem nos vendeu tinha comprado a essa outra pessoa (sem nunca efectuarem novo registo).
    Quem comprou à EP é amigo de um amigo... portanto nosso amigo. E... ficámos a saber que o pneu sobresselente, ainda está com essa primeira pessoa que o comprou (e que é aqui de Santarém), que se disponibilizou a dá-lo!!

    Inicia-se agora um longo processo...

    [​IMG]
    [​IMG]

    Mais alguns dados sobre ele:

    Quem o vendeu a nós diz ter efectuado as seguintes reparações:

    "este motor foi todo revisto, ou seja, tirou-lhe a colaça fora, limpou todo o circuíto de óleo, afinou as válvulas e meteu-lhe molas novas, colocou as varetas dos martelos todas novas, mandou limpar e calibrar os injectores, meteu-lhe as juntas todas novas, incluindo a da colaça, novos segmentos, mandou rectificar o motor de arranque,meteu-lhe a válvula da temperatura nova, os dois filtros do gasóleo novos, o filtro do óleo novo e uma bateria nova. Disse-me também que desmontou os quatro cubos das rodas e meteu em todas elas, vedantes novos nos bombites e sangrou e afinou os travões. Segundo ele os cubos e as cintas estão quase novos. Esta segundo ele foi a revisão feita para colocar o motor a trabalhar de uma maneira minimamente fiável."
     
  4. Bonito Land Rover ;) parabéns pelo jipe e pelo decomentário..;)
     
  5. 28 de Abril de 2008
    Restauro - Wiper Motor

    Começamos e restaurar os dois motores que compramos no e-bay. Wd-40, lixa, 2 pares de mãos e algum tempo livre... Já se nota a diferença.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
  6. Parabens pela aquisição e boa sorte com os trabalhos
     
  7. Quinta-feira, 12 de Junho de 2008
    Historial do nosso Series

    [​IMG]

    "Certidão de Nascimento" do Series. A data oficial de nascimento foi a 13 de Agosto de 1962.

    [​IMG]

    Primeiro e unico dono, em registo, do Series antes de vir para as nossas mãos.

    Esta placa encontra-se no lado do pendura por baixo do vidro da frente.
     
  8. Grande máquina !!!

    Boa sorte para o restauro!!!
     
  9. Parabéns pela maquina... Boa sorte para o restauro e não deixe de dar novidades...

    cumprimentos.
     
  10. Material comprado

    [​IMG]
    Faróis Lucas 488 vermelhos para os stops.
    Faróis Lucas 488 brancos para os minimos.
    Faróis Lucas 594 bullet type laranja para os piscas da frente.
    Comprados no ebay uk.

    [​IMG]
    Puxador para o vidro da porta da frente, do lado do condutor.
    Comprado no ebay uk.

    [​IMG]
    Ammeter Lucas para o painel de instrumentos.
    Comprado na Dunsfold em Inglaterra.

    [​IMG]
    Par de espelhos Lucas para as front wings.
    Comprados na Dunsfold em Inglaterra.

    [​IMG]
    Borrachas para os motores do limpa pára-brisas (wiper motors).
    Compradas na P.A. Blanchard & CO em Inglaterra.

    [​IMG]
    Regulador de voltagem Lucas RB 310. Um verdadeiro achado, uma vez que normalmente só se encontram os mais recentes: RB 340.
    Comprado na Automobilia em Aveiro.

    [​IMG]
    Par de cubos de roda livre, novos, da MAP (Mayflower Automotive Products). Um mimo para o Series.
    Comprados no ebay uk.

    [​IMG]
    Material necessário para colocar a porta traseira (tailgate) a abrir correctamente.
    Comprados na Dunsfold em Inglaterra.

    [​IMG]
    Puxador para o lado de dentro da parte de cima da porta traseira (upper tailgate).
    Comprado na Dunsfold em Inglaterra.
     
  11. grande máquina.

    tenho bastante interesse nos Land's
     
  12. Restauro - Portas, Guarda-lamas...


    [​IMG]
    Inicio da desmontagem... Finalmente a começar a ficar desmembrado!!

    [​IMG]
    [​IMG]
    As peças foram decapadas à mão, levaram pontos de soldadura, endireitadas, ...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    Primeiro aparelho, próprio para aluminio.


    Escolhemos material de pintura da Spies Hecker, comprado em Santarém. A formula da cor teve de ser pedida ao centro de cor da Spies Hecker, porque não a tinham na loja.

    A cor escolhida, mid grey, é a mesma com que o carro saiu da fábrica em 1962, conforme consta no certificado de fabrico, emitido pelo British Motor Industry Heritage Trust.


    [​IMG]
    [​IMG]
    Primeiro teste de tinta realizado. Em termos de brilho escolheu-se o acetinado, uma vez que este veiculos na altura não tinham muito brilho.
    Sobre esta ultima fotografia (parte exterior da porta da frente): Esta foi feita à mão pelo Sr. Zé Eduardo.
     
  13. parabens pelo restauro Sonia esta a ser impecavel! saudações
     
  14. grande suv sónia parabéns e boa sorte com o restauro desse super clássico da land rover
     
  15. Parabens Sonia. Força neste restauro que os Series sao maquinas fantásticas...
     
  16. espantoso!

    um restauro exemplar
     
  17. Parabens ta a ficar muito bom.
     
  18. Mais uma boa máquina a ser restaurada!
    boa sorte na continuação do restauro.

    Cumprimentos

    André Ferreira
     
  19. bem...começando pelo carro...ja se sabe que é uma maquina(nao preciso dizer muito mais), pla dona, ja se percebeu tambem que percebe muito disto, o material comprado....bem,que grandes compras e finalmente os trabalhos,prometem...vou ficar a espera...
    entretanto vou num instante tirar umas fotos ao land rover aqui dos bombeiros e ja posto aqui...
     
  20. aqui estao as fotos...espero que nao se importem...
    de relembrar que o bicho é a gasolina...
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página