Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro Griffon Peugeot BB centri

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Álvaro Pacheco, 19 Jun 2008.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Álvaro Pacheco, 19 Jun 2008.

  1. Boas amigos,

    na automobilia deste ano em aveiro arranjei trabalhos pa me meter, nomeadamente dois ciclomotores a pedais. Um deles é esta BB que me pareceu razoável (e está de facto em estado razoável em comparação a modelos iguais que pra la andavam). O motor foi revisto e pelo que pude ver tá td ok com ele, tirando a vela que não me parece estar bem, a tampa do alternador, e umas peças ornamentais. Trabalha.

    O grande problema é mesmo o quadro em espinha. O suporte para o motor foi entortado, de tal maneira que o motor não cabe correctamente (ele veio colocado com umas peças extra (meio manhoso) e o escape batia no descanso. Além disso, também os suportes para as protecções laterais foram, não sei porque, cortados fora.

    Em termos de material, falta-me o farolim traseiro porque o original não tem recuperação, o farol da frente não tem o aro e mais umas peças, a buzina, a tampa do depósito e, o mais difícilde obter, as protecções laterais.

    Já a desmontei quase toda (falta-me um parafuso moido no guiador e umas anilhas no quadro que vai ter que sair à marretada com muito jeito).
    Tirei os detalhes de todas as legendas e insignias (no depósito e no para-lamas traseiro).

    Não sei o ano de construcção e não sei se o vou eventualmente conseguir saber, mas calculo que esteja la pa 1957/58.

    O motor é um SMH de 50cm3 a 2T.

    Já falei de mais, deixo aqui estas imagens para ilustrar melhor.

    Chegada a casa:

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]


    Pra já ficam estas, mais logo coloco mais porque agora é hora de ir po café marcar lugar pa ver Portugal.
    Se alguém tiver uma igualou souber de quem tenha, ou peças..é só dizer que eu agradeço. E opiniões também B)
     
  2. Parabéns!! É uma bela motorizada!:D
     
  3. Espectáculo!

    França é a terra de máquinas muito curiosas...

    Deixo aqui um link www.lesolex.com que por vezes tem peças para peugeot e motobecane.. pode ser sempre uma alternativa! Daqui já mandei vir e nada a reclamar!

    O vilafranca e nogueira (uma pesquisa no google por..) pode ser que arranje alguma coisa.
     
  4. Espetáculo digo eu, muito obrigado, vilafranca e nogueira é muito capaz de ter algumas das coisas que me fazem falta. E mais do que isso tem manuais de oficina, como eu tenho uma vespa GTS 250 do ano passado, o manual que eles pa la têm de vespas recentes vem mesmo a calhar, só tem até à GT, mas é parecido o suficiente (apesar das inovações a nível de motor e etc). Dá sempre jeito.


    Aqui ficam mais umas fotos dos pormenores problemáticos que falei antes, da menina desfeita, e algumas peças já decapadas.

    O problema é o suporte superior que tem aquela muito obvia peça a mais, além de que devia ter um suporte de cada lado e não só um (vou ter que mandar fazer por medida :huh:
    Por causa dessa cena manhosa que colocaram no suporte superior, o motor não esta no sítio e cria problemas, 1ºsegurança, 2ºo descanso bate no escape (o escape devia tar paralelo ao chão)
    [​IMG]
    [​IMG]

    e aqui o problema mais complicado do suporte em baixo, foi torcido sei lá porque razão por algum dono que.. sei lá.. me quis dar trabalho. E também dá pa ver o sitio onde os suportes para as protecções laterais deviam tar.
    [​IMG]
    É assim que tenho que o por, fazer os suportes pa cima e os suportes pas protecções (este era outra BB que tava à venda na automobilia)
    [​IMG]

    As peças e a decapagem:
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]


    E cenas bonitas:
    [​IMG]

    [​IMG]

    E aqui mais umas fotos dooutro modelo que estava na automobilia, onde se pode ver a protecção lateral, o farol da frente e os suportes superiores do motor:
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]


    Espero que gostem, eu tou praticamente apaixonado pela menina.
     
  5. Boa tarde amigo ,tb reparei nessa mota na Automobilia em Aveiri(tava outra ao lado) pq existe uma na minha familia a ser restaurada,o meu bisavô trouxe-a de França-
    Força nesse restauro
     
  6. Parabéns, parece ser um modelo muito bonito, entao quando estiver pronta... Ui Ui... :feliz:

    cumprimentos.
     
  7. Álvaro, parece que mudaram a posição do motor por terem provavelmente alterado o carburador .
    Eu tenho uma Famel S20 com motor DKW e o colector de admissão do carb faz um "S" para não bater no quadro.

    Será isso?

    PH
     
  8. Também me lembrei disso mal desmontei e fiz medições. Mas parece-me que encaixa mesmo bem.
    Ainda assim quis saber porque que entortaram uma coisa que não tinha defeito, e fui averiguar se o motor era mesmo original do modelo, e encontrei este motor à venda no ebay com o titulo de "moteur griffon peugeot bb centri",não podia ter tido mais sorte.
    O motor parece-me o mesmo, e o carburador juntamente com a janela de admissão também.
    4efc_12.JPG
    4fc6_12.JPG

    mas como sabemos nem assim ás vezes estas coisas estão certas, por isso depois de decapar o quadro, vou tentar colocar os suportes no sitio e ai ver como cabe o motor e se há espaço po carburador.. se não houver acho que vou também optar pela janela em S que neste tipo de motor não fará grande diferença.

    No entanto queria mesmo restaurar igualzinha, por isso se o Rui não se importasse,deixava-me dar uma olhadela na herança da sua familia, ou talvez me mostrasse algumas fotos. Ou talvez esteja interessado na venda :rolleyes

    De qualquer maneira obrigado, e continuem a dar opiniões. A minha grande dúvida seguinte é a pintura: como protejo melhor? Além do primário não existe um préprimario qualquer que previne a ferrugem? E para alisar superficies corroidas de chapa? Massa, betume ou o primário chega?
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Muito obrigado, e já agora, não deixar de reparrar que talvez seja meu conterrâneo.

    Se não for abusar muito, não sabe de nenhuma oficina de restauro aqui pa zona ou para o porto, onde necessitem de um aprendiz? É que vou entrar agora de férias da faculdade e assim punha o tempo a render e aaprender :D
     
  10. esta muito fixe Alvaro!! força ai no restauro!!
     
  11. Obrigado ;)

    Agora que os exames estão a abrandar vou avançar com a coisa.. Tenho é que encontrar a máquina, senão não hpa fotos.. :D
     
  12. Caro amigo,apenas hoje vi a tus resposta á minha msg.Pode ver o que quiser mas de momento a que existe cá por casa tb tá tods desmontada
     
  13. Não há problema por estar desmanchada, só preciso tirar moldes e medidas das protecções laterais e medir os apoios do quadro para o motor.. É que no meu quadro algum artista andou a dobrar aquilo e não dá pa ver bem as medidas exactas!

    Quando é que posso ver isso? Se preferir contacte-me em tarreco@gmail.com

    É extremamente dificil encontrar por ca alguém que tenha uma B)
     
  14. Ok, acabaram-se os exames e é tempo de me dedicar à minha menina, ora cá vão avanços:

    As cenas:
    Ver anexo 62885

    As peças depois de aplicar o antiferrugem:
    Ver anexo 62882
    Ver anexo 62884
    Ver anexo 62883

    Depois de tirar o antiferrugem:
    Ver anexo 62886

    Com o polyester:
    Ver anexo 62889
    Ver anexo 62887
    Ver anexo 62888

    Contraste com a peça lixadinha pronta para o primário:
    Ver anexo 62892

    Todas preparadas :D:
    Ver anexo 62890

    E com o primário em cima:
    Ver anexo 62891


    Vamos a ver se até ao final desta semana fica tudo com o primário em cima, com excepção do quadro que precisa de "ir à marreta".

    Cansa de caraças prepara-las direitinho, mas sabe mesmo bem :D:D
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Ajudem-me lá a não deixar o topic morrer :D:D

    Não há mesmo ninguém que tenha ou conhece alguma coisa deste modelo?? Não consigo encontrar quase informação nenhuma, só algumas fotos. Mas deste especifico, Peugeot Griffon BB nada..

    Aqui vai uma dúvida: existiu alguma contrutora chamada Griffon?? É que ao inicio pensei que fosse apenas uma edição especial da Peugeot BB centri, mas vi na Topos e Clássicos deste mês um motociclo com Griffon escrito no tanque.. Será que esta afinal é uma cópia feita pela Griffon, ou mais provável na época, uma contrução conjunta Peugeot/Griffon?

    É que tou mesmo à nora e no google não encontro nada.. :(-:(-
     
  16. Já descobri!!

    A Griffon era um fabricante francês de motociclos e mopeds.. Mas em 1927 foi comprado pela Peugeot, daí que muitos modelos sejam cópias exactas de modelos Peugeot (com o mesmo nome), que saiam da mesma fábrica!

    São exemplo a minha BB centri e por exemplo a Peugeot Bima..

    Se souberem alguma coisa,já sabem.. ;)
     
  17. Eu tenho é 3 mobylettes,uma até é parecida com essa:D

    Abraço
    Joao
     
  18. Em primeiro de tudo parabens pela bela maquina.
    Eu encontrei uma a pouco tempo( pelo que vi existe mais modelos BB, porque a minha é diferente..) e ja a tenho em casa desde ontem.. Ta um pouco degradada mas espero conseguir po-la a andar..
    Força para o teu excelente trabalho
     
  19. Existem, há a BB, há esta, há a BB2 e mais algumas.. varia essencialmente no deposito, braço de deirecção, carenagens e guarda-lamas! Mas a imagem geral é muito parecida!!

    Mas venham de lá essas fotos, que eu quase nunca encontro alguém que tenha uma e que a vá restaurar! :D:D
     
  20. Mais logo posto fotos...
    Mais uma novidade, ja a consegui por a trabalhar e ja dei uma voltinha...Espetaculo!!
    Haja tempo, paciencia e algumas peças que vai ficar a andar a 100%
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página