Restauro Fiat Topolino 500A

OP
OP
Manuel Pereira Roque
Boas a todos: Vou mostrar mais alguns trabalhos de chapa feitos, neste caso na zona da caixa que estava bastante podre, bem como do alojamento da bateria, que foi feito de novo.
E como podem observar, a carroçaria já está separada do chassi, nesta fase já não há o risco de empenos na estrutura .

A titulo informativo:
Sem ter nada contra o jacto de areia, ou esferas, ou outro método de decapagem mais moderno, informo-os que em todo o processo de remoção da tinta velha , e ferrugem do meu carro, o método utilizado quer para a carroçaria, quer para o chassi, foi o do velhinho rascador, feito pelo bate-chapa a cada centimetro do carro.
 
OP
OP
Manuel Pereira Roque
Agora irei mostrar-vos a caixa onde se coloca a bateria e parte do fundo que teve igualmente que ser substituida, por se encontrar, podre.
Vejam o que foi retirado.
Toda esta zona substituida foi igualmente tratada contra a ferrugem.
 
OP
OP
Manuel Pereira Roque
Agora para finalizar esta parte, mostro-vos mais algumas das inúmeras, mas não todas, partes podres substituidas e que foram bastantes em todo o carro, e também furos feitos ao longo dos anos que tivera que ser tapados, que não eram na origem . Vou tentar mostrar o antes e o depois, se assim não for desculpem-me, mostro as que tenho e que fui tirando, outras não, isto porque nunca pensei que um dia iria mostrar em fóruns o que fiz, e fizeram ao meu fiat, sim porque eu também trabalhei , e muito :cool: para o restauro que não vejo a hora de estar pronto, (mas isto é só um desabafo).

Há..., E podem comentar, eu gosto :D .
 
OP
OP
Manuel Pereira Roque
Boas; Quero dizer a todos, que este restauro foi iniciado em (Agosto de 2010) e que infelizmente parou 5 meses depois, (Janeiro de 2011) pelas mais variadas razões, que eu justifico, como sendo: Falta de, tempo, dinheiro, peças, etc, etc , enfim obrigou-me parar de prosseguir com o restauro, tendo estado parado, mas não abandonado desde essa altura, até aos dias de hoje, pelos motivos atrás descritos entre outros !! No entanto, não desisti e tenho desde essa altura, vindo a juntar o dinheiro necessário, quer para procurar e comprar as peças em falta,uma a uma, quer para terminar este projecto a prestações, uma vez que não sou rico , tenho é bom gosto :D .

Vou no entanto mostrar tal como tenho feito até agora, em fotos e explicações, tudo o que foi feito durante esse tempo, até que teve que ser interrompido.

E aproveito também, já que estou com a mão na massa, para vos dizer que finalmente consegui arranjar em Italia, e que já estava à espera há alguns bons meses, e que chegou precisamente ontem, os raros e caros piscas de setas com o respectivo interruptor mecanico, que ainda não vi por cá nos varios Topolinos, que tenho tido a oportunidade de observar nos varios modelos, fechados ou abertos, tal como o meu,(e que dos donos ouço quase sempre o seguinte, "todo original, completo, e restaurado" :rolleyes:
 
OP
OP
Manuel Pereira Roque
Boas a Todos: A pedido do Cardoso vou então mostrar os "PISCAS" :p e interruptor mecanico, acabadinhos de chegar de Bolonha Itália.
Estes piscas tem a particularidade de não terem a resistência habitual encontrada em outros modelos de setas, e que só levantavam quando aquecia a resistência, por exemplo, nos Ford Ingleses, Y, Popular e não só , Austin, Morris , Nos Carochas mais antigos, etc, etc.
O braço da seta deste modelo é acionado por um cabo de aço dentro de uma bicha como o das velhas bicicletes, e motas, ligado a um interruptor, só que não é elétrico, mas mecanico, como poderão ver pelas fotos.

Abraço.
Roque
 
OP
OP
Manuel Pereira Roque
Boas: Por engano, disse há pouco que os piscas, chegaram de Modena, mas não, vieram isso sim de "BOLONHA", fica a rectificação ao que havia dito anteriormente.
As minhas desculpas pelo sucedido.

Abraço.
Roque
 
OP
OP
Manuel Pereira Roque
Bom dia a todos: Como havia prometido, encontrei finalmente as poucas fotos que tirei na altura, em que encontrei o Fiat Topolino em "TOMAR" , num velho barração anexo há casa do dono, e que foram tiradas com uma kodak de bolso, há perto de pelo menos 20 anos, se não estou enganado.

Claro que, até que ele ( Fiat ) fosse meu, eu caminhei do "ENTRONCAMENTO" até "TOMAR sempre que podia e me lembrava do pequeno Topolino, e que não foram tão poucas vezes assim , na esperança de que pode-se ser desta que o dono, decidisse finalmente vender-mo , isto se estivesse bem disposto, o que nem sempre acontecia, pois que em algumas das minhas visitas a ele, fui recebido de carabina Colt em punho :mad: e atiçado pelo cão, porque não se lembrava já de mim, ou não me reconhecia logo, e quando me conhecia, se estivesse em dia "não", respondia sem que eu lhe perguntasse o que quer que fosse; ( se vem para comprar algum carro ou outra coisa, digo já que não vendo nada, ouviu?) , ao que eu respondia, não, não, passei aqui por acaso e aproveitei para comprimenta-lo, e ver os carros :wub: , isto se poder ser ... ao que ele me respondia cordialmente enquanto guardava a arma, segurava o cão, e me estendia a mão comprimentando-me e esboçando um sorriso de desconfiado :huh: , do motivo pelo qual eu tinha aparecido ali há procura dele assim sem mais nem menos !!

O dono do carro, o Sr. Ricardo vivia sozinho, no primeiro andar de um antigo Palacete de dois pisos bastante degradado com o seu inseparável amigo, um pastor alemão , Sr. Ricardo dizia-me sempre que eu tentava que ele me vende-se um dos muitos carros que tinha ainda na sua posse, sim porque ele não tinha só o topolino, tinha mais, Ford T, Ford A 1928/30 descapotavel e com banco da sogra que era do avó e esse ele dizia que éra o unico que nunca venderia enquanto fosse vivo, tinha também um Citroen limão anos trinta, um pequeno auto de marca Vespa, e outros que não lembro, mas que para já não vendia, apesar de eu o ver a viver em condições de que não vou falar aqui :unsure:!!, no entanto tratava o cão melhor do que ninguem, e dizia-me orgulhosamente, para ele (cão) só do melhor, o lobo que se não me falha a memória, era assim que se chamava, retribuia e agradecia os afectos mas não só, previligiava o dono com a maior colecção de pelo grosso de Pastor Alemão, por todo o chão da casa e não só que eu alguma vez vi :eek: , e acreditem que não estou a exagerar nada.

Do que dele , e por ele fui sabendo é que tinha sido um Oficial de alta patente enquanto militar, muito culto e inteligente, era divorçiado hà poucos anos apesar da sua já avançada idade, mas que eram amigos, ele e a ex mulher, fazia questão de o dizer, tinha uma filha e um filho, que por acaso e só por acaso me foram em alturas distintas, apresentados por pessoas minhas e deles conhecidas, e que sabiam que eu tinha comprado um dos carros do pai , já o Sr. Ricardo tinha falecido sem que eu soubesse, pois que por força da vida ocupada que eu levava na altura, ausentei-me por um bom tempo .

Pude no entanto ver enquanto convivi com ele, que vivia muitas das vezes em condições pouco dignas, rodeado de tudo e mais alguma coisa que juntou ao longo de uma vida, das quais destaco algumas a título de exemplo; armas de todo o tipo, principalmente revolvers , e pistolas, entre elas uma LUGER em muito mau estado e que ele dizia que ia restaurar um dia para poder disparar com ela, móveis , instrumentos de todo o tipo, inclusive musicais que ele fazia gosto de mostrar que tocava bem, principalmente piano de cauda, violoncelo e não só, todo o tipo de objectos curiosos, grafonolas, radios, e o "MAIOR RELÓGIO de CUCO" de madeira da Floresta Negra que eu já vi na minha vida e que tentei igualmente comprar, sem resultado, pois que para ele era também uma das peças de que nunca se iria desfazer enquanto fosse vivo, e um sem numero de muitas outras coisas, etc, etc, ou seja uma vida a juntar !!

É claro que tudo isto que vos conto, e um pouco mais ainda do que sei acerca deste extraordinário Homem, é o resultado das infrutíferas vezes que o visitei para tentar comprar o Fiat Topolino, e que se veio a tornar numa grande amizade entre nós os dois, enquanto ele viveu.

Do dono deste Fiat, o Sr. Ricardo, eu queria se me permitirem, contar mais adiante duas histórias bem curiosas, a que eu assisti com os meus próprios olhos e que me deixou :eek: boquiaberto, e também mostrar-vos a unica foto que tirei a ele e ao cão, quando fui carregar o Topolino a sua casa, depois de finalmente ele resolver vender-me o tão desejado Carro , mas isso fica para uma outra história, que contarei mais adiante.
Abraço
Roque
 
OP
OP
Manuel Pereira Roque
Parabéns pela peça ;)
De facto em itália já ha muintas peças novas para estes modelos
Digo isto porque tenho para restauro "com algum sono" um moelo c carrinha que é de familia :D
A história do seu é em parde parecida á do meu porque ja está parado desde que me lembro "pelomenos 25 anos"....
Gostaria de ver mais fotos da "aventura" e ouvir o resto da história :wub:

Boas Armando, Mais fotos , e um pouco mais da história do antigo dono do meu topolino.
Abraço
Roque
 
OP
OP
Manuel Pereira Roque
Bom dia a todos: Ontem eu coloquei fotos de quando encontrei o topolino, só que a primeira foto, não era de quando o encontrei, ao contrario das restantes, mas sim de quando o fui buscar , alguns anos mais tarde, como podem ver pelo mato e ervas que cresceu entretanto, quer pelo pó que acumulou.
Desde que o descobri e pude fotografar, o Sr. Ricardo disse-me: tirei à dias as velas para limpar, para depois o poder por a trabalhar e pus também óleo. Só que em todas as vezes que fui ter com ele, dizia-me sempre o mesmo, mas a verdade é que estava tudo igual, ele não tinha ainda feito nada, as velas estavam tiradas e a garrafa do óleo estava ainda no mesmo sitio onde eu as havia visto e fotografado anos antes, vejam pelas fotos 1 - quando o encontrei e 2 - quando o fui buscar anos mais tarde . Fica a correção.
 
Topo