Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro - Fiat 127 Mk1 '76

Tópico em 'Fiat' iniciado por João C R Venâncio, 14 Jan 2015.

Tópico em 'Fiat' iniciado por João C R Venâncio, 14 Jan 2015.

  1. Boa noite, estou a começar o restauro deste fiat 127, como não domino muito nem a mecânica nem os fiat's vou precisar da vossa ajuda.
    Aqui ficam umas fotos do carro quando o comprei (inicio do verão de 2014)
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Cá vai a primeira dúvida.
    Já tinha reparado que nos motores de mk1 a caixa do filtro de ar é de metal e neste é de plástico. Já percebi que o carburador não deve ser de origem, pois é um weber e por isso é que tem a caixa diferente.
    Também reparei que o tubo de cima do radiador é um 'enxerto' e tem uma curvatura diferente dos de origem. A ligação desse tubo ao bloco, por comparar com outras fotografias parece-me diferente (suponho que o tubo de menor diâmetro vá ao radiador da chauffage).
    Isto são só as minhas suposições, por isso queria saber se com estas fotografias me podiam ajudar a perceber o que de facto se passa.
    E também lavei o ninho do radiador, mas por dentro parece-me muito obstruído, acho que o melhor é mesmo um novo.
    Desde já obrigado! :)
     

    Ficheiros Anexados:

    joao ruivo quelhas e José de Sá gostaram disto.
  3. Boa noite e bem vindo ao Portal!

    Bem, esse 127 já teve uma vida bastante axadrezada, pelo aspecto... há muita coisa modificada e maltratada. Vai dar algum trabalho, mas vale sempre a pena porque são carrinhos muito divertidos.

    Quanto às questões, sem dúvida que a caixa do filtro não é original, as de origem são efectivamente de ferro e pintadas de azul. O carburador pode ser o de origem, eles tanto tinham Weber como Holley como por vezes Solex... ia variando. O importante é saber se é o modelo correcto para esta versão. Os 127 da primeira série devem ter o 32 IBA 20, enquanto os seguintes tinham a versão 30 IBA 22, que é menos performante. Pode encontrar a referência gravada na cuba do carburador ou na base onde aparafusa ao colector, dependendo do ano.

    O tubo do radiador é invenção também, sim, deveria ser uma peça única. Não é grave, porque essas peças se arranjam bem e não são caras.

    Por último, reparei agora que somos vizinhos... se algum dia vier para este lado e tiver tempo, podemos combinar e vem ver o meu, que está bastante original. Além disso, também tenho bastante material que pode dar jeito.

    Um abraço!
     
    Helio Fernando gostou disto.
  4. Boa noite Eduardo.
    Também já reparei que muita coisa não é original e está um pouco maltratado de facto... Mas com tempo e paciência há-de ir ao sítio! :)
    Pensava que só saiam com Solex, quando puder vou ver se o modelo é o original ou não.
    Sim, somos mesmo vizinhos. Um dia que tenha tempo aviso e vou aí visitar o seu 127 ;)
    Obrigado, um abraço!
     
  5. Meu caro:
    Parabéns pela aquisição.
    Se me permite, tem bastante trabalho que fazer. No motor, nota.se que foram feitas alterações, nomeadamente o carburador.
    Se puder ajudar, estou ao dispor.
     
  6. Boa sorte, esse carro precisa de um arranjo grande mas tudo se faz.
     
  7. Boa tarde,
    Obrigado a todos pelas as respostas
    Não tenho tido muito tempo para ir para a garagem, mas ontem lá consegui.
    Verifiquei o modelo do carburador, é um WEBER 32 ICEV 61 e como a minha ideia é manter a originalidade em principio vou mudar para o 32 IBA 20 (se alguém tiver algum em bom estado ou saiba de algum, que se acuse). Mas já agora gostava de saber as diferenças entre um carburador e outro.

    Outra duvida, a peça onde está o termostato (como podem ver na foto, em bom estado) tem um 'T' com uma saída para o carburador e outra para a chauffage, mas pelo que tenho visto esta não é original.
    A original só tem a saída para o carburador. Sendo assim, de onde é que deriva o tubo de água quente para a chauffage?

    Um abraço :D:
     

    Ficheiros Anexados:

    #7 João C R Venâncio, 24 Jan 2015
    Última edição: 24 Jan 2015
  8. Viva,

    Os carburadores originais do 127 ainda se encontram com muita facilidade, é só dar volta aos classificados e eles surgem um pouco por toda a parte. Convém é ter atenção porque a maioria está muito mal preservada e precisa de reparações.

    Os males mais comuns são:

    - o desgaste no veio da borboleta (geralmente um mal que condena o carburador, embora seja possível de reparar, mas é um trabalho de precisão);

    - a base do carburador empenada devido a aperto excessivo. Hoje em dia pelo menos este último é quase impossível de não ocorrer, simplesmente tem de se contornar com juntas mais espessas que possam compensar o empeno.

    Quanto à base do termostato, a saída da chauffage está ali. Vê-se bem na foto. O termostato monta em cima (a face que se vê na foto é a que encosta à cabeça do motor) e tem a saída para o tubo do radiador incorporada.

    Um abraço!
     
    Helio Fernando gostou disto.
  9. Obrigado pelos alertas em relação ao carburador, vou ver se encontro um no melhor estado possível.

    Sendo a saída que se vê na foto a saída para a chauffage, não há uma saída para o carburador?

    Na base do termostato que estava no carro há uma saída para o radiador, outra para o radiador da chauffage e outra para o carburador.

    Já tentei ver num livro técnico do 127 que tenho, mas não consigo perceber...

    Um abraço
     

  10. O 127 originalmente não tem ligação entre o circuito de arrefecimento e o carburador. Essa montagem deve provir de um modelo mais recente em que o mecanismo do ar é automático, e governado pela temperatura da água.
     
  11. Era essa a minha dúvida, estou esclarecido!
    Obrigado
     
  12. Sendo assim esta peça (fotografia) não é original do mk1?
    Numa das pontas entra o tubo que sai da chauffage e na outra sai para a bomba de água, na ligação perto da curva entra um tubo que vem do carburador (isto é o que está no meu), mas se originalmente não tem ligação entre o arrefecimento e o carburador, não estou a ver para que sirva a ligação...
     

    Ficheiros Anexados:

  13. Esse tubo é original sim, na parte curva liga à bomba de água, o pequeno liga à saída da base do termostato, e da outra ponta liga a um dos tubos que vai à chauffage.

    Já há algum tempo que não olhava para o motor do 127, mas estive agora a confirmar no meu catálogo, que tem fotos do trem mecânico completo.
     
  14. Boa noite,
    Depois de uma visita para ver o 127 do Eduardo Relvas (mais uma vez obrigado), percebi que o meu motor não é o original, não sei se pode ser só a cabeça diferente ou não...
    Estive a ver os números gravados, tanto no bloco como na cabeça e vou deixá-los aqui para me ajudarem a perceber o que tenho.

    No bloco:
    4387324
    7C03
    100CL FIAT
    AIV

    Na cabeça:
    S
    73,
    FIAT,
    C77
    1,
    83
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  15. A referência do bloco do 127 deve ser 100 GL 000 e não CL.

    Vou ver se descubro onde são gravadas as referências no bloco, já não me lembro...
     
  16. Como aquilo está um bocado sujo quando vi estava na dúvida se era GL ou CL, deve ser GL então.
    No meu estão do lado do habitáculo, por baixo do colector de escape.
     
  17. Podes ter o bloco original e terem mudado apenas a cabeça, como há tantos derivados do 127 que usam este motor, cabeças não faltam... compara as fotos que tiraste ao meu com o que aí tens para perceberes se há diferenças.

    Um abraço!
     
  18. Ora viva,

    Já há algum tempo que andava para actualizar o tópico.
    Com a faculdade não tenho grande tempo para o restauro, mas em alguns fins-de-semana que venho a casa ou nas férias lá vou adiantando qualquer coisa. Devagar mas vai andando!
    Em baixo deixo algumas fotos do que tenho feito e do estado em que se encontra agora. Por enquanto está quase tudo desmontado e já fui recuperando uma ou outra peça.

    DSC_0015 (2).JPG
    DSC_0016 (2).JPG
    DSC_0195.JPG
    DSC_0237.jpg
    DSC_0238.jpg
    DSC_0239.jpg
    DSC_0267 (2).JPG
    DSC_0273 (2).JPG
    DSC_0276 (2).JPG


    Como os € estão apertados e um dos objectivos do restauro é eu aprender qualquer coisa estou agora a começar a tratar da chapa do carro, mas como não tenho experiência preciso que me tirem uma dúvida:
    Nos casos em que a chapa já está afectada mas depois de lixar consigo remover toda a ferrugem (foto abaixo, onde isso acontece perto de 2 furos na chapa), é melhor substituir por nova chapa ou posso deixar assim sem qualquer problema?

    DSC_0283 (2).JPG

    Obrigado!
     
  19. Para ficar bem feito tens de substituir essa zona da chapa...
     
  20. Muito obrigado João!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página