Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Dodge Restauro Dodge Royal Sportsman Rv

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Nuno Quintans, 22 Fev 2012.

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Nuno Quintans, 22 Fev 2012.

?
  1. Restaurar como autocarava

    80.0%
  2. Transformar numa viatura de trasporte de clássicos

    20.0%
  1. Boa noite a todos,

    Começa hoje mais uma saga na minha vida de restauros, saga esta já por mim desejada à muito tempo. Após a conclusão (que nunca estará concluída) da Réplica Mini Works, da Vespa 150 Super e da quase conclusão do restauro da Vespa 50 S, deparo-me agora com um restauro por mim muito apetecido: um DODGE.
    É claro que não se trata do Dodge Supercharger R/T dos meus sonhos com um motor Hemi 426, nem mesmo um SuperBee, mas é um que vai servir um grande propósito.
    O veículo que questão trata-se de um Dodge Sportsman construído em Dezembro de 1977 e carroçado pelas Indústrias Honey como autocaravana em 28 de Fevereiro de 1978. É um modelo MB400 Hi-Line (Royal Sportsman) cujo peso bruto é de 4785 Kgs. Ora a designação segundo a Chrysler é a de Carro (só passou a "Truck" em 1980 com a denominação Ram), e como tal partilha alguns dos famosos motores desta marca. A da autocaravana acima indicada é nem mais nem menos que um motor 400!
    Passo a explicar: trata-se de um motor Big Block V8 de 6.6 L, que debita 185 hp às 3500 RPM e tem um binário de 305 lb-ft! Imaginem só o que aquele menino não é capaz de fazer! Quanto ao carburador trata-se de um Holley de corpo quadrupulo e a caixa uma Torqueflite de 3 velocidades automáticas (A727)...
    É sem dúvida o começo do realizar de um sonho meu de pequenino... :D
    Quanto aos consumos andam na ordem dos 28 lts aos 100, mas não falemos nisso agora.
    O estado da mesma? bom, não é o melhor mas avaliem pelas fotografias...

    Fiquem com as fotografias da mesma e quanto aos comentários agradeço!
     
  2. Obrigado pelo post, e já me registei no forum ;)

    Cumprimentos
     
  3. É uma bela viatura para recuperar, mas pelas fotos vai ter muito trabalho para isso.
    Mas no final vai ver que vale a pena, força com isso.
     
  4. Antes de mais, obrigado pelo post António...
    E sim, vai dar mesmo muito trabalho. Caso opte por retirar a parte da auto caravana e transformar apenas o chassi com a aplicaão de um estrado o trabalho será menor, mas irá sempre ser uma dor de cabeça! ;)
     
  5. Uma das minhas idéias é transformar a Dodge em algo semelhante a isto...agora não sei é se existem carroçadores capaz de tal nem muito menos o preço! :(
     
  6. Nuno, um conselho, restaura a autocaravana e deixa como está.
    É sempre uma boa opção ter uma "outra casa" com rodas... ;) ;)
    Tens muito trabalho pela frente. Força e bom restauro.
     
    Nuno Quintans gostou disto.
  7. Amigo Hélder quantas vezes já me lembrei eu disso, pelos mais variados motivos! ;)
     
    Américo Hermano gostou disto.
  8. Eu deixava como estava
     
  9. Eu deixava como autocaravana ! São brutais essas americanas :)
     
  10. Sem dúvida como autocaravana, aliás o estilo interior é um pouco retro e deu carisma no passado a esta casa com rodas :)

    Só por curiosidade, caso restaure, pretende manter o interior para os dias de hoje ou mantém o estilo de época?
     
  11. Amigo João,

    Concordo em pleno com o que disse acerca do interior, e caso fique como autocaravana o estilo será sempre o da época :)

    Cumprimentos
     
    João Duque gostou disto.
  12. Boas,

    Eu sou sp a favor de manter o estado original! E uma autocaravana é brutal p passar férias... só 15 dias, por causa dos 28L/100! :eek: Mas há sempre a opção do GPL, com a vantagem de alimentar uma grelha p as churrascadas! :lol:
    Vai em frente com isso, é clássico fora do comum (ligeiro de passageiros).
    Abraço,
     
  13. Boa noite caros amigos,

    Depois de muita, mas mesmo muita burocracia aqui estou eu de novo. Bom passo a explicar...o filme de trazer a autocaravana de Tavira até Elvas, foi mesmo isso, um filme, e de terror. Se soluções aparentes de transporte, e mesmo requerendo o transporte a título pessoal e assumindo os custos inerentes, não consegui arranjar ninguém que quisesse fazer o transporte (?!)...surreal! Foi então que decidi fazer um seguro para a mesma e pedir a assistência em viagem...desculpem a desonestidade, mas esta a ficar desesperado. O seguro foi impecável e lá me foram buscar a carrinha a Tavira para a levarem para Albufeira onde seguiria num transporte combinado. Tretas! O tipo que fazia o transporte combinado era o dono dos reboques e que muito protestou por já ter levado a carrinha para Albufeira alegando que a mesma lhe teria entortado o chassi do reboque (?!). Foi então que decidiu ligar para a seguradora a fazer queixa de como a carrinha não tinha inspecção e como tal, estaria o seguro inviabilizado...o resultado foi desagradável. Além de uma briga monstra com a seguradora, ainda tive que me entender com o tipo dos reboques. Escusado será dizer que tive que anular o seguro (porque quis e para não deixar um amigo meu mediador em maus lençóis) e ainda pagar 200€ pelo reboque e parque!! Estando já a desistir a mesma e tendo já telefonado para um tipo da sucata eis que me lembrei do ACP! Sendo sócio, e sócio dos clássicos, tenho direito a 2 reboques gratuitos por ano...fui o que fiz. Telefonei e foi o suficiente. Apenas vos digo isto: o ACP é sem dúvida impecável: simpáticos, prestáveis, super rápidos e acima de tudo eficientes: OBRIGADO ACP!! De resto aqui ficam algumas fotografias dos "percursos"...
    Ah! Além de tudo isto, o caramelo como não sabe o que é uma caixa automática, descarregou a carrinha de qualquer maneira e acabou por me partir o depósito de águas sujas...enfim...
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Agora é o começo do restauro...já andei a fazer uma limpeza geral, e descobri alguns podres na madeira, sobretudo devido a infiltrações na parte exterior de alumínio. No entanto, o primeiro passo irá passar por tentar ver se o motor roda, e se trabalha. Depois já tenho o travão traseiro esquerdo para rever uma vez que a roda agarrou. Seguidamente as jantes e pneus e...bom, muita coisa mais, sobretudo relacionado com madeira. Vai mesmo ser uma aventura!! E preocupa-me o facto de talvez ter de desmontar muita coisa para poder tratar da chapa...vamos ver!
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Nuno, que belo projeto. Uma carrinha bem fora do comum, e ainda com a vantagem de ser caravana.

    Espero que não tenhas grandes surpresas, para poder um dia destes ver isso a andar e a brilhar na estrada.
     
  16. Que grande projecto que aí tens, tinha-me passado mesmo ao lado. Ver este monstro restaurado e apreciar o trabalhar típico de V8 americano vai ser uma delícia.

    Quanto ao transporte, foi uma autêntica odisseia... Parece que as vezes as soluções mais "simples" são as que nos esquecemos. Mas o que interessa é que ela já está pronta a ser "trabalhada".


    Por último, se fosse eu, mantinha a autocaravana... Pelo menos têm alguma utilidade. E nas imagens que postaste acima, acho que a autocaravana é mesmo a melhor opção.
     
  17. Restauro a seguir sem duvida, eu tambem sou da opinião dos restantes ou seja mantinha a autocaravana.
     
  18. Que filme que foi em transportar a auto-caravana.

    Bom início de restauro.

    Abraço
     
  19. Boa tarde a todos,

    Venho aqui colocar mais algumas fotografias uma vez que o trabalho de restauro propriamente dito ainda não começou...agora ando em limpezas interiores.
    Para já foi colocar a frente da carrinha apoiada sobre duas preguiças já que um dos pneus da frente está furado/ressequido e aproveitar para tapar com lona certos pontos estratégicos onde podiam ocorrer (e algumas já se deram) infiltrações de água...
    estive de conversa com o antigo proprietário e o mesmo garantiu-me que o motor esta a trabalhar bem, isto à 15 anos é claro, e que inclusivé chegou a dar com ela quase 200 km/h...será? ;)
     

    Ficheiros Anexados:

    Pedro Bastos Tondela gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página