Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro de Zundapp

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Marco A. S. Gonçalves, 6 Fev 2011.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Marco A. S. Gonçalves, 6 Fev 2011.

  1. Olá

    Meus amigos, vou tentar começar o restauro de uma zundapp, moto essa que o meu pai adquiriu à uns 22 anos(é uma questão de eu investigar melhor).

    Ela está parada cá em casa há uns 7 anos, após muitos anos a andar diariamente.

    Hoje olhei para ela e disse ao meu pai e há minha mãe, hoje vou tirá-la para fora, dar-lhe uma limpeza e tentar po-la a trabalhar.

    Enchi-lhe os pneus
    Limpei um pouco algumas partes da mota,
    Limpei a vela, verifiquei que ela tinha contacto e que estava boa,
    Tirei a gasolina que lá estava, reserva inclusive, meti-lhe gasolina nova,

    A bichana não pegou

    Ficam aqui algumas fotos
    A Zundapp e o meu querido ajudante:huh::huh:
    [​IMG]

    Zundapp de outro ângulo
    [​IMG]

    Zundapp de outro ângulo
    [​IMG]

    Zundapp com a serra d'aire por trás
    [​IMG]


    Como podem ver pelas imagens, a moto tem bastante ferrugem, o banco não é de origem e falta-lhe uma tampa na corrente.

    Já encontrei uma pessoa online que me disponibiliza um manual em português para o motor. pagina pessoal de gustavo pinto

    Aceito conselhos,
    comentários,
    digam o que acham e o que posso fazer,
    por onde começo?
     
  2. começa por desmontar e separar as peças e perceberes mais ou menus o que vais precisar , e depois limpas e começas o restauro . boa sorte !!!
     
  3. se a vela estiver boa o problema deve ser do carburador, experimenta a meter um bocadinho de gasolina directamente para o cilindro, voltas a por a vela e vê o que ela diz
     
  4. Agradecido pelas dicas, vou pó-las em prática ainda esta semana.
     
  5. ora essa, no que souber ajudar..
     
  6. Caro amigo Marco,
    Parabens pela iniciativa, restaurar essa maquina é mesmo assim " vou restaurar e pronto".
    Por onde começar ? Acho que já começaste, pegaste nela limpaste-a tentas-te-a por a trabalhar e logo o bichicho tocou-te, "de novo" "vou restaurar e pronto", e é assim com todos nós.
    Um conselho meu, ao desmontar fotografa o mais possível de onde vais tirar as peças, parafusos e afins, os parafusos coloca etiquetas para mais tarde saberes de onde são assim depois é mais facil a colocação nos respectivos sitios.
    Eu consegui uma casa que tem bom preço e para já tem-me arranjado todo o material necessário se precisares de ajuda eu digo-te onde é.
    Em Agueda também há muita coisa mas nem todas as fabricas vendem ao publico, há por lá terras que podes visitar- Barrô, Aguada de Cima e Aguada de Baixo por aí encontras quase de tudo, mas atenção aos preços que nem sempre ai são os mais baratos, pois eles sabem que é lá o ponto de partida para as pessoas procurarem material.
    Abraços
     
  7. e tenta arranjar alguem que te ajude a limpar o carburador caso nao saibas
     
  8. Desde já agradeço a todos a ajuda, com comentários de força e de ajuda!!

    Apenas dediquei uns 20 minutos a ela hoje,

    Comecei a desmontar o mais fácil, o filtro (não sei se é bem o que quero dizer, pois confundo-me um pouco com o nome das peças), disseram me que devo limpá-lo com um pincel e gasolina, mas eu inicialmente pensei em lavar com agua e secar bem seco, qual a melhor opção?Help me

    Estão aqui algumas imagens do que eu chamo filtro que estava agarrado ao carburador:feliz::
    [​IMG]

    Carburador, próxima parte a desmontar, digo-vos uma coisa, a moto está bastante suja por cima do motor, por isso achei o estado do carburador espectacular. Acham que tenho razões para isso?
    [​IMG]
     
  9. Embirrou e mesmo com a sua dica ela não disse nada:(-

    Mas contudo agradeço o comentário, porque assim já fiquei a saber que esse pode ser um problema que de outras motos que restaurarei no futuro.:D
     
  10. E é uma Bimota!!!
    [​IMG]

    [​IMG]
     
  11. Lava com um produto próprio, do género para lavagem de motores, se quiseres eu arranjo-te um muito bom cá da nossa empresa e com 5L lavas a mota toda e sobra-te algum para outras lavagens, manda um toque por PM.
    Abraços
     
  12. Olá
    Já limpei todo o carburador, mas houve um pequeno percalço, não sei bem como por duas peças. que são a F e a G, de que maneira as meto dentro da peça D?:(:(
    [​IMG]


    Antes da limpeza:
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    A limpeza:
    [​IMG]
    [​IMG]

    A foto no final da limpeza do carburador aqui vai (substituiriam alguma peça por outra nova?):
    [​IMG]

    Aguardo as vossas respostas/sugestões/feedback sobre todo este restauro que ainda estou a começar.

    Abraço!
     
  13. Boa tarde Marco.Primeiramente,eu metia um filtro de ar novo,pois isso custa prai 5 euros,e é novo,logo outro aspecto.As peças que queres montar é facil,a peça g chama se agulha,que é o que regula a entrada de gasolina,a peça f é a anilha que leva por cima da agulha,e a d chama se emblo,que é o que sobe e desce fazendo a acelaraçao da mota.Pegas no embolo e enfias a agulha no buraco central que tem dentro,seguidamente metes a anilha por cima,depois a mola,e depois a tampa para fechar o carburador,é facil.Tens que ter atençao ao desmontar,para saberes montar depois.Espero ter ajudado.Força nesse restauro.
     
  14. Era exactamente o que eu iria dizer Daniel.

    Há filtros desses novos e dá logo outro aspecto. Boa sorte.
     

  15. olá
    Antes de mais, agradeço a sua resposta e do forista hugo
    Eu compreendo a parte de ser primeiro a agulha e depois a outra, mas a agulha pode se dispor de virada para um lado ou para outro, é para qual?
     
  16. Qual é o próximo passo que me sugerem?
     
  17. Sim,é assim.A parte maior fica para baixo.Ao inserir o embolo no carburador tem atençao a um rasgo que tem num lado do embolo,que ele tem que entrar alinhado com um pico que tem dentro da camara,para poder trabalhar direito.
     
  18. Por acaso já tinha reparado nesse pormenor :D:D

    Agradecido pela ajuda, já agora sabe que passo devo seguir agora?
     
  19. Tens que dizer o que queres fazer.Antes de se restaurar uma mota,primeiro tem que se montar,ou seja,tens que por a mota a funcionar,ver se esta tudo certo com ela,ver se nao é preciso fazer soldas ou desenpenar alguma coisa.So depois de teres experimentado a mota,e estar tudo ok,é que vais passar a fase de desmontagem,assim quando montares ja sabes que vai encaixar tudo direito sem pancadas.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página