Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro de Toyota KE20 1972 - O renascer de mais um maquinão

Tópico em 'Toyota' iniciado por José Luís Carvalho, 29 Mar 2015.

Tópico em 'Toyota' iniciado por José Luís Carvalho, 29 Mar 2015.

  1. Boa tarde a todos :D!!!!


    Já coloquei este tópico também no "Ajuda no Restauro e Manutenção", mas como estou com um pouco de pressa para saber algo sobre este assunto (para fazer negócio ou não com um vendedor), resolvi criar este tópico aqui também.


    Comprei um Toyota Corolla KE 20 de 1972 há cerca de 2 meses para restaurar e andar no dia-a-dia. Gosto muito do modelo e da condução que proporciona, e por isso não o quero alterar em praticamente nada, mas queria mudar algumas coisas para tentar melhorar a performance do carro em termos de velocidade, consumos, emissões, etc.

    Das poucas coisas que estou a pensar mudar são as jantes (de 12" para 13" para conseguir arranjar pneus mais em conta E NOVOS!!!).


    Agora tenho uma grande dúvida que está dificil de ser esclarecida e, se algum pro entendido nisto me pudesse ajudar, era um mimo!!!! :D:

    O carro tem um motor 1200cc 3K de origem de um só carburador e caixa de 4 velocidades. Mudar a caixa de 4 para uma caixa de 5 velocidades é algo que vou fazer sem sombra de dúvida!!!

    Agora a minha grande dúvida é se vale a pena trocar o motor 3K 1200cc por um motor 4K 1300cc.

    - Será que de um para o outro a redução dos consumos e o aumento de potência se vão notar alguma coisa? E caso se note, serão significativas o suficiente para toda a burocracia que terei que tratar e custos que isso acarreta?

    Eu não pretendo que o carro seja um "foguete", pois para isso sei que os motores ideais seriam os 1600 2T ou algo assim desse género, mas nesse caso já teria que mudar muito mais coisas no carro, coisa que não queria. Apenas pretendo melhorar um pouco os consumos e meter o carro a andar um pouco mais rápido, de maneira a tornar as viagens um pouco mais confortáveis e económicas (quando digo isto seria por exemplo, ir pelo IC ou IP a uns 80km/h sem ir a puxar pelo motor como é costume cada vez que ultrapasso os 65 km/h :lol: Acho que a caixa de 5 vai ajudar bastante neste aspecto).

    Pelo que li em vários sites, trocando o carburador ou colocando carburadores duplos a coisa poderá melhorar um pouco.

    Se alguém me pudesse ajudar a clarificar as ideias nestes aspectos, agradecia imenso!!!



    Desde já, um muito obrigadão a todos!!!

    Ah, o "bicho" é este em baixo B) Está exactamente como o comprei.

    11078321_1077572015593140_1734001918_n.jpg11084580_1077572008926474_1293013335_n.jpg
     
  2. Parabéns pela máquina! Gostava de poder ajudar mas neste assunto nao tenho conhecimentos.
    Já virá algum com experiencia nos toyotas!
    Cumprimentos
     
    José Luís Carvalho gostou disto.
  3. Bom, eu não sei se faria esse "swap". O 1200 é um motor mais "rev happy", não é por acaso que um faz o pico de potência às 5600rpm (1300) e o outro às 6000rpm (1200). Em relação a consumos, a diferença entre eles deve ser irrisória. A caixa de 5 sim, isso já vai fazer gastar menos.
    Se pegares no dinheiro que te custa um 4K (e é preciso que esteja em condições) e investires num carburador melhor (ou 2), um escape e coisas do género, já notas bem mais que meter um 4K e gastas +/- o mesmo.
     

  4. Ora era isso mesmo que eu estava a pensar caro Francisco Viterbo!!!... Eu de mecânica em termos de teoria sei muito pouco, apenas que se tiro um parafuso de um sitio, terei que o colocar lá outra vez :D:

    Daí perguntar a quem sabe do assunto se fazer este swap valeria a pena ou nem por isso.

    Pelo que li noutros sitios, vi mais ou menos que não valeria muito a pena, mas em todo o caso, queria ouvir mais opiniões.

    Quanto a consumos, procurei na net umas fichas técnicas de ambos e a diferença de consumo entre eles era de 1L/100km mais coisa menos coisa. Segundo eles o 3K anda pelos 7.6L/100km e o 4K anda pelos 6.8L/100km (se bem me lembro dos valores).

    Já agora que falamos nisto, que carburadores são bons para o "animal"? E quantos? É que também já li que 2 carburadores dão potencia, mas também fazem um pouco mais de consumo.

    Um muito obrigadão mais uma vez pela resposta Francisco!!!! Explicação simples e eficaz! ^_^
     
  5. É uma regra simples do automobilismo. Se anda mais, gasta mais.
    Quanto aos carburadores, é simples. Pegando no 4K (imagino que seja igual no 3K), o carburador que lá está é duplo, ou seja, tem duas "bocas". Uma mede 28mm, a outra mede 32mm. Não sei bem como funcionam mas julgo que a maior abra a rotações mais elevadas. Tudo o que tenha uma boca maior que estas, vai sempre dar mais potência, porque entra mais gota. Logo vai gastar mais. Apimentar um motor nunca se consegue melhores consumos (esquecendo as repros malucas dos gasoils que às vezes conseguem mais potência com menos gasto).
    Desde carburadores de mota aos dois duplos existentes nos KE25, tudo depende do que se quer.
     
  6. Mais um ke20 :D: Bem vindo!

    Quanto à parte mecânica não consigo ajudar, mas queria perguntar se conheces bem a história do carro?

    Assim olhando para ele parece ter a traseira do fase 1 mas a frente de um fase 2... pode ser desconhecimento meu, e existir mesmo uma versão do carro assim em anos de transição.

    Seja como for merece umas matriculas pretas e os símbolos de volta B)

    Boa sorte com ele.
     
  7. boas, tenho uma questao, compras-te esse carro em aveiro? eu acho que foi esse carro que ja tinha ido ver e.... nao gostei muito do que vi:wacko: se for esse o caso, opa acho que tens prioridades em relaçao a troca das mecanicas.....
     
  8.  
  9. Boas!

    Eu não sou um "purista". Gosto de carros clássicos originais, mas também gosto de alguns com certas alterações (desde que feitas com consciência e sem tornarem o carro numa árvore de natal ou numa montra de saldos! :D: ).

    Não sei bem a história deste carro. Mas sim, nota-se que tem algumas alteraçõezecas e que não está completamente original.

    Mas pelo que vi pela internet e em catálogos antigos, acho que existiu esta versão, na altura de transição entre as duas fases. Mas como disse, não tenho a certeza absoluta. Seja como for, acho piada ao carro assim, logo não me importei muito com isso :D:
     
  10. Sim, comprei em Aveiro em Oliveirinha.

    E sim, também não me agradou muito. Tem algumas mazelas, mas de chapa parece-me razoavelmente bom. Nota-se que levou um restauro meio à "tralhão" :unsure: , mas segundo me parece e segundo disse um amigo meu que é mecânico e foi comigo, "se for para restaurares no verão este ano ou daqui a um ano, é um carro porreiro...agora mais que isso sem ter um restauro, vai começar a tornar-se complicado!". Ou seja, é pensar que temos um bocado de chapa boa ao léu: está boa durante pouco tempo. As borrachas das portas é pra esquecer. raspadores e escovas dos vidros das portas, idem...

    A chapa como disse em geral está boa, e parece-me ser tudo chapa! o que já não é mau de todo! :lol:
    Tem alguns pontos que têm de ser tratados, mas são coisas rápidas e de fácil resolução.

    Agora de mecânica está porreiro!!. Tem sido o meu carro de dia-a-dia para me deslocar para o trabalho, e até agora, zero problemas. Às vezes até o estico um bocado (sempre com cuidadinho claro), e mesmo nas curvas dadas mais à "campeão", o carro agarra-se bem (sempre ouvi dizer que estes carros são como os cães: faz-se lhe uma brincadeira e dão logo ao rabo :D ). Noto que, mesmo para carro antigo, anda a beber um bocadinho demais, mas não muito. Quase de certeza que uma limpeza geral ao carburador, motor, mudanças de filtros e assim resolvem o problema.

    Escrevi este post acerca do motor porque quando o desmontar para restaurar, é para fazer tudo logo, e de seguida, sem muito tempo morto à espera de peças, a tirar certas dúvidas como esta do motor, etc. Como preciso de um carro para quando o inverno voltar, convém ter tudo mais ou menos orientado de antecedência (material que seja preciso, etc), para depois não estar muito tempo à espera para arranjar algo ou decidir algo.

    Assim planeio a coisa com tempo e consigo gerir melhor quer os gastos que vou ter, quer o tempo que vou ter o carro parado.

    Mas já agora, o que não te agradou, e que prioridades achas que tenho? agora até gostava de saber, pode ser algo que me tenha escapado.
     
    José A. Carvalho gostou disto.
  11. Também eu não sou purista... nota-se pelo meu ke20 :D: Só alertei para aqueles pontos pois podias não estar consciente deles.

    Também me parece ter visto este carro à venda no olx, mas nunca o fui conhecer pessoalmente lol

    Quanto ao resto, mesmo que tivesse em bom estado terás sempre qualquer coisa para melhorar. Quase tudo se arranjar, com mais ou menos tempo, com mais ou menos dinheiro :blink:

    Vai mostrando o trabalho feito. E já agora tira mais umas fotos ao carro, estou curioso para para ver o interior.
     
  12. Caraças, tinhas de agoirar a máquina!!! :mad:

    Ia hoje a caminho do trabalho, e a espia da embraiagem foi de vela! :lol:
     
    José A. Carvalho gostou disto.
  13. Matrículas pretas, tirar a faixa preta no carro todo, pintar as jantes de cinza, é logo outro carro :)
     
    miguelcristovao gostou disto.
  14. sim , é mesmo um fase , com a frente do fase dois . Deixa la , na minha opiniao essa frente é muito mais bonita :D:
    Tira é essa faixa preta :(. Tambem quando pintei o meu o pintor pintou essa mesma faixa sem eu lhe ter pedido :mad: . Tire imediatamente essa faixa e fica tudo numa cor só .
    Uma dica , deixa o 3K ai , não que o 4K seja mau , mas o 3K tem menos curso , logo atinge mais velocidades altas mais rapidamente, investe numa caixa de 5 . Verás que melhoras os comsumos e assim evita o "berrar " do motor a velocidades legais , entenda-se a uns 100/120 Kms/h ..
     
  15. Também acho esta frente bem mais bonita e mais "actual". Tem um aspecto arrojado, um cheirinho de clássico, mas não de velho :D:

    Quanto à faixa preta, claro que é para sair, até porque o carro é para ficar todo em preto!

    Vi este num anuncio do OLX, e gosto do projecto. o que quero é fazer algo parecido:

    123.jpgToyota-Corolla-ke-20-deluxe-venda-Ligeiros-Passageiros-20140729033811.jpg473540392_1x.jpg


    Só não quero meter é os faróis extra à frente, e os bancos serão totalmente pretos.

    Já tinha uma ideia assim na cabeça, e entretanto foi bom ver um carro com o que tinha pensado fazer, para tirar as dúvidas. A meu ver fica porreio. Fica com um toque mais "pessoal", mais jovem e mantém na mesma o aspecto de clássico. Quanto às jantes quero arranjar umas do género das deste carro, ou parecidas. Serão de 13" para arranjar pneus novos e em condições mais facilmente, mas vou tentar manter o tamanho total da roda, para não interferir depois nos km do conta-quilómetros.

    A meu ver, acho que ficará um carro porreiro B)
     
    José A. Carvalho gostou disto.
  16. Por acaso acho que em preto perde-se um bocado as linhas e vida do carro... Mas são gostos. Acho que fazes bem em seguir o teu gosto.

    Quando à parte mecânica, ainda por cima um carro comprado recentemente deves fazer uma mega revisão e ter a certeza que não tens surpresas.

    Mas mostra aí mais do carro.. A malta gosta é de fotos :D:
     
  17. É um Fase I com frente de um Fase II.
    Eu trocava já a frente para a original... que eu adoro!
    :D:
     
  18. Outra coisa: Caixa de 5 e está resolvido!
    ;)
     
  19. PC incomparavelmente o 2 é anos luz mais bonito que o fase 1 :D::D: . Atenção que ao alterares jantes e caixa vai te dar um erro no conta kms ( derivado da relação da caixa ), mas não tenho a certeza mas a caixa do Starlet 1.2 é a certinha para ai . Se for um caso de dar erro é trocar o carreto que traz na caixa . Mas adianto desde ja que esse carreto anda a volta dos 40 €:(-
     
  20. Muito sinceramente, gosto também muito mais da frente do fase 2 que a do fase 1, por isso vou mantê-la ^_^

    Quanto ao alterar as jantes e tal e erros no conta-quilómetros, como acho que já disse antes eu pretendo alterar as jantes de 12 para 13, mas mantendo o diâmetro total da roda igual ao que está, que é como quem diz, aumentar a jante e diminuir a altura do pneu. Penso que desta forma por aí não há enganos na leitura do conta-quilómetros. Pelo menos da parte da alteração das jantes.

    Ando meio "desaparecido" porque ultimamente o tempo tem sido pouco, mas a ver se daqui a uns dias tiro umas fotos das "goelas" do gajo e do interior e meto por aqui :)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página