Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro de Macal Husky 50 de 1977

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Nuno M C Sá, 27 Jul 2011.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Nuno M C Sá, 27 Jul 2011.

  1. Boa tarde a todos! :D

    O motivo do meu registo neste fórum é o restauro (ou tentativa de... :D) de uma Macal Husky 50 de 1977. O motor é um Casal de 2 velocidades, com o selector no punho.

    Um pouco de história primeiro! Esta motorizada foi comprada nova pelo meu pai, com o intuito de ser usada diariamente pela minha mãe. Apesar do ano de fabrico ser 1977, o meu pai só a comprou em 1978.
    O meu pai estava prestes a ir trabalhar para o estrangeiro, e por isso deu à troca por esta uma Jawa 150, de fabrico polaco, fraca por sinal. Essa Jawa rendeu-lhe 18.000$00, sendo que o preço da Macal nova foi de 21.000$00.
    Por volta do ano de 1992, como cilindro, pistão e segmentos já tinham bastante desgaste, o meu pai optou por lhe colocar cilindro e pistão do motor Casal de 2 velocidades mais moderno (das Casal Boss). Nessa altura, eu comecei a andar nela, sendo a minha primeira aventura motorizada em 2 rodas. Como moro num sítio bastante isolado e com montes à volta, era fácil andar a divertir-me nela sem problemas com as autoridades.
    No entanto, nos cerca de 10 anos em que andei nela, dei-lhe muitos maus tratos, típico da juventude, e inevitável quando se quer fazer de uma motorizada destas uma moto todo-o-terreno. :huh:

    A motorizada está sem uso regular à cerca de 10 anos. No entanto, como tem um significado especial para mim, tenciono agora pô-la em melhor estado, pouco a pouco, pois o t€mpo não é muito! :D

    Agora as fotos:
    *Depois de a retirar do local onde esteve parada os últimos tempos
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Já depois de um banho rápido, para tirar todo aquele pó
    [​IMG]
    [​IMG]

    A minha ideia é tentar pô-la com o melhor aspecto possível, e o mais parecida que puder com o original.

    Espero começar alguns trabalhos brevemente. :feliz:
     
  2. Já agora, só por curiosidade, alguém me sabe dizer qual a cotação de um modelo destes? É que vi na internet um par destas motorizadas à venda por preços que me deixaram escandalizado!!

    Cumprimentos!
     
  3. Desconhecia este modelo! :) Muito bonito! Sem duvida, uma peça a recuperar como deve ser! :D
     
  4. Muito bonita sem duvida.
     
  5. De facto acho que é um modelo bonito, o que me faz ter mais interesse em restaurá-la. Só me parece minúscula, nos dias de hoje! Talvez porque as minhas últimas motos fossem de motocrosse. :D

    Há algumas peças que não são originais ou idênticas às originais. Os guarda-lamas originais eram em chapa e pintados de azul. Tinham um formato parecido com os guarda-lamas das Macal M70, mas mais pequenos, uma vez que esta motorizada tem rodas de 14". Esses acabaram por apodrecer, e o meu pai meteu-lhe estes, fraquitos, por sinal. Os amortecedores traseiros também não são estes. Fui eu quem meteu estes, mas já não me recordo do porquê. De qualquer forma tenho os originais, que também são azuis, e não têm a mola visível. O farolim traseiro original era mais pequeno e redondo. Isso deve ser fácil de conseguir.

    De qualquer forma, ainda não iniciei a desmontagem, pois tive que me virar para outros trabalhos. Como tenho que me ausentar durante uma semana, por motivos profissionais, não será nestes próximos dias que pego nesse serviço. No entanto, já comecei a procurar algumas peças, e fiquei contente em saber que se arranja bem os autocolantes e escape. Já os guarda-lamas, parece-me que será bem mais difícil... Neste tamanho quase só se encontra os da Casal Boss, que não se enquadram nada neste modelo.

    Outra coisa em que tenho sérias dúvidas, é se será viável recuperar os cromados de muitas das peças, e até que ponto vale a pena recuperar certas peças, ao invés de as procurar novas. O caso dos parafusos é outro em que nem sei se vale a pena procurá-los novos, ou mandar estes para zincar, por exemplo. Dúvidas de quem não percebe nada disto! :p
     
  6. Pois os valores das motorizadas teêm subido muito devido á procura, e ai alguns vão-se aproveitando a subir os preços, o que para muitos pode ser muito , que é o meu caso !
    Para outros não o é !
    Por exemplos , eu já perdi de comprar Vespas 50 s por me pedirem 500 Eur. com documentos e em bom estado! logo não parecem ser muito caras devido a outros valores de vendas que por ai se vê .
    Penso assim uma Vespa 50s, não é rara, não é aquela máquina de trabalho!
    Outros exemplos , um amigo meu tinha para venda uma Casal Boss de 3v. de mão com um motor muito raro, desde o ano passado por 350 Eur. meti á venda na net e foruns e nada! a trabalhar com e com documento unico!
    A semana passada foi aqui do Algarve para a zona do Porto, parece-me que por 300 Eur.
    Logo acho que no Norte aonde existem mais motorizadas é aonde são mais caras.

    Outra foi uma Casal Carina que fui ver o ano passado aonde me pediram 250 Eur.
    e não a comprei devido ao valor pedido.
    Há uns meses a falar com um amigo de Viana de Castelo soube que foi para lá, pois segundo ele, lá pedem muito mais euros!!

    Esta Macal mesmo não sendo muito vulgar, já tenho visto umas quantas!
     
  7. Pois! Acho ridículo pedirem 400€ por uma Macal destas em aparente pior estado que a minha. Mas quem quiser que os dê! :D
    Eu até só me apercebi disso ao pesquisar por imagens deste modelo na internet, na esperança de ver alguma tal e qual como saiu de fábrica. Não estou interessado em comprar nem em vender. :)
     
  8. Muito bonita

    Bom restauro e fotos desse restauro

    Abraço

    João Reis
     
  9. Uma moto bem gira com linhas linhas bastante aerodinâmicas, força com o restauro.
     
  10. Esta Macal é, de facto, algo rara. Parabéns pelo modelo, eu gosto bastante!
     
  11. Reparei que é de mudanças de punho, é o motor igual a minha casal, mas o meu é de 3v.
     
  12. Sim, trata-se de um motor de 2 velocidades e mudanças no punho. A performance é semelhante à dos motores de 2 velocidades das Boss mais modernas.

    Quanto à sua Boss, desconhecia esse modelo, com 3 velocidades, e ainda por cima no punho!:oo
    Deve ser um modelo algo raro...

    Cumprimentos!
     
  13. Bom, vou fazer um update no tópico!
    Só agora entrei de férias, o que significa que só agora posso olhar para a minha Macal. Mas não a tempo inteiro, infelizmente... :S

    De qualquer forma, antes de a desmontar quis certificar-me de que o motor ainda trabalha. Substituí a gasolina velha por nova, limpei o carburador e a vela, e voilá! Já dei uma voltinha e tudo! :D

    Hoje no final da tarde comecei a desmontagem pela parte da frente. Não deu para muito, mas já é um início. Fotos é que não tenho! Mãos sujas e máquinas fotográficas não casam muito bem! :)
     
  14. Hoje praticamente terminei a parte da desmontagem. Disse praticamente, pois o eixo que segura o descanso foi soldado num dos lados. Amanhã terei que sacar isso.

    Os parafusos e porcas estão todos enferrujados. Vou tentar arranjar o máximo que puder novo. Há peças que são de fácil recuperação, outras já me preocupam um pouco. Como por exemplo, os cubos das rodas. Além de estarem com mau aspeto por fora, têm já alguma folga no interior. Também dava jeito saber de uma casa que me reparasse os cromados, de preferência aqui pela minha zona, Braga/Viana do Castelo.

    Amanhã já devo colocar aqui algumas fotos. ;)
     
  15. Bem, hoje decidi procurar quem me pinte a Macal, pois nem tenho capacidade técnica, nem material para fazer um bom trabalho. Um amigo meu, que há muito vai fazendo uns arranjos e restauros, ficou de ma pintar. No entanto só lá para Setembro é que ele deve ter tempo de fazer o serviço. Agora ele está de férias. Pelo que estive a sondar, os guarda-lamas vão ser um verdadeiro bico de obra. Para roda de 14" não se vê muita coisa... Os originais são parecidos com os da Macal M70, mas para roda de 14". Não há por aqui ninguém que saiba onde posso arranjar material desse? Nem que sejam velhos, para recuperar!
    O velocímetro também não está muito bom. E desconfio que também não será fácil arranjar material deste... :S
    Esse amigo disse-me que o restauro dos cromados também não fica nada barato. :S
    Segunda-feira, em princípio, começará a minha "caça às peças".

    Deixo fotos de algumas peças, para que possam ver o seu estado actual.

    O quadro e o pormenor da solda do eixo do descanso.
    [​IMG]
    [​IMG]

    O estado do cubo de roda traseiro.
    [​IMG]

    O estado da chapa do selim. Novo procura-se...
    [​IMG]

    O velocímetro com o seu bocado de plástico partido no interior. Era bom ter um novo à mão! :p
    [​IMG]

    O estado em que está o porta-bagagens.
    [​IMG]

    Pormenor da chapa de número de quadro.
    [​IMG]

    Depósito e a sua pintura. Sem auto-colantes, tudo tinta. O tampão pelos vistos não é original. Procura-se tampão original! :D
    [​IMG]
    [​IMG]

    Estado do guarda-correntes superior. Falta-me o inferior, procura-se ambos novos! :)
    [​IMG]
    [​IMG]

    Pormenor da amálgama de parafusos enferrujados. :S
    [​IMG]

    Braço oscilante.
    [​IMG]

    Malas.
    [​IMG]
    [​IMG]

    Motor, que para já repousa a um canto. O meu amigo tem um cilindro e colaça iguais aos originais. Eu só tenho o cilindro. Depois da montagem restaurada devo reparar por completo o motor. ;)
    [​IMG]

    Estado do tubo de escape, todo arranhado e amassado das pedras que apanhou. :p
    [​IMG]
    [​IMG]

    E é tudo por hoje. Eu vou dando notícias, embora isto seja para ir devagarinho. Sou maçarico nestas coisas... :p
     
  16. Bom, neste momento o restauro está parado... Tenho que esperar que me pintem as várias peças. Tenho procurado com sucesso várias peças novas, mas os guarda-lamas continuam a ser difíceis de encontrar. Já nem peço iguais aos originais, mas sim qualquer coisa que se enquadre minimamente nesta montagem. Mas pelos vistos, em roda 14", só se arranjam guarda-lamas para a Boss. :S
    Terei também que mandar os amortecedores traseiros para reconstruir, bem como as maxilas dos travões. Também me falta os guarda-correntes.
    Fora isso, tenho que tratar de lhe arranjar documentos novos.
    Um passo de cada vez espero chegar a bom porto! :)
     
  17. amigo compro-lhe o suporte do guarda-lamas da frente visto que não vai optar pelo original
     
  18. Bom restauro uma mota dif das outras desconhecia esse modelo, prepare-se para umas boas horas de decapante e lixa na mão :)

    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página