Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro da OF 1987 (ou tentativa)

Tópico em 'Renault' iniciado por Helder Duarte, 16 Fev 2011.

Tópico em 'Renault' iniciado por Helder Duarte, 16 Fev 2011.

  1. Boa noita a todos ja a algum tempo que ando por estas bandas mas so hoje me dessidi revelar! Sou um feliz dono de uma renault 4GTL, estudante (com orçamento curto):(
    trago uma pequena historia de uma 4 GTL que estava parada a 3 meses debaixo de uma oliveira com a bomba de agua lixada.:D
    Depois de alguma conversa comprei a carrinha! eu uma um colega outra na mesma semana! lol
    bom tenho a carrinha a mais de um ano e fiz apenas 60 Km com ela! e porque? porque esteve este tempo todo parada na oficina de um colega, que me ajudou a fazer um pequeno restauro/ limpeza da carrinha e a dar um jeito ao motor com 200 mil, isto tudo nas noites de alguma acalmia na universidade, algumas noitadas fizemos!:huh:
    no mês passado a carrinha la parecia pronta e vejo ate ao centro de inspecção onde passou nem nada a apontar, com a inspecção feita o seguro foi o próximo passo que também, já esta!
    entretanto encanto os papeis andavam, eu fui dando uma volta de casa para a universidade! e esta semana com tudo pronto a andar, fui ver o nível do óleo e está 2cm acima do máximo :wacko: o que acontece é que a gasolina passa para o óleo! e porque?

    alguém me pode ajudar?:(-

    Obrigado
     
  2. Boas!

    Gasolina???? Não sera água????
     
  3. boa noite... não não, a agua esta de nível! é mesmo gasolina! cheira e tudo...! um mecânico disse que podia ser a bóia do carburador que prende e que a gasolina que fica no tubo, passa pelo carburador e vai para o motor! não percebo nada!:wacko:
     
  4. Isso não bate certo... se passasse pelo carburador para o motor seguia para a camara de combustão, onde não há óleo.
    Penso que o problema esteja no diagnostico.
     
  5. Caros amigos a gasolina pode-se misturar com o oleo? pode, porque a gasolina antes de chegar ao carburador passa pela bomba de gasolina, se o diafragma da bomba estiver roto a gasolina mistura-se com o oleo, é necessário ver a bomba de gasolina.
    Se a boia do carburador prender pode é encharcar as a camara de combustão, so poderá ira para o oleo se os sementos tiverem folga, nesse caso o motor não já não tem compressão nenhuma, este é o meu entender da questão caros amigos, um abraço a todos.
     
  6. Obrigado caro To Ze vou falar disso ao mecânico! não sei o que pensar! possa não consigo tirar a carrinha da oficina! o é uma coisa ou outra! o que o homem me disse era que podia ser do carburador porque ela esta quase sempre encharcada! e para não falar que um dos cilindros não esta a trabalhar bem (parece que trabalha em 3 cilindros)! são capaz de ser os cabos! ai ai quando é que isto acaba!????:wacko:

    Obrigado a todos!
     
  7. Também me lembrei da bomba de gasolina mas tenho aqui duas - uma mais antiga e uma mais recente - e não me parece possivel... mas de algum lado tem de ser, vamos ver no que dá :)
     
  8. Epa então não me digam que é mesmo do carburador e que ha folga na câmara de combustão! isso é mau não é?
    Mas a carrinha antes de isto acontecer ate puxava bem! será mesmo folga!
     
  9. Boa noite a todos... hoje foi noite de oficina (quando os trabalhos da faculdade dão tempo), e a 4L ficou com a caixa desmontada o retentor esta roto e vai ser trocado, e já que esta fora leva também rolamento de encosto e kit de embraiagem, em relação a passagem da gasolina para o óleo vou testar outro carburador e ver se o nível de óleo sobe, se não não for do carburador é da bomba de gasolina! (das duas uma)
    espero ate ao fim da semana estar tudo OK.

    abraço e cumprimentos a todos
     
  10. As fotos...
     

    Ficheiros Anexados:

  11. A hipotese mais acertada.se fosse o carburador o motor teria dificuldades em trabalhar sem afogar , lavava as camisas e os seguementos ao ponto de gastar oleo e desceria o nivel em vez de subir.
     
  12. Pois o que nos leva a ver que poderá ser o carburador é porque e motor esta quase sempre encharcado! vou por o óleo de nível e trocar o carburador e depois logo se vê! pode ser que seja do carburador! assim ja poupava o dinheiro da bomba de gasolina! :D
    mas por enquanto tenho muito que limpar! vou aproveitar a caixa cá fora para lhe dar uma valente esfregadela, bem como toda a parte frontal do motor, haver se aos pouco o motor fica fino!:huh:
    vamos ver como corre a coisa!
    Abraço
     
  13. Ontem foi dia de oficina!
    dia de lavagem e de montagem da caixa! acho que correu muito bem tirando uma maldita transmissão que tinha uma folga enorme! levou os dois retentores da caixa, kit de embraiagem e levará a transmissão para a semana!
    Limpamos a Zona do motor toda e ficou branquinha! quando comprei a carrinha aquela zona era toda preta! saiu dali sujidade! o antigo dono nunca deve ter lavado o motor! teve-se de raspar o óleo com facas para verem como aquilo estava!

    Assim fica por montar e ver!
    a transmissão
    resolver o fuga da gasolina para o óleo
    afinações
    e andar....!

    amanha já leva mais uma avançada!
    Abraço

    Fotos:
     

    Ficheiros Anexados:

  14. bom trabalho ;) força!
     
  15. Bons dias a todos! a minha carrinha esta a andar e já se resolveu o problema do óleo e da gasolina! afinal era a boiá do carburador que prendia!mas agora tenho outro problema! parece que anda aos soluços! o que poderá ser??? alguém me pode ajudar!:(-

    Cumprimentos
     
  16. Boa noite a todos! Tenho novidades... a minha carrinha já anda! penso que os problemas de motor devem estar na sua maioria resolvidos.
    hoje já veio da Covilhã até castelo branco e quando cheguei reparei numa coisa! Tinha a água do radiador (no pote) muito mas muito acima do nível máximo; depois de 10 minutos parada voltou a nível máximo! o que poderá ter sido! será a válvula do radiador que liga tarde? tenho de ver isso!
    Alguem me sabe dizer se este rádio poderá o de origem?

    de qualquer maneira deixo-vos com umas fotos da paragem na barragem da Marateca...

    Cumprimentos a todos
     

    Ficheiros Anexados:

    • 1.jpg
      1.jpg
      Tamanho:
      86 KB
      Visitas:
      74
    • 2.jpg
      2.jpg
      Tamanho:
      104.9 KB
      Visitas:
      90
    • 3.jpg
      3.jpg
      Tamanho:
      113.5 KB
      Visitas:
      87
    • 4.jpg
      4.jpg
      Tamanho:
      57.8 KB
      Visitas:
      75
    • 5.jpg
      5.jpg
      Tamanho:
      104.7 KB
      Visitas:
      60
  17. Isso da água acima do máximo é muito estranho, convém o vaso de expansão (pote) ter a agua entre o máx e o min.

    O rádio parece ser dos anos 80, mas na altura penso que as R4 não vinham equipadas com rádio, o suporte é o original :huh:
     
  18. Boas, o rádio foi um acessorio mandado por pelo dono, mas é o da epoca dela, de origem como a do meu avó, traziam essa consola montada com uma gaveta, para por objectos, com a do meu avó são 3 as que vi com essa consola não adptada, as outras duas nunca tiveram radio, mas todas eram de 1987 para a frente, para colocar o rádio bastava tirar a gaveta, montar o altifalante na consola, colocar as ligações e a antena, na no meu avó, infelismente o anterior dono que trabalhava na renault, furou as quartelas das portas da frente e a chapeleira para por colunas, as da chapeleira tiveram de ser logo tiradas, pois impossibilitava de rebater o banco, só asneiras, bastava só colocar um altifalante no sito previsto na consola, mas como 1 altifalante é pouco as pessoas mandavam colocar mais. a do meu avó já não tinha a gaveta no lugar, mas o meu avó tem a guardada, no manual de intruções exemplifica onde é que se instala o altifalante e o rádio.
     
  19. mas a agua so aumenta quanto esta quente depois volta logo ao nivel que a coloquei! (entre o maximo e o minimo)
    a agua cresce quando esta quente??? hehehe mas so e viagens assim mais puxadotas é que acontece quando a paro! em cidade impecavel (tb quase nem aquece)!
    A mim quer-me parecer que é capaz de ser a valvula do radiador que "abre" muito tarde! porque a luz vermelha da tempartura nao acende! ou será que o radiador nao tem capacidade de arrefecer a agua???

    em relação ao radio fico feliz por saber que é mais ou menos da epoca! a minha consola é de origem Renault mas via com o tal espaço para arrumos! a minha veio com radio, e duas colunas (tambem parecem da epoca) a frente aparafusadas a chapa que divide o motor do interior!

    Cumprimentos

    PS: alguem sabe alguma coisa das valvulas de temperatura! a temperatura a que abre e fecha é que ja ouvi falar em vários tipos de valvulas....:D
     
  20. Isso é mesmo estranho pois é em cidade no para-arranca que os carros aquecem mais :D
    Mas se o carro tem água e não tem nenhuma passagem para o óleo, eu mudava o termostato, não sei o_O

    Na minha tenho um manómetro de temperatura instalado, (marca FAE) a válvula dispara aos 92º.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página