Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restaurar motor

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Alexandre Batista, 29 Mar 2007.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Alexandre Batista, 29 Mar 2007.

  1. Boas gostava de que me podessem emprestar alguma da vossa sabedoria sobre restaurar um motor que esteja em mau estado (de aspecto) como por exemplo tirar ou tratar a ferrugem da zona da agua de refrigeraçao.

    Abraço
     
  2. depende da quantidade de ferrugem, corroeu alguma coisa?
    normalmente diluente costuma desengordurar e ajuda bastante com a ferrugem

    boa sorte com o restauro


    já agora por curiosidade, que motor é?
     
  3. Boa noite:

    A informção que dá é pouca para dar uma resposta concreta.

    Ter má aparencia por fora, não quer dizer que esteja mal por dentro, pode ter oleo por fora e no entanto ser alguma junta que deixa sair o oleo.
    Ferrugem no circuito de agua, bem, isso quer dizer que o motor andou com agua pura no sistems de refrigeração sem o respectivo produto mistura, mas naõ quer dizer que o motor esteja estragdo.
    Por favor, dê mais informações se possivel.
    Cump

    Claudio
     
  4. é o tal caso...pouca agua destilada e anticongelante
     
  5. Boas obrigado pelas respostas o motor para ja e de um mini.
    O problema e mesmo tirar a ferrugem da zona da agua porque de resto esta muito bom.
    A questao era saber as diverças maneiras e melhores para restaurar um motor possivel de restauro seja qual for o problema, por exemplo ja ouvi falar em banho de acido o_O

    Abraços
     
  6. Boas já agora aproveito para questionar o seguinte. Tenho um motor mini 1000 que estou no inicio montagem do meu motor que já foi rectificado e a minha questão é a seguinte: existem orifios de circulação de água tapados de origem?? Isto porque os dois orificios junto à bomba de àgua estão tapados, está correcto ou é excesso de oxidação??
    Desde já os meus obrigados.
    Angelo Lobo
     
  7. Boas, para limpar o circuito da água uso coca cola!!!Sim, e comigo funciona.
    Como a coca cola é bastante acida e eferfescente limpa muito bem!
    Ainda á pouco tempo o fiz na 4l.Passo a explicar...
    1-retira-se a água que está lá dentro sacando o tubo de baixo do radiador. Se os tubos tiverem a desfazer-se por dentro o melhor é troca-los ou esfrega-los e lavar de modo a sair a maior parte da sujidade encrostada por dentro.
    2-repõe-se tudo e encher com coca cola (pode ser daquela barata!)
    3-sangras o circuito, e deixas trabalhar até aquecer de disparar a ventoinha 3 ou 4 x.No caso do mini andas umas boas voltas com ele pq a ventoinha é directa.
    4-retirar novamente o tubo de baixo, sairá a coca cola e porcaria a montes...cuidado que está quente.
    5-colocar uma magueira a correr para o deposito da água e ligar o carro de maneira a fazer a circulação da água por todo o circuito durante uns minutos, até a agua sair limpa.
    6-voltar a montar tudo sangrar o circuito com liquido prorpio e está ok.
     
  8. Interesse de limpar com coca-cola seja um motor, um carburador: ZERO!
    Um liquido com PH mais baixo como vinagre da alguns resultados, e na limpeza de carburadores faz milagres. E mais rasco é (acido) melhor é. Até sumo de limão, mas coca-cola :rolleyes...isto sim é de biscateiro.
     
  9. boas...
    na minha experiencia pessoal,aconselho a ter alguma cautela ao fazer esse tipo de trabalho,principalmente em carros antigos k ja tenham andado muito tempo com agua no sistema de refrigeraçao.......principalmente com o radiador,pois se ele tiver mto mal tratado,ao por alguma coisa acida para limpar pode abrir pekenas fissuras e ficar a perder,bom bom e para ficar um trabalho 5* era limpar o circuito com algum produto especifico ou vinagre,como ja foi referido,substituir todas as relas(tacos),vereficar se nao ficaram fugas no radiador e ver se existem algumas ligaçoes nos tubos da agua em aço para mandar fazer num torneiro em latao,por anticongelante e nunca mais tem problemas!!!
    espero ter ajudado!;);)
     
  10. Boas, pois cada um fáz como acha melhor.Eu tb não acreditei quando me aconselharam mas agora não quero outra coisa!O vinagre é muito bom para os carburadores mas tenho aqui um para deitar para lixo á pala disso!É a minha opinião.
     
  11. Qualquer aditivo acido que se coloque num circuito de refrigeração pode acabar com a ferrugem mas tambem abrir poros no circuito e provocar fugas que depois é uma chatice.

    No caso do radiador do mini o melhor é desmontar e limpa-lo no exterior com pressão de agua. Limpar tambem com pressão de agua os seus favos que com os anos estão tapados, depois colocar no sitio encher com liquido de refrigeração a 50% com agua e depois deixar uns tempos fazendo uns Km com o carro. Depois de uns Km percorridos deve-se retirar novamente o liquido de refrigeração e voltar a meter novo, o proprio liquido de refreigeração vai retirando o cascão da ferrugem interior sem danificar o circuito.

    Quanto ao uso de vinagre resulta em peças de ferro mas nunca o usar para meter carburadores de molho ou qualquer coisa de liga pois deteora o material.

    Lavar carburadores apenas com gasolina ou liquidos proprios de limpeza que existem.

    Espero ter sido util.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página