1. Todas as contas sem comentários e que não visitem Portal nos últimos 12 meses, serão apagadas definitivamente da base de dados.
    Fechar Aviso
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Renault Super 5 TL (1987)

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por João Carvalho, 11 Set 2013.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por João Carvalho, 11 Set 2013.

  1. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    Obrigado pelos comentários.
    Penso que conseguirei resolver sozinho este problema, não deve ser nada de mais.
    António, era o encontro anual de um fórum Renault, não era um encontro de clássicos. Eram mais os plásticos do que os velhotes.
     
  2. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    A ausência de notícias indica que o Super 5 tem andado pouco. É a realidade...
    Mas, ao fim de tantos meses, há novidades.
    Em primeiro lugar, o seguro passou a ser na Vitorinos (Açoreana), com o custo anual de cerca de 60€. Ninguém me falou da malfadada lista de modelos abrangidos (onde o meu não se encontra).

    Em termos de mecânica, as novidades são na substituição de parte do sistema de escape, nomeadamente a parte central e panela traseira.
    Com algumas dúvidas sobre a melhor forma de colocar o macaco e as preguiças, decidi mesmo assim utilizar estas "ferramentas" que já tinha adquirido há uns dois anos mas que, por receio, nunca tinha utilizado. Estou aberto a sugestões sobre os melhores pontos para colocar o macaco e as preguiças!
    IMG_3954 copie.jpgIMG_3952 copie.jpgDSC03968 copie_zpsdsoql5u3.JPGIMG_3962 copie.jpgIMG_3961 copie.jpgIMG_3953 copie.jpgIMG_3956.JPG

    Note-se a referência de uma das peças substituídas, que data de 87/09 (é portanto de origem) e é da Veneporte, marca pela qual optei para as peças novas. Comprei também umas borrachas de suporte e, para vedar as extremidades a unir, uma massa de escape. Os custos totais foram 63,75€.

    Agora gostaria de resolver outro problema que tenho observado.
    Em aceleração calma ou quando puxo o cabo do starter, o motor tende a trabalhar de forma irregular e a soluçar. Quanto ao ralenti, depois do motor quente, está bem. Falaram-me que deveria ser um problema do carburador, pelo facto do carro andar pouco e pouco frequentemente.
    Saliento que as velas também são novinhas em folha. As que tirei estavam bastante pretas, não sei se por usar pouco o carro e ter de usar o starter ou por alguma má regulação do carburador.
    Têm alguma sugestão?
     

    Ficheiros Anexados:

  3. afonsopatrao

    afonsopatrao Portalista
    Portalista

    Registo:
    3 Abr 2014
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    3
    Fantástico, João! Mudar a panela foi muito difícil? À primeira vista, parece trabalho em que eu não me meteria, por ter medo. Como se faz?

    O Renault está fabuloso. Absolutamente. Não há muitos assim. É um carro muito engraçado, bonito, espaçoso, muito francês. O rádio fica escondido, não é?

    Quanto ao carburador: eu sou um grande leigo, mas posso partilhar a minha experiência com o Uno. Em tempos, estava a fazer o mesmo e descobri que eram duas causas:
    1- Falta de limpeza. Depois de limpar com spray limpa carburadores, ficou muito mais regular ao ralenti. Segui as instruções de limpeza de um vídeo que encontrei na internet e resultou.
    2- Membrana anti-afogamento. Não sei se o seu carburador tem isso... Mas o do Uno tem um mecanismo com ums membrana (similar à do avanço a vácuo do distribuidor) que serve para abrir a borboleta e o diafragma do Starter quando afoga. No meu Uno, encontro uma vez o tubo de vácuo desligado desse "anti-flooding device", pelo que depois de colocado o tubo voltou ao normal.

    Parabéns e votos de rápida solução do problema!
     
  4. Hugo Albuquerque

    Hugo Albuquerque Portalista
    Portalista

    Registo:
    12 Ago 2015
    Local:
    Miraflores / Vila Nova de Santo André
    Veículos nas Garagens:
    4
    Bons trabalhos!

    Cada vez acho mais piada aos R5 de 5 portas.
    O teu está impecável, parabéns.


    Isto é carro para fazer que consumos?
     
    João Carvalho gostou disto.
  5. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    Obrigado, Hugo!
    Impecável talvez seja exagerado, mas está melhor do que muitos ou quase todos os que vejo por aí (excepto os GT Turbo...). Talvez daqui a uns anos se comece a olhar com alguma curiosidade para este modelo, mesmo nunca tendo sido um carro muito avançado para o seu tempo, pelo menos a nível mecânico. Mas é preciso não esquecer que pelo menos o design pertence a um dos maiores nomes de sempre da indústria, Marcello Gandini.
    Respondendo à tua questão, em 5 anos de registo dos consumos o carro tem uma média de 6,57 lt/100 km, em circuitos completamente diversos (cidade, estrada e autoestrada) . Acho que é razoável, tendo em conta a elevadíssima quilometragem e o facto de o motor nunca ter sido sujeito a qualquer reparação.

    Afonso, a panela é muito fácil de substituir, pelo menos neste modelo. Bastou desapertar uma peça que une as duas extremidades do tubo de escape (uma pertencente à panela e outra que vem da frente do carro), soltar as duas borrachas de suporte e já está. Na montagem da panela nova é só seguir a ordem inversa, colocando um pouco de massa vedante de escape nas tais extremidades que referi. Já agora, se estiveres a pensar fazer isso no Uno ou no GS ;) podes usar os 95% de produto que me sobraram do tubo!
    O rádio não fica escondido. Sei que existe uma tampa para tapar o sítio do rádio mas julgo que só dá para aplicar na ausência de rádio. Digo isto sem certeza, pois nunca tive nenhuma dessas tampas.
    Obrigado pela ajuda com o problema que mais afecta de momento o Super 5. O ralenti está estável, apenas quando o carro está frio é que é sempre mais irregular. Isso resolve-se facilmente com o cabo do starter mas, como o motor reage mal ao seu uso, tem sido bastante difícil usar o carro a frio. O problema é que a quente, em aceleração, esses sintomas continuam. Hoje, lembrando-me daquilo que se diz dos Alfas, fui esticar as pernas na autoestrada na esperança de limpar quaisquer impurezas no carburador, mas continua na mesma. De qualquer forma, eu tenho um spray de limpeza de carburadores e não custa nada aplicá-lo.
    Confesso que não sei se este carburador (Solex 32 BIS) tem essa membrana anti-afogamento. Terei de investigar e depois darei feedback. Mais uma vez obrigado pelas ajudas!
     
    afonsopatrao gostou disto.
  6. Hugo Albuquerque

    Hugo Albuquerque Portalista
    Portalista

    Registo:
    12 Ago 2015
    Local:
    Miraflores / Vila Nova de Santo André
    Veículos nas Garagens:
    4
    É um consumo aceitável tendo em conta a altura de lançamento do carro!
    Tomara muitos carros hoje, conseguirem fazer consumos assim.
     
    João Carvalho gostou disto.
  7. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    Na saga de tentar resolver o problema de instabilidade do Super 5 e seguindo o conselho do Afonso Patrão, procurei tubos soltos no carburador. Não vi nenhum, pelo que receei que o problema fosse dentro do carburador. E eu que comprei este carburador novo há uns 3 anos...

    Procurando outras soluções que não implicassem abrir o carburador, decidi ganhar coragem e, finalmente, fazer aquilo que já tenho pensado fazer há alguns tempos: mudar os platinados. Talvez isso contribuísse para estabilizar o motor. Nunca o fiz porque as instruções do manual Haynes sempre me pareceram muito confusas. Mas, pressionado pelo mau funcionamento do Super 5, decidi que era chegado o momento. Mãos à obra!

    IMG_3998 cópia.jpg

    Depois de remover a tampa do distribuidor, o rotor e o plástico protector ( o tal que me deram numa sucata!), chego ao meu objectivo.

    IMG_3999 cópia.jpg
    IMG_4000 cópia.jpg
    IMG_4001 cópia.jpg

    O nível de limpeza é...como hei-de dizer, bastante diminuto. O que é bom, pois deu-me mais ânimo para me lançar na empreitada.
    Começo a tentar seguir as instruções do Haynes, as imagens do livro não coincidem com o meu distribuidor, salto algumas etapas... Depois de desapertar uma série de parafusos (todos os que se vêm nas imagens), bloqueio completamente ao não conseguir chegar a um parafuso de difícil acesso. Falta-me a ferramenta adequada...

    IMG_4003 cópia.jpg
    IMG_4004 cópia.jpg

    Assim sendo, volto a montar tudo, pensando que, pelo menos, ganhei a experiência de mexer no
    distribuidor. Da próxima vez terei um pouco mais de cuidado em catalogar os parafusos que vou tirando, pois vi-me um pouco à nora durante a montagem.
    No processo de montagem, tinha obrigatoriamente que afinar os platinados. Toca de ir ao Haynes consultar a folga (0,4mm), afinar e fechar tudo.
    Vou ligar o carro e, maravilha das maravilhas, o motor parecia outro! Ou seja, os sintomas que sentia deviam-se simplesmente à desafinação da folga dos platinados.
    De qualquer forma, vou tentar arranjar uma chave de fendas adequada ao tal parafuso que me bloqueou o progresso para, numa próxima oportunidade, substituir finalmente os platinados.
     

    Ficheiros Anexados:

    #107 João Carvalho, 10 Nov 2015
    Última edição: 10 Nov 2015
  8. afonsopatrao

    afonsopatrao Portalista
    Portalista

    Registo:
    3 Abr 2014
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    3
    Fantástico! Também já me aconteceram dessas: achar que só tinha mexido e remontado e, com isso, resolver um problema que pensava não ser dali.
    Boa! Um abraço e parabéns
     
    Hugo Albuquerque e João Carvalho gostaram disto.
  9. Hugo Albuquerque

    Hugo Albuquerque Portalista
    Portalista

    Registo:
    12 Ago 2015
    Local:
    Miraflores / Vila Nova de Santo André
    Veículos nas Garagens:
    4
    Que excelentes notícias!
    Ainda bem que se resolveu tudo da melhor forma.
    :)
     
    João Carvalho gostou disto.
  10. António José Costa

    Portalista

    Registo:
    5 Dez 2008
    Local:
    Odivelas
    Veículos nas Garagens:
    1
    Estes motores são máquinas, e algo que parecia complicado resolveu-se simplesmente, óptimo.

    A máquina está impec:thumbs up:
     
    João Carvalho gostou disto.
  11. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    28 anos feitos esta semana, ida à inspeção e regresso com folha limpa.

    Para isso acontecer, o Super 5 teve de levar um fole da roda, dois rolamentos dianteiros, uma rótula da suspensão, lavagem do motor e afinação do CO. Não fui eu a fazer estas intervenções.
     
  12. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    Sempre que um dos plásticos vai à oficina, lá entra o Super 5 (plástico, mas mais velho...:))) ao serviço.
    Faz o seu trabalho impecavelmente!

    IMG_4985.jpgIMG_4987.jpg
     
  13. afonsopatrao

    afonsopatrao Portalista
    Portalista

    Registo:
    3 Abr 2014
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    3
    Até sabe bem ter os plásticos na oficina! ;)
     
    José A. Carvalho e João Carvalho gostaram disto.
  14. afonsopatrao

    afonsopatrao Portalista
    Portalista

    Registo:
    3 Abr 2014
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    3
    Voltei a ler este DB do início ao fim. É, de longe, um dos meus preferidos!! É o Super5 é um carro de que gosto cada vez mais. Ainda hoje ouvi o som inconfundível de um Cleon a passar por mim. Ainda me apaixono por um e depois é que é o cabo dos trabalhos. ;)
    Muitos parabéns.
     
  15. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    Afonso, é isso mesmo! Não fosse a despesa de mandar arranjar os plásticos, até podiam passar mais tempo na oficina só para poder andar mais dias com o Super 5!

    Obrigado pelo que disseste sobre este DB! Vindo de ti, que te aventuras muito mais do que eu nestas andanças dos clássicos, ainda dou mais valor à tua afirmação!
     
    afonsopatrao gostou disto.
  16. António José Costa

    Portalista

    Registo:
    5 Dez 2008
    Local:
    Odivelas
    Veículos nas Garagens:
    1
    @João Carvalho, o Super %, está impecável mete inveja a muita caranguejola com um quinto da idade e um décimo dos Kms:thumbs up:.

    @Afonso Patrão, cuidado, olha que são motores bem diferentes dos FIRE, mas igualmente apaixonantes:D:!
     
    João Carvalho e afonsopatrao gostaram disto.
  17. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    Obrigado, António!
    O carro tinha sido lavado, encerado e os plásticos tinham sido tratados. O objectivo era protegê-lo o melhor possível para o Inverno.
    De qualquer forma, as fotos disfarçam (e muito!) as imperfeições na chapa e na pintura.
     
  18. afonsopatrao

    afonsopatrao Portalista
    Portalista

    Registo:
    3 Abr 2014
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    3
    Apanhado! Eu a apanhar chuva no meu passeio no Uno e vi o teu magnífico Renault5 estacionado em frente a uma pastelaria, perto da Quinta das Lágrimas!
    Que maravilha de aspecto, está bestial!
     
  19. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    Obrigado Afonso!
     
  20. João Carvalho

    Registo:
    29 Dez 2010
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    1
    Todas as semanas o Super 5 dá a sua voltinha. Tenho reparado que o barulho do escape está muito presente e, como ainda há pouco tempo mudei a parte central e a panela de escape, pensei que poderia ser uma junção mal vedada.
    Depois de levantado o carro com o macaco e preguiças do Lidl, liguei-o e passei a mão nas junções à procura de fugas e lá encontrei uma, na ligação entre o tubo central e o tubo que vem dos colectores.
    A reparação é fácil, embora ocasionalmente desse jeito um par extra de mãos. Bastou desapertar a peça que une as duas extremidades dos tubos, colocar massa de escape em abundância e voltar a apertar tudo. Parece-me que desta vez o assunto fica resolvido.
    Aproveitei que tinha algum tempo e afinei a folga dos platinados e limpei as velas.
    Para uma próxima oportunidade fica a mudança de óleo.

    Com a massa de escape já colocada, ainda sem a peça que fixa as duas extremidades
    DSC04194.JPG
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página

  1. Este site utiliza cookies para o ajudar a personalizar os conteúdos, aprimorar a sua experiência de utilização e manter a sua sessão activa no caso de ter conta registada.
    Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies.
    Fechar Aviso